Nota de repúdio ao ato de racismo em edifício sede da Conectas

Fato ocorreu na manhã desta quinta (20), em encontro com movimentos sociais e entidades da sociedade civil que lutam contra a violência institucional

Do Conectas 

Divulgação/Conectas

Na manhã desta quinta-feira (20), a Conectas co-organizou em nossa sede um encontro com movimentos sociais e entidades da sociedade civil que lutam contra a violência institucional.

Na chegada dos convidados e convidadas, uma participante sofreu racismo durante o processo de identificação junto à portaria do edifício. Outros participantes também relataram tratamento racista na recepção do prédio.

A gravidade do episódio causou enorme sofrimento e indignação em todas as pessoas presentes, reunidas justamente para tratar de estratégias do combate à violência do Estado, marcada pelo racismo estrutural. O ocorrido levou à suspensão da atividade.

Atos racistas como o de hoje são frequentes na vida das pessoas negras e devem ser combatidos firmemente, evitando qualquer forma de cumplicidade. Conectas tem o compromisso de lutar contra o racismo estrutural e cobrará que sejam tomadas as providências necessárias por parte da administradora do condomínio. Nossa permanência no local está sujeita a que sejam tomadas medidas concretas para que episódios como o de hoje não se repitam.

A Conectas repudia de forma veemente toda forma de racismo. Como entidade de direitos humanos, é nossa responsabilidade enfrentar o racismo nos diferentes espaços que ocupamos, incluindo nosso condomínio, de forma a promover lugares seguros e acolhedores para todos os corpos.

O encontro “Elementos forenses para a defesa dos direitos humanos” foi organizado pela Conectas, CAAF/Unifesp, Movimento Mães de Maio e Redes da Maré. Participavam as seguintes organizações e movimentos sociais: Centro de Direitos Humanos de Sapopemba, Circuito de Favelas por Direito, Comunidade Quilombaque, Direito à Memória, Educafro, Fala Akari, Fórum de Manguinhos, Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial da Baixada Fluminense, Mães de Luto da Zona Leste, Movimento Mães de Maio de Salvador, Open Society Justice Initiative, Papo Reto, Rede de Mães e Familiares Vítimas da Violência de Estado da Baixada Fluminense-RJ, Rede de Proteção e Resistência ao Genocídio, Verdade e Justiça Racial e Witness.

+ sobre o tema

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm...

Agentes de Pastorais Negros: entidade nacional do movimento negro brasileiro completa 41 anos

Março é o mês do aniversário dos Agentes de Pastorais...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra...

para lembrar

“Só lamento que tenha sido em Manchester e não na Bahia”

Internautas denunciaram, na manhã desta terça-feira (23), o perfil...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

Metade dos casos de racismo acontece onde a vítima trabalha ou mora

Metade dos casos de racismo acontece onde a vítima...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Trabalho análogo ao escravo persiste em lavouras de café brasileiras, aponta estudo

O trabalho análogo ao escravo em lavouras de café não é algo do passado. Mesmo com certificações e auditorias, a violação de direitos de...

Comissão Arns e Conectas Direitos Humanos – Em repúdio ao ataque criminoso contra os Pataxó, no sul da Bahia

A Comissão Arns e a Conectas Direitos Humanos vêm manifestar seu repúdio aos trágicos acontecimentos ocorridos no dia de ontem, na cidade de Potiraguá,...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...
-+=