Nota de repúdio ao ato de racismo em edifício sede da Conectas

Fato ocorreu na manhã desta quinta (20), em encontro com movimentos sociais e entidades da sociedade civil que lutam contra a violência institucional

Do Conectas 

Divulgação/Conectas

Na manhã desta quinta-feira (20), a Conectas co-organizou em nossa sede um encontro com movimentos sociais e entidades da sociedade civil que lutam contra a violência institucional.

Na chegada dos convidados e convidadas, uma participante sofreu racismo durante o processo de identificação junto à portaria do edifício. Outros participantes também relataram tratamento racista na recepção do prédio.

A gravidade do episódio causou enorme sofrimento e indignação em todas as pessoas presentes, reunidas justamente para tratar de estratégias do combate à violência do Estado, marcada pelo racismo estrutural. O ocorrido levou à suspensão da atividade.

Atos racistas como o de hoje são frequentes na vida das pessoas negras e devem ser combatidos firmemente, evitando qualquer forma de cumplicidade. Conectas tem o compromisso de lutar contra o racismo estrutural e cobrará que sejam tomadas as providências necessárias por parte da administradora do condomínio. Nossa permanência no local está sujeita a que sejam tomadas medidas concretas para que episódios como o de hoje não se repitam.

A Conectas repudia de forma veemente toda forma de racismo. Como entidade de direitos humanos, é nossa responsabilidade enfrentar o racismo nos diferentes espaços que ocupamos, incluindo nosso condomínio, de forma a promover lugares seguros e acolhedores para todos os corpos.

O encontro “Elementos forenses para a defesa dos direitos humanos” foi organizado pela Conectas, CAAF/Unifesp, Movimento Mães de Maio e Redes da Maré. Participavam as seguintes organizações e movimentos sociais: Centro de Direitos Humanos de Sapopemba, Circuito de Favelas por Direito, Comunidade Quilombaque, Direito à Memória, Educafro, Fala Akari, Fórum de Manguinhos, Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial da Baixada Fluminense, Mães de Luto da Zona Leste, Movimento Mães de Maio de Salvador, Open Society Justice Initiative, Papo Reto, Rede de Mães e Familiares Vítimas da Violência de Estado da Baixada Fluminense-RJ, Rede de Proteção e Resistência ao Genocídio, Verdade e Justiça Racial e Witness.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

Sociologia e o mundo das leis: racismo, desigualdades e violência

Foi com muita satisfação que recebi o convite do Justificando para...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

Ele perguntou se eu preferia maçã, conta vítima de racismo em Confins

Preso em flagrante por injúria racial, advogado terá que...
spot_imgspot_img

Trabalho análogo ao escravo persiste em lavouras de café brasileiras, aponta estudo

O trabalho análogo ao escravo em lavouras de café não é algo do passado. Mesmo com certificações e auditorias, a violação de direitos de...

Comissão Arns e Conectas Direitos Humanos – Em repúdio ao ataque criminoso contra os Pataxó, no sul da Bahia

A Comissão Arns e a Conectas Direitos Humanos vêm manifestar seu repúdio aos trágicos acontecimentos ocorridos no dia de ontem, na cidade de Potiraguá,...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...
-+=