Escola de moda prestigiada em Nova York se desculpa por desfile racista

Uma prestigiada escola de moda em Nova York, o Fashion Institute of Technology (FIT), emitiu um pedido de desculpas nesta quarta-feira (19) por causa de um desfile considerado racista.

Por AFP, na IstoÉ

(Arquivo) A diretora do FIT, Joyce Brown – GETTY IMAGES/AFP

Nele, as modelos usaram próteses vermelhas nos lábios para parecerem carnudos, grandes orelhas e sobrancelhas marcadas.

A diretora da FIT, Joyce Brown, disse que estava investigando o uso dos acessórios no desfile do dia 7 de fevereiro, que fez parte da Semana de Moda de Nova York.

Brown disse que não foi a intenção do estilista falar sobre raça em seu desfile, “mas agora está totalmente claro que esse foi o resultado”.

“Por isso pedimos desculpa. Nos desculpamos aos que participaram do desfile, os estudantes, e qualquer um que tenha se sentido ofendido pelo que viu”, disse em comunicado enviado à AFP.

O desfile chegou às manchetes depois que a modelo afro-americana Amy Lefevre, de 25 anos, disse ao “New York Post” que se recusou a usar as próteses porque eram “claramente racistas”.

No início deste mês, a grife italiana Prada se comprometeu a adotar medidas de combate ao racismo e promover a diversidade depois da indignação coletiva causada pela colocação de objetos que lembravam macacos na vitrine da marca no SoHo, no final de 2018.

À venda na coleção Pradamalia, uma série de objetos inspirada no universo Prada, essas pequenas estatuetas deveriam representar macacos.

Frente à polêmica, a Prada retirou os objetos das lojas e pediu desculpas. Segundo a grife, “nunca houve a intenção de magoar ninguém”.

“Nos aterroriza toda a forma de racismo e de imagens racistas”, insistiu no Twitter.

Leia Também:

Como é ser uma modelo negra na indústria da moda

Prada vai receber “treinamento de sensibilidade” após caso de racismo

+ sobre o tema

para lembrar

Racismo não é desculpável, é crime

Recentemente eu estava divagando por uma dessas redes sociais...

Manifestantes são agredidos por torturador da Ditadura Militar

Comissão da Verdade faz investigação em Foz do Iguaçu...

Por uma agenda política pela democracia e participação da população negra!

O Congresso Nacional volta hoje do recesso e com...
spot_imgspot_img

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...

Justiça do Rio arquiva investigação contra universitário baleado por PM e mototaxista acusados falsamente de roubo

A Justiça do Rio de Janeiro arquivou a investigação contra o estudante universitário Igor Melo de Carvalho e o motociclista Thiago Marques Gonçalves, acusados falsamente de...
-+=