RJ: Conselho quer pedido de desculpas para merendeiro

 

 

O presidente eleito do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Negros, Geraldo Bastos, vai pedir que a Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu (RJ) faça um pedido de desculpas públicas ao merendeiro Moisés da Silva Oliveira, 38 anos, gravado pelo circuito de vídeo com filmadora numa sessão e considerado suspeito de pertencer a uma organização criminosa. Geraldo afirmou que pretende conversar nesta segunda-feira com o presidente da Câmara, Marcos Fernandes (DEM).

 

“Como militante do movimento negro, percebi que houve um exagero na abordagem do caso. Com certeza, se fosse um homem de terno e gravata não teria problema”, justifica Geraldo, que foi eleito no início do mês e toma posse no conselho no dia 27.

 

Imagens em análise
Na terça-feira, alguns vereadores consideraram estranha a atitude de Moisés, que estava com uma filmadora e parecia observar o local. Eles levaram o vídeo do circuito interno de segurança para a 52ª DP de Nova Iguaçu. As imagens foram enviadas para análise do Instituto Felix Pacheco. No entanto, na sexta-feira, Moisés se apresentou na delegacia e alegou ser apenas merendeiro terceirizado, que passa por necessidades porque está com o salário atrasado há dois meses.

 

O problema dos merendeiros terceirizados estava em pauta na Câmara e Moisés disse que pretendia filmar a sessão para mostrar o que seria decidido aos colegas.

 

Em depoimento, alegou que trabalha na Escola Newton Gonçalves de Barros, no Jardim Nova Era. A assessoria de imprensa da prefeitura confirmou o atraso no pagamento dos merendeiros e que já suspendeu o contrato com algumas cooperativas.

 

O delegado da 52ª DP, Júlio César Vasconcellos, também pretende ouvir nesta segunda-fiera os vereadores Marcos Fernandes e Thiago Portela (PPS), além de duas merendeiras que estariam na Câmara no mesmo dia, para esclarecer a versão apresentada por Moisés. Segundo o delegado, só após ouvir os envolvidos, confirmar as informações e receber o laudo técnico das imagens, poderá ter uma definição sobre o caso.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

‘Negros Gigantes’: Alê Garcia lança na Bienal livro sobre pessoas negras que o inspiraram

O publicitário e escritor Alê Garcia, 42, lança neste...

Orgulho Crespo contra o racismo: Nanda Cury

Em entrevista à Fórum, Nanda Cury, organizadora da Marcha...

Bombril é acusada de racismo por campanha com empregada doméstica negra

Marca afirma que escolha de doméstica para anúncio no...

Mobilizações apontam caminho para enfrentar extremismo

As grandes mobilizações que tomaram as ruas das principais...

para lembrar

Relatores da ONU pedem acesso ao Brasil para examinar execuções e milícias

Relatores da ONU solicitaram autorização para fazer uma missão...

Funcionário de mercado é demitido após procurar a polícia por racismo

Douglas Ferreira, 18 anos, trabalhava como repositor no supermercado...
spot_imgspot_img

Felicidade guerreira

Já se perguntou se você é… racista? Indago porque pessoas negras costumam ouvir com indesejável frequência perguntas iniciadas com um "Você é… (três pontinhos)" se estiverem...

Educação antirracista completa 20 anos no papel com obstáculos na prática

Em 2024, o Brasil completa duas décadas de publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História...

Uma vida dedicada a proteger mulheres nos EUA, na África do Sul e na Índia

"O patriarcado é tão profundo que se torna normalizado, invisível. Ele está sistematizado na forma como nossas sociedades tratam as mulheres", ouvi da feminista...
-+=