RJ: Conselho quer pedido de desculpas para merendeiro

 

 

O presidente eleito do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Negros, Geraldo Bastos, vai pedir que a Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu (RJ) faça um pedido de desculpas públicas ao merendeiro Moisés da Silva Oliveira, 38 anos, gravado pelo circuito de vídeo com filmadora numa sessão e considerado suspeito de pertencer a uma organização criminosa. Geraldo afirmou que pretende conversar nesta segunda-feira com o presidente da Câmara, Marcos Fernandes (DEM).

 

“Como militante do movimento negro, percebi que houve um exagero na abordagem do caso. Com certeza, se fosse um homem de terno e gravata não teria problema”, justifica Geraldo, que foi eleito no início do mês e toma posse no conselho no dia 27.

 

Imagens em análise
Na terça-feira, alguns vereadores consideraram estranha a atitude de Moisés, que estava com uma filmadora e parecia observar o local. Eles levaram o vídeo do circuito interno de segurança para a 52ª DP de Nova Iguaçu. As imagens foram enviadas para análise do Instituto Felix Pacheco. No entanto, na sexta-feira, Moisés se apresentou na delegacia e alegou ser apenas merendeiro terceirizado, que passa por necessidades porque está com o salário atrasado há dois meses.

 

O problema dos merendeiros terceirizados estava em pauta na Câmara e Moisés disse que pretendia filmar a sessão para mostrar o que seria decidido aos colegas.

 

Em depoimento, alegou que trabalha na Escola Newton Gonçalves de Barros, no Jardim Nova Era. A assessoria de imprensa da prefeitura confirmou o atraso no pagamento dos merendeiros e que já suspendeu o contrato com algumas cooperativas.

 

O delegado da 52ª DP, Júlio César Vasconcellos, também pretende ouvir nesta segunda-fiera os vereadores Marcos Fernandes e Thiago Portela (PPS), além de duas merendeiras que estariam na Câmara no mesmo dia, para esclarecer a versão apresentada por Moisés. Segundo o delegado, só após ouvir os envolvidos, confirmar as informações e receber o laudo técnico das imagens, poderá ter uma definição sobre o caso.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Padrão de Ladrão ou Assassino

Fonte: Discriminação Racial   No Brasil, sempre se...

Sete pessoas são presas por racismo contra filha de Bruno Gagliasso

Uma adolescente de 14 anos que usava perfil falso...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=