Nova estrela na constelação de Olorum

Um misto de emoções marcou o dia 24 de maio de 2011: perda, pesar, saudades, reconhecimento, agradecimento, júbilo, felicidade, gratidão, enfim… A passagem de um construtor de possibilidades negras para outro plano nos traz mais responsabilidades para os que se engajarão na corrida de revezamento por uma Nação efetivamente inclusiva.

Uma justa homenagem do coletivo da Cojira-Rio/SJPMRJ, com total apoio de suas co-irmãs, pode ser apreciada pelo nosso Abdias: o lançamento de um prêmio para jornalistas que leva seu nome, www.premioabdiasnascimento.org.br

Eu, particularmente, guardarei na lembrança, por toda a minha eternidade, o semblante delicado e vigoroso do grande herói, cujo corpo não conseguiu acompanhar a devoção à luta pela causa negra, produzindo pensamentos e contagiando o mundo com sua genialidade guerreira.

Seu corpo não conseguiu acompanhar sua energia. O corpo humano é falho, passível de desmaterializar-se. Somos carne que apodrece. Somos a própria expressão da obsolescência. Do pó para o pó.

Somos pequenos e temos pouco tempo neste plano. Pena que zilhões de jovens e adultos não percebam o quanto são importantes e o quanto é curto o tempo para as realizações em prol do coletivo, em prol da humanidade.

Choro por não ter tido tempo para conhecer os Abdias Nascimentos que foram e que irão.

Choro pelo nosso país não reconhecer os ícones fantásticos do nosso cotidiano, de nossa história fragmentada, de nossas caras pretas cheias de histórias guerreiras.

Abdias do Nascimento é mais uma estrela na constelação de Olorum que foi recepcionado por Zumbi dos Palmares e zilhões de malungas.

Sandra Martins

Cojira-Rio/SJPMRJ

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Carta à hebraica

Ter recebido palestrantes de esquerda não é desculpa para...

Sakamoto – Mesmo com proteção, ativista diz que será assassinada

Leonardo Sakamoto A repórter Ana Aranha foi ao Sul...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=