Nova gripe impede abraços e beijos na volta às aulas

Escolas espalham álcool gel nas salas, além de manter janelas abertas.
Em um colégio, carteiras foram separadas umas das outras.

A volta às aulas nesta segunda-feira (17), duas semanas depois do previsto no calendário escolar, foi marcada por muitas mudanças. As escolas recomendam evitar os tradicionais abraços e beijos entre amigos, pelo menos até a epidemia da nova gripe passar. Medidas como espalhar álcool gel por todas as salas e manter janelas e portas abertas também foram tomadas pelos colégios.


As alunas do 9º ano do Colégio São Paulo, em Ipanema, Zona Sul do Rio, ainda não conseguiram se adaptar a todas as alterações.

 

“Sei que a doença é séria e estou tomando medidas como lavar as mãos com maior frequência, mas é chato não poder abraçar e beijar minha melhor amiga”, conta Lara Lopes, de 14 anos, se referindo à amiga Lais Guimarães, da mesma idade.

O Colégio São Paulo também mudou a arrumação das salas de aula, separando carteiras umas das outras. Segundo a coordenadora geral da escola, Martha Bonardi, a distância é de aproximadamente um metro. Ela relata também que todos os bebedouros estão lacrados. Apenas a saída de água onde é possível encaixar as garrafas está disponível para os alunos.

 

Preocupação com o meio ambiente


“Disponibilizamos copos descartáveis, mas como nos preocupamos com o meio ambiente, pedimos que todos trouxessem garrafas de casa para evitar o grande desperdício de copos”, explica a coordenadora.

 

As alunas do primeiro ano, Gabriella Dias, de 14 anos, Priscilla Góes, também com 14, e Biltis Fabem, de 15, esqueceram de levar as garrafas para o primeiro dia de aula, mas garantem que vão lembrar do material na terça (18). “Sabemos que é importante tomar essas medidas para não ficar doente. Amanhã traremos”, garantem as amigas.

Apesar de disponibilizar álcool gel em todas as salas, cantina e recepções, a escola se preocupa com o uso indiscriminado do produto, que é inflamável. De acordo com a direção, todas as garrafas ficam na mesa dos professores ou próximas aos adultos. O objetivo é evitar acidentes com as crianças.

Estudantes do colégio PH, em Ipanema, já voltaram as aulas há duas semanas, mas também tomaram medidas similares aos outros estabelecimentos de ensino. A aluna do pré-vestibular, Luiza Rodrigues, de 18 anos, diz que passa álcool gel o tempo todo nas mãos.

 

“Foi uma recomendação da minha mãe, mas faria de qualquer forma, para me prevenir”, conta.

Matéria original: Nova gripe impede abraços e beijos na volta às aulas

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

O transporte de tração animal no Central Park e no Sul de Minas

Sou aficionada por revistas e livros sobre animais de...

para lembrar

Capital estrangeiro vai ser taxado em 2% a partir desta terça, diz Mantega

Fonte: UOL - O ministro da Fazenda, Guido Mantega,...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

‘Demos mole’, diz fundador do PV sobre Rede de Marina Silva

  Alfredo Sirkis lamenta rejeição à criação do...

A FAVOR:Nobel é reconhecimento a multilateralismo

Folha de São Paulo - por: Sérgio Dávila - MAIS do...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=