Nova segunda fase da Fuvest começa no domingo

A segunda fase da Fuvest começa neste domingo (3). A novidade é que a partir de agora serão três dias de exame, com quatro horas de duração, para todos os candidatos.

Professores de cursinhos apostam que a cobrança de matérias que não são específicas do curso escolhido será bem tranqüila, informa Fabiana Rewald.

Fonte: Folha de São Paulo

 

Com 3 dias de prova, nova segunda fase da Fuvest começa no domingo

O champanhe já pode até estar na geladeira, as roupas novas preparadas para o Réveillon, mas, para 35.588 estudantes, a contagem regressiva não é para a virada do ano, e sim para o dia 3 de janeiro, quando começa a segunda fase da Fuvest.

 

A partir deste ano, serão três dias de exame, com quatro horas de duração, para todos os candidatos. Alguns ainda serão submetidos a uma quarta prova, caso o curso exija um teste de aptidão específica, como em música e arquitetura.

 

O primeiro dia de prova, neste domingo, terá dez questões de língua portuguesa e literatura e ainda uma redação. Para esse dia, os candidatos não devem se esquecer de levar uma foto 3×4 recente.

 

No dia seguinte, o vestibular traz a sua maior novidade: provas de todas as disciplinas, independentemente da carreira escolhida.

 

São 20 questões envolvendo conceitos de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Todas as questões terão valor igual, mas, segundo a Fuvest, não é possível definir quantas serão de cada disciplina, porque haverá perguntas interdisiciplinares.

 

Passados os dois primeiros dias, o terceiro, em 5 de janeiro, será destinado a avaliar a proficiência do candidato nas disciplinas específicas, relacionadas ao curso pretendido.

 

São 12 questões e, dependendo do curso, serão cobradas duas ou três matérias. Para as graduações que exigem duas disciplinas, são seis questões de cada uma. Para as que exigem três, são quatro.

 

Assim, um candidato a medicina em São Paulo deverá, no último dia, responder a questões de química, física e biologia. Já um candidato a filosofia encontrará perguntas de história e geografia no terceiro dia.

 

Não haverá descanso para os candidatos de artes cênicas, arquitetura e design. As provas de aptidão específica para tais carreiras serão aplicadas já entre os dias 6 e 8 de janeiro.

 

Depois de tanto esforço, se sobrou algum champanhe da comemoração comedida do Ano Novo, ele poderá ser aberto em 4 de fevereiro, quando sai a primeira lista de chamada.

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...