Nova segunda fase da Fuvest começa no domingo

A segunda fase da Fuvest começa neste domingo (3). A novidade é que a partir de agora serão três dias de exame, com quatro horas de duração, para todos os candidatos.

Professores de cursinhos apostam que a cobrança de matérias que não são específicas do curso escolhido será bem tranqüila, informa Fabiana Rewald.

Fonte: Folha de São Paulo

 

Com 3 dias de prova, nova segunda fase da Fuvest começa no domingo

O champanhe já pode até estar na geladeira, as roupas novas preparadas para o Réveillon, mas, para 35.588 estudantes, a contagem regressiva não é para a virada do ano, e sim para o dia 3 de janeiro, quando começa a segunda fase da Fuvest.

 

A partir deste ano, serão três dias de exame, com quatro horas de duração, para todos os candidatos. Alguns ainda serão submetidos a uma quarta prova, caso o curso exija um teste de aptidão específica, como em música e arquitetura.

 

O primeiro dia de prova, neste domingo, terá dez questões de língua portuguesa e literatura e ainda uma redação. Para esse dia, os candidatos não devem se esquecer de levar uma foto 3×4 recente.

 

No dia seguinte, o vestibular traz a sua maior novidade: provas de todas as disciplinas, independentemente da carreira escolhida.

 

São 20 questões envolvendo conceitos de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Todas as questões terão valor igual, mas, segundo a Fuvest, não é possível definir quantas serão de cada disciplina, porque haverá perguntas interdisiciplinares.

 

Passados os dois primeiros dias, o terceiro, em 5 de janeiro, será destinado a avaliar a proficiência do candidato nas disciplinas específicas, relacionadas ao curso pretendido.

 

São 12 questões e, dependendo do curso, serão cobradas duas ou três matérias. Para as graduações que exigem duas disciplinas, são seis questões de cada uma. Para as que exigem três, são quatro.

 

Assim, um candidato a medicina em São Paulo deverá, no último dia, responder a questões de química, física e biologia. Já um candidato a filosofia encontrará perguntas de história e geografia no terceiro dia.

 

Não haverá descanso para os candidatos de artes cênicas, arquitetura e design. As provas de aptidão específica para tais carreiras serão aplicadas já entre os dias 6 e 8 de janeiro.

 

Depois de tanto esforço, se sobrou algum champanhe da comemoração comedida do Ano Novo, ele poderá ser aberto em 4 de fevereiro, quando sai a primeira lista de chamada.

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Quilombolas pedem orçamento e celeridade em regularização de terras

O lançamento do Plano de Ação da Agenda Nacional...

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

para lembrar

O voo alto de ‘Besouro’ pelo cinema

Fonte: O Dia- Filme sobre o capoeirista baiano faz...

Vicente Paulo da Silva Vicentinho – Deputado Federal

VICENTE PAULO DA SILVA – VICENTINHO Sindicalista Numero: 1390 O sonho de...

Amarelamos

A cidade começou a imitar os devotos, até que...

Carta ao comentarista Marco Antonio Villa

Caro professor aposentado Marco Antonio Villa, De partida, já comunico...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como marca, jeitinho no DNA, não é trivial que uma Turma de cinco ministros do Supremo...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...
-+=