Nova Zelândia. “O racismo existe, mas não é bem-vindo aqui”

Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, discursou perante 20 mil pessoas na homenagem às vítimas do ataque terrorista a uma mesquita e a um centro islâmico de Christchurch.

Do Diário de Noticias

Jacinda Ardern, mulher branca, em pé.
© EPA/MARTIN HUNTER

Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, homenageou esta sexta-feira as 50 vítimas mortais do atentado terrorista a uma mesquita e a um centro islâmico, em Christchurch, perpetrado por um australiano de extrema-direita no dia 15 de março.

A cerimónia, que decorreu no Parque Hagley perante cerca de 20 mil pessoas, contou com a presença de vários chefe de Estado de países do Pacífico, entre os quais Scott Morrison, primeiro-ministro australiano. Com uma capa maori pelas costas, Jacinda Ardern foi muito aplaudida no seu discurso em que apelou ao fim dos sentimentos extremistas. “O mundo tem estado preso a um ciclo vicioso de extremismo que gera mais extremismo e isso deve acabar”, começou por dizer.

Não podemos enfrentar este tipo de problemas sozinhos. A resposta está na nossa humanidade, mas por enquanto vamos recordar as lágrimas da nossa nação e da forma determinada como reagimos. Cada um tem o poder de curar através das nossas palavras, ações e atos diários de bondade. Que seja esse o legado do dia 15 de março”, acrescentou a primeira-ministra neozelandesa, lembrando que cada um dos cidadãos do país que lidera tem “a responsabilidade de construir o lugar que quer ter”.

“Este lugar é diverso, acolhedor, gentil e compassivo. Esses valores representam o melhor de nós. Mas até os maiores vírus podem existir em lugares onde não são bem-vindos. O racismo existe, mas não é bem-vindo aqui”, finalizou, debaixo dos aplausos da multidão que quis homenagear as vítimas numa cerimónia transmitida para todo o país.

Farid Ahmed, um dos sobreviventes do ataque que perdeu a mulher Husana, foi questionado sobre se tinha perdoado o autor do ataque. “Alá ama aqueles que controlam sua ira e perdoam seus parceiros humanos”, começou por dizer, aproveitando para agradecer aos neozelandeses “por mostrarem ao mundo que a Nova Zelândia é um país pacífico”.

Por sua vez, a autarca de Christchurch, Lianne Dalziel, garantiu que os habitantes daquela cidade “não serão definidos pelo que aconteceu no dia 15 de março”.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Adolescente chamada de “macaca” ganha bolsa em escola particular

Diretora de colégio no Boqueirão procurou a mãe e...

Denúncias de racismo abalam Departamento de Bombeiros de NY

O Departamento de Bombeiros de Nova York (FDNY), uma...

Polícia abre inquérito para investigar ofensa racista a professor de colégio da Unicamp

Ataques foram deixados no escaninho do docente na quarta-feira...

‘Lá nunca mais volto’ – SEU JORGE sofre racismo na Itália – áudio

Entrevista concedida ao produtor Van Damme, da Beat98 Seu...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=