A revista Forbes divulgou a lista das 72 pessoas mais poderosas do mundo, e entre todas, nove mulheres aparecem em boas posições.
Chefes de Estados, líderes de bancos e grandes empresas multinacionais, elas conquistaram seu espaço com esforço e trabalho. Entre elas, está a presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Conheça quem são essas mulheres.
Em 67º, Margaret Chan é a líder da OMS (Organização Mundial de Saúde), a principal agência de saúda das Nações Unidas.
Chan é uma das responsáveis pela luta contra o ebola, o vírus que já matou cerca de 5.000 pessoas e descreveu o surto como uma “crise social, humanitária, econômica e uma ameaça à segurança social”.
Esse é o segundo mantado de Chan na OMS.
Com 60 anos e na 66ª posição, Gina Rinehart, é conhecida como a rainha do comércio de minério. Herdeira da Hancock, Gina é uma das mulheres mais ricas do mundo.
Ela detém 70% da empresa, que herdou do pai, Lang Hancock.
Mary Barra teve muitos motivos para celebrar. Ela se tornou a primeira mulher do mundo a dirigir uma montadora de carros. Com o passar dos meses, Mary teve que enfrentar um recall de 30 milhões de carros, mas permaneceu firme e confiante em seu cargo.
Ela tem 52 anos e está em 62º lugar, na lista geral da Forbes.
A inteligente Ginni Rometty segue em seu mandato como líder da IBM, uma das maiores empresas do ramo da informática.
Ela anunciou que busca uma parceria com a Apple e outras medidas para aquecer a economia da organização.
Ginni entrou na IBM com 24 anos, como engenheira de sistemas, mas hoje, é uma das mulheres mais poderosas do mundo. Ela ocupa a 55ª posição no ranking geral.
A primeira presidente mulher da Coreia do Sul, Park Geun-Hye está em 46º lugar na lista geral. Com 62 anos, a mulher enfrenta um ano difícil para seu país. Em abril, um desastre com uma balsa deixou mais de 300 pessoas mortas, levando seu premiê à renúncia.
Entretanto, Park continua firme no mandato. Ela é filha de Park Chung-hee, que governou o país por 18 anos e foi assassinado.
Em 33º lugar, Christine Lagarde é a primeira mulher a dirigir uma organização financeira de 188 países. Nos três primeiros anos de sua gestão, Christine lutou contra um período difícil da economia global, mas tomou atitudes ousadas para melhorar o cenário.
Muitas pessoas pediram que Christine fosse candidata à presidência da Comissão Europeia, mas ela não se pronunciou sobre o assunto.
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, também está na lista das pessoas mais poderosas do mundo, de acordo com a Forbes.
Com 66 anos, Dilma acaba de conquistar mais quatro anos de mandato em uma disputa acirrada com o candidato da oposição, Aécio Neves.
Dilma é a primeira presidente mulher do País e enfrentará um difícil mandato nos próximos anos.
Na lista dos mais poderosos, apenas duas mulheres aparecem no topo dos dez primeiros. Janet Yellen, chefe do banco central mais influente do mundo, também é Ph.D. pela Universidade de Yale.
A 6ª pessoa mais importante do mundo tem 68 anos e administra um dos bancos que detém maior poder dos Estados Unidos.
A mulher mais poderosa do mundo, de acordo com a Forbes, é Ângela Merkel.
Aos 60 anos, ela enfrenta, sem medo, os jihadistas do Estado Islâmico, em sua luta contra o terrorismo, além de prestar auxílio aos combatentes curdos.
Merkel também manteve a Alemanha como um dos países mais fortes e consolidados da União Europeia.