A novelista em L, o Musical canta e sapateia na cara da sociedade – Blog e-Urbanidade

O teatro esporadicamente apresenta algumas produções que apenas alguns anos depois é possível compreender a sua importância histórica. E não é diferente com a produção ora em cartaz no Teatro do CCBB São Paulo,  L, O Musical estrelado por Elisa Lucinda e Ellen Oléria.

Por Celso Faria Do E Urbanidade

Elisa Lucinda e Ellen Oléria vivem Ester e Rute – Foto: Patrícia Lino

A jornada da novelista Ester Rios (Elisa), após sucesso estrondoso e prestes a ir ao ar o último capítulo com um triângulo amoroso de lésbicas, é contada de forma leve, com muitas peripécias e reviravoltas, vários amores e músicas extremamente bem escolhidas.

A dramaturgia de Sérgio Maggio é consistente e investe em diferentes linguagens e mídias. Diante do certeiro repertório musical e tendo no palco a grande voz de Ellen, o texto poderia ser manco, caindo em um simples vaudeville. Além de propor a quebra da quarta parede assim que o espetáculo se inicia, a relação com assistidor é firmada imediatamente diante da humanidade das personagens.

A direção de Maggio tem um lugar de fala que valoriza a homoafetividade feminina sem cair em estereótipos, caminho quase óbvio em um percurso equivocado. Encaminha o elenco por construções de personagens sensíveis e facetados.  Ellen, sem dúvida, é extremamente mais eficiente quando ocupa a função de intérprete das canções, porém sua Rute não perde fôlego diante da experiente Elisa-atriz.

Renata Celidonio (Anne), Gabriela Correa (Noiva Erina e Simone) e Tainá Baldez (Noiva L e Elle) defendem bem suas personagens. Porém, Luiza Guimarães (Xena Charme, Noiva Safo, Lea Secret e Filipa) é quem melhor se dá como curinga e, diante da sua habilidade comunicativa, brilha principalmente nas entradas de Xena e Filipa. A youtuber Xena deveria seguir carreira…

L, o Musical apresenta 22 músicas incluindo canções de Simone, Adriana Calcanhotto, Márcia Castro, Cássia Eller, Mart’nália, Isabella Taviani, Maria Gadú, Leci Brandão, Sandra de Sá, Angela Ro Ro, Marina Lima, Maria Bethânia. A direção musical é assinada por Luís Filipe de Lima e acompanham o elenco a banda composta por Alana Alberg (baixo), Marlene de Souza Lima (guitarra), Georgia Câmara (bateria) e Luísa Toller(teclado).

Algo parecido com um coreto kitsch recebe os diferentes planos na cenografia um pouco confusa de Maria Carmen de Souza. Vários elementos poderiam ser retirados e passariam desapercebidos.

Show Opinião, de Augusto Boal, em 1964, e Ópera do Malandro, de Chico Buarque, em 1978, quando estrearam não se tinham a dimensão do seu marco na sociedade que estava inserida. L, o Musical pode(rá) ser uma dessas montagens. Além de levar ao palco um amor lésbico com protagonistas negras, diante de um país tão dividido e polarizado, exalta o valor do amor e das escolhas femininas. É um espetáculo de empoderamento, diante de um país com altos índices de feminicídio (e lesbiofobia).

Por fim, L, o Musical faz um serviço a música brasileira criando (e resgatando) um acervo com cantoras que se declararam publicamente lésbicas ou bissexuais, ou que têm uma identificação afetiva com esse público.

Não há dúvida, de que estamos diante de um espetáculo imperdível!

Clique aqui para acessar o serviço de L, o Musical.

+ sobre o tema

Taís Araújo e Lázaro Ramos entram em lista de atores afro-latinos da IndieWire

Aconteceu na surdina. Ao entrar em um debate pautado...

‘King Richard’: Will Smith é pai de Venus e Serena Williams em trailer de filme

Will Smith é Richard Williams, pai de Serena Williams e Venus Williams em King Richard -...

São Paulo: Pinacoteca recebe cerca de 40 obras na exposição ‘Teoria da Cor’ do fotógrafo Miguel Rio Branco

Um dos mais destacados fotógrafos brasileiros do cenário contemporâneo,...

Jornalista baiano lança livro digital sobre cenário da música pop negra em Salvador

O e-book 'Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop...

para lembrar

Michael Jackson adia primeiros shows de temporada em Londres

Representantes de Michael Jackson anunciaram nesta quarta-feira (20) que...

Spike Lee prepara filme sobre Michael Jackson

Los Angeles (EUA.), 22 abr (EFE).- O ator Samuel...

Jay-Z recria Friends com negros e dá tapa na cara de séries embranquecidas

Há uma semana, o rapper Jay-Z lançou o provocativo...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...
-+=