Novembro Negro da Bahia é reforçado com lançamento de edital

O objetivo é apoiar até 12 projetos com foco na valorização do mês da Consciência Negra, contando com recurso total estimado em R$ 300 mil

Do Tribuna da Bahia 

Estão abertas as inscrições para o edital Novembro Negro 2016, lançado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O objetivo é apoiar até 12 projetos com foco na valorização do mês da Consciência Negra, contando com recurso total estimado em R$ 300 mil.

O prazo para envio das propostas termina no dia 17 de outubro, conforme calendário publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta (16) e disponível no www.sepromi.ba.gov.br.

Esta edição tem como tema “As Lutas de Dandara e Zumbi pela Promoção da Igualdade Racial”, trazendo estas personalidades históricas como referências da resistência dos negros escravizados no país, além de dar visibilidade ao protagonismo das mulheres na luta pela liberdade.

A chamada pública destina-se a atividades pela defesa dos direitos da população negra e dos povos e comunidades tradicionais, visando reduzir a pobreza e as vulnerabilidades sociais acometidas pela discriminação racial e intolerância religiosa.

As modalidades são oficinas, seminários, cursos de capacitação e apoio a feiras de inclusão socioprodutiva. O ‘Novembro Negro’ também segue o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc), que estabelece mudanças no sistema de transferências voluntárias de recursos da Administração Pública.

A iniciativa é parte do esforço do Governo do Estado para viabilizar uma agenda intensa de mobilizações em toda a Bahia, em virtude do calendário racial neste período.

O 20 de novembro

O mês é emblemático no calendário da luta racial no Brasil, agregando uma série de iniciativas.  O ápice acontece em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra, instituído em 2011 pela presidenta da República, Dilma Rousseff, em atendimento à demanda histórica do movimento negro.

Neste dia, caminhadas protagonizadas pela sociedade civil, dentre outras atividades, mobilizam a capital baiana e o interior da Bahia.

+ sobre o tema

Pesquisa atesta que mulheres quilombolas são mais hipertensas

Estudo da Faculdade de Nutrição aponta riscos de saúde...

Semana da Consciência Negra: Camilo reúne com movimento negro do Amapá

O governador Camilo Capiberibe reuniu-se nesta quarta-feira, 14,...

Filmes retratam a cultura e vida das comunidades de quilombos, no AM

Curtas-metragens levam apresenta aspectos culturais desses povos.Filmes ficarão disponíveis...

para lembrar

Quilombolas poderão comercializar produtos com nota fiscal

Quilombolas do estado do Espírito Santo, certificados pela Fundação...

CARTA CONCLAMATÓRIA: Fórum de Performance Negra da Bahia

O FPN- Fórum de Performance Negra da Bahia que...

Encontro Paranaense da Pastoral Afro

A pastoral Afro-brasileira do Regional Sul II realizou o...

Leci Brandão – Audiência discute Pontos de Cultura em São Paulo

Acontece na quarta-feira (5), a partir das 14h30, a...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=