Manifesto ‘pela dignidade da gente preta e periférica’ é lançado em São Paulo

“A cidade de São Paulo é também território da barbárie negra e periférica, marcada por chacinas cotidianas e ações escandalosamente violentas”, afirma documento assinado por mais de 700 lideranças.

Foto: Gabriel Brito/Correio da Cidadania

no Correio Nagô

 

“Pela dignidade da gente preta e periférica que constrói e vive a cidade de São Paulo”, esse é o nome do manifesto lançado por mais de 700 pessoas que alçam o educador e militante do movimento negro Douglas Belchior a condição de candidato a vereador pela cidade de São Paulo.

Diversos seguimentos da sociedade civil organizada, intelectuais, artistas, advogados, médicos, poetas, professores, jornalistas, lideranças políticas e ativistas independentes, subscrevem o documento. Dentre estes, vale destacar o poeta Sérgio Vaz, a urbanista Ermínia Maricato, a filósofa e feminista negra, Djamila Ribeiro, a fundadora do Geledés, Sueli Carneiro, o presidente do Instituto Luiz Gama, Silvio Almeida, a jornalista e escritora, Bianca Santana, a advogada e coordenadora da Uneafro-Brasil, Rosângela Martins, ?o coordenador do MST, João Paulo Rodrigues, o coordenador do MTST, Guilherme Boulos, ?além do deputado federal e candidato à vice-prefeito de SP pelo PSOL, Ivan Valente.

A classe artística negra e alternativa também assina o documento, entre estes, o rapper Gog, o ator Érico Brás, os poetas Ana Fonseca, Akins Kintê, Allan da Rosa e Ruivo Lopes, entre tantos outros.

belchior-em-conversa

O texto parte da ideia de que os resultados do recrudescimento da cena política do país não representam novidade aos guetos da cidade: “A gente preta e periférica da cidade de São Paulo sempre esteve em crise, sempre precisou valer-se da disposição para o trabalho, de seu olhar singular para a vida, bem como de sua criatividade para conseguir sobreviver às dificuldades do dia a dia”, afirma o documento.

O protagonismo negro e periférico na construção da Constituição de 1988 é exaltado, “Todavia, essa gente foi a que menos se beneficiou dos avanços legais ali garantidos. Sequer o direito à vida dos jovens pretos e periféricos o Estado brasileiro foi capaz de garantir (…) A cidade de São Paulo, maior metrópole do país, é também território da barbárie negra e periférica, marcada por chacinas cotidianas e ações escandalosamente violentas como nos casos dos assassinatos das crianças Ítalo e Waldick, 10 e 11 anos de idade, mortos pela PM e GCM”, afirma o texto.

Sobre o momento político por qual passa o país, o manifesto é categórico em afirmar a necessidade de mudanças também na atuação das esquerdas: É preciso enfrentar o retrocesso golpista e seguir rumo às reformas estruturais de interesse popular. Para isso, há uma latente necessidade de renovação política na forma, no conteúdo, na origem e na ideia de território. A periferia tornou-se o centro da resistência política. Negras, negros, mulheres, LGBTs e jovens são o fôlego para a reorganização da esquerda brasileira”.

Por fim, o documento afirma a relevância de uma possível eleição de Douglas Belchior. “Os espaços do parlamento são majoritariamente ocupados por uma escória política conservadora, reacionária, fascista, machista, homofóbica e racista. Uma candidatura como a de Douglas Belchior a vereador de São Paulo, a maior e mais rica cidade da América Latina, tem muito a contribuir na luta por direitos.”

Para Douglas Belchior, o que está no manifesto é representação do momento e dos desafios políticos que vivemos: “Há uma percepção coletiva da necessidade de renovação na forma e no conteúdo da atuação política das esquerdas. A direita histórica, racista e fascista está determinada a retirar os poucos direitos do povo. Trata-se de uma questão mais ampla e complexa e que deve combinar atuação na rua e nas instituições. E o parlamento tem sido lugar de graves derrotas. Sabemos que as eleições para a câmara e o senado federal começa agora, nas eleições municipais. Precisamos reagir!”.

Para acessar o manifesto completo: ACESSE MANIFESTO ON LINE

+ sobre o tema

Quilombos no ES: Retrocesso com nome sobrenome

Manaira Medeiros Os deputados estaduais Eustáquio de Freitas (PSB)...

Jorge Ben canta ‘Zumbi’ em rara gravacao ao vivo de 1973

No mes novembro da Consciencia Negra. Rememeber para sempre:...

Consciência Negra programação Maranhão 2011

20/11 Inauguração simbólica do Museu Histórico Afro Gonzaguense Ivaldo da...

para lembrar

Nordeste é região mais arriscada para adolescentes

Por: Renan Ramalho Para analista, só o crescimento econômico não...

UFBA sediará o XI Congresso Luso Afro Brasileiro

A cidade de Salvador foi escolhida para ...

Cenarte oferece cursos gratuito à população

Estão abertas as inscrições para preencher mais de...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=