Novo livro da Letramento busca identificar como as relações de gênero são configuradas em diferentes segmentos de raça e classe

Vivências e percursos de mulheres em situação de violência: um olhar interseccional 

Luana Pereira Da Costa 

Preço: R$ 54,90 

Editora: Temporada / Grupo Editorial Letramento (bit.ly/vivenciasepercursos)

Qual a influência das interseccionalidades de gênero, raça/cor e classe nas experiências e nas estratégias de mulheres em situação de violência? Essa é a pergunta da qual Vivências e percursos de mulheres em situação de violência: um olhar interseccional parte, mas que não pretende esgotar as respostas, senão lançar luz a possíveis caminhos na direção de sua melhor compreensão. 

Este livro é fruto da pesquisa de Luana durante seu Mestrado em Sociologia. A partir do conceito de interseccionalidade forjado por Kimberlé Crenshaw, Luana buscou identificar como as relações de gênero são configuradas em diferentes segmentos de raça e classe, a partir das experiências e estratégias das mulheres que viveram ou viviam, à época da pesquisa, situações de violência em suas relações íntimas de afeto. 

Para tanto, foram entrevistadas treze mulheres, com perfis tão diversos quanto foi possível. Mulheres negras, brancas, ricas e pobres, em suas diferenças e similitudes, cujas vivências e percursos foram analisados sob o olhar da interseccionalidade. 

Luana, em uma escrita aprofundada mas fluida e apresenta elementos empíricos para o desenvolvimento do conceito de interseccionalidade nas ciências sociais e no direito, a partir dos relatos das vivências e dos percursos de diferentes mulheres. 

A obra está disponível em pré-venda no site do Grupo Editorial Letramento (www.editoraletramento.com.br)

SOBRE A AUTORA

Luana Pereira Da Costa (Foto: Divulgação)

Luana Pereira da Costa é graduada em Ciências Jurídicas e Sociais e Mestre em Sociologia, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisadora nas áreas de relações raciais e de gênero, direito e sociologia. É advogada, centrando sua atuação no direito antidiscriminatório, em especial quanto aos temas de gênero, sexualidade e raça/cor. 

Membro da Comissão Especial da Igualdade Racial – OAB/RS, Moderadora do Grupo de Estudos Direito e Relações Raciais da Escola Superior da Advocacia/RS e Membro do Woman in Law Mentoring. Sócia e Conselheira do Conselho Diretor da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. 

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

Nota de preocupação e repúdio

Carta Aberta à Drª Gilda Carvalho Ministério Público Federal NOTA DE...

Dia de Luta pela Saúde da Mulher e de Redução da Morte Materna

A deputada Inês Pandeló, Presidente da Comissão de Defesa...

para lembrar

Câmara aprova registro de violência contra a mulher em prontuário médico

Os deputados aprovaram hoje (20) projeto de lei que...

Lutador Ronny Jason é suspeito de agredir a irmã com socos e chutes, diz polícia

Irmã do lutador não registrou boletim de ocorrência, mas...
spot_imgspot_img

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça; faça o download

A grana está curta para comprar livros? Temo uma excelente notícia! A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza uma biblioteca virtual com mais de 900 livros...

“Perda de aulas por tiroteios na Maré agrava desigualdade”

Desde 2014 à frente da editora Caixote, a jornalista e escritora carioca Isabel Malzoni mergulhou no universo das violências sofridas por crianças e adolescentes que moram no complexo...

Bonaventure Ndikung será o curador da Bienal de São Paulo de 2025

Camaronês radicado em Berlim, Bonaventure Soh Bejeng Ndikung foi anunciado nesta terça-feira (2) como o curador da Bienal de São Paulo de 2025. Diretor e curador geral da...
-+=