Novo RG é emitido por 12 estados do Brasil; saiba quais e como obter o documento

Enviado por / FonteO Globo

São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul e outros 11 estados têm mais dois meses para se adequarem a norma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira, o decreto que prorroga por mais 30 dias o prazo para que estados passem a emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional. Com a determinação, a data limite para que os 26 estados e o Distrito Federal comecem a emitir o documento passa a ser 11 de janeiro de 2024.

Atualmente, 12 unidades da federação emitem o novo documento: Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os outros 14 estados têm mais dois meses para se adequarem a norma.

A mudança de prazo para o início da emissão atende a um pedido dos estados. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, o Brasil alcançou a marca de dois milhões de emissões da nova Carteira de Identidade Nacional, que usa o CPF como número único. A novidade possibilita a melhora em cadastros administrativos e o fortalecimento de verificações das Forças de Segurança Pública.

Uma mudança importante provocada pelo novo documento é o fim de uma carteira de identidade por estado. O documento passa a ser nacional e também será disponibilizado em formato digital. Desta forma, a administração pública consegue reduzir a quantidade de fraudes e simplificar os cadastros. De acordo com o Ministério de Gestão e Inovação, a diminuição destes crimes por má identificação só na previdência federal pode gerar uma redução de gastos de mais de R$ 7 bilhões de reais.

Quais estados ainda não emitem o novo RG?

  • Amapá
  • Bahia
  • Ceará
  • Espírito Santo
  • Mato Grosso do Sul
  • Pará
  • Paraíba
  • Paraná
  • Rio Grande do Norte
  • Rondônia
  • Roraima
  • Sergipe
  • Tocantins
  • São Paulo

O que muda?

O Ministério de Gestão e Inovação anunciou, em maio, que a nova carteira de identidade terá duas mudanças em relação às normas definidas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O documento não terá o campo “sexo” nem a distinção entre “nome” e “nome social”.

A Carteira de Identidade Nacional segue o que está disposto na Lei nº 14.534/2023, sancionada por Lula, que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. Com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador.

Como emitir o documento?

A antiga carteira de identidade só será válida até 28 de fevereiro de 2032. Para a emitir o novo documento, a população deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde deseja ser atendido.

Para obter a nova identidade, o requerente precisa apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. A nova CIN será expedida em papel de segurança, além do formato digital. A primeira via da CIN e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas, de acordo com a Lei 7.116/83. A segunda via, porém, é paga e a taxa varia de estado para estado. Se o cidadão quiser o documento em policarbonato, haverá cobrança.

+ sobre o tema

Júri condena quem matou Marielle. Falta quem mandou matar e quem acobertou

Após seis anos de espera, os executores da vereadora...

Ministras Margareth Menezes e Anielle Franco se reúnem para discutir ações de promoção da igualdade racial

Com o intuito de promover mais conscientização e visibilidade...

Relatório da sociedade civil revela avanços na luta contra a fome e a pobreza no Brasil

No cenário de desafios globais e reconstrução nacional, o...

Na cidade mais rica do país, mais da metade da população vive com insegurança alimentar

A insegurança alimentar em São Paulo, tão evidente nos bairros...

para lembrar

Blogueiros com Lula: uma entrevista para história política brasileira

Por Renato Rovai   Alguns bastidores da entrevista com Lula. Ao final...

Joaquim Barbosa : Progresso

Fonte: Folha de São Paulo Foto: Carlos Humberto/SCO/STF Com atraso, a...

‘El País’: ‘Bancada da bala’ desafia consenso sobre risco de liberar porte de arma

ONU aponta relação entre quantidade de armas em circulação...

PSDB e PT comemoram empate; Marina se compara com pororoca

Após Datafolha, Serra aposta em debates; presidente petista diz...

Problemas econômicos no Brasil ficam maiores num cenário Trump

Os problemas atuais no Brasil e nos Estados Unidos formam um contexto econômico mais preocupante do que era há alguns meses. No Brasil, o Boletim...

Brasil reduz pobreza extrema e protagoniza aliança contra a fome

A pobreza extrema é uma questão que nos desafia enquanto sociedade global. Semana passada, o Banco Mundial divulgou um dado alarmante: 8,5% da população...

‘A desigualdade desafia tudo, desafia o contrato fundamental das sociedades’, diz Nobel de Economia

O economista James A. Robinson, que ganhou na segunda-feira (14/10) o Prêmio Nobel de Economia, ao lado de Daron Acemoglu e Simon Johnson, disse que...
-+=