‘Nunca vi uma repórter chegar a este nível de humilhação’, diz professor Lalo

Laurindo Leal é ex-professor da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP) e uma das pessoas que mais respeito no debate da ética e dos diretos na comunicação. Como estava com a manhã comprometida, solicitei ao reporter Felipe Rousselet que o entrevistasse. A minha intenção era (e continua sendo) discutir esta entrevista da repórter Mirella Cunha a partir do paradigma da atividade jornalística e da violação dos direitos humanos.

Lalo pondera que “neste tipo de programa policialesco violações aos direitos humanos são comuns”. No entanto, acrescenta: “mas eu nunca vi o comportamento de uma repórter que chegasse a este nível de humilhação. Ela extrapolou todos os limites éticos da profissão. Inclusive, acredito, infringido normas legais ao colocar em situação vexatória uma pessoa em situação de fragilidade. Foi além de todas as barbaridades já cometidas por esse tipo de programa”.

De fato, a entrevista de Mirella Cunha ultrapassa todos os limites, inclusive, deste tipo de jornalismo popularesco policial. Por isso este blogue defende que ela precisa se tornar um “case”, como se tornou a ação contra Mayara Petruso, inicialmente também divulgado aqui.

O debate sobre este caso é fundamental para que se impeça que outros supostos jornalistas se sintam à vontade para agir dessa forma. A repórter não entrevista o acusado. Ela, a partir da premissa de que se trata de um estuprador, sente-se à vontade para acusá-lo e humilhá-lo. Chega ao absurdo de pedir pau nele na cadeia e insinuar que gosta de ser sodomizado, por ter confundido exame de próstata com exame de corpo delito.

O professor Laurindo diz que “aguarda um posição do MP, do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, da Federação Nacional dos Jornalistas, da TV Bandeirantes e também da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, já que os policiais entregaram aquele suspeito para que a repórter fizesse o que fez”.

De fato a Secretaria de Segurança Pública da Bahia tem também que se explicar no caso. Essa entrevista foi realizada nas dependências de uma delegacia. Quem era a autoridade de plantão? Por que permitiu tamanha violação aos direitos do acusado?

Em relação às entidades de representação dos jornalistas, é preciso destacar que elas têm sido muito atentas e ligeiras em responder às questões que dizem respeito a obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Este blogue espera que também sejam céleres em se posicionar em relação à ação desta repórter.

O blog está entrando em contato com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, com a direção de jornalismo da Band Bahia e com o Ministério Público. Como de praxe, este espaço está aberto para o posicionamento da outra parte, no caso a repórter Mirella Cunha e do apresentador do programa, Uziel Bueno. Neste fim de semana estarei em Salvador por conta do III Encontro Nacional dos Blogueiros. Seria muito bom poder tratar desse caso com os atores locais.

Atualizando:

O repórter Felipe Rousselet havia entrado em contato com Celso Schroder, presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) logo cedo, mas ele não tinha como atendê-lo. No momento em que publicava este post, chegou a resposta de Schroder. Segue. Abaixo dela, uma ponderação minha.

“Entramos em contato com o Sindicato dos Jornalistas da Bahia para pedir que averiguem se a matéria que está sendo divulgada foi ao ar desta maneira, ou se ela foi editada antes. Sabemos que o ambiente da blogosfera não é totalmente confiável. Temos canais confiáveis e outros nem tanto. Primeiro será feita esta checagem da matéria e da informação pelo Sindicato da Bahia. Em posse das informações, vamos nos manifestar em relação ao mau jornalismo praticado, humilhação e total falta de sensibilidade. É um ataque ao jornalismo quando um profissional abandona os princípios da profissão. Se confirmada violação ética, vamos publicar uma nota de repúdio. Quanto as ações contra os responsáveis pela matéria, serão analisadas as medidas cabíveis pela Comissão de Ética do Sindicato de Jornalistas da Bahia, que compõe o Fenaj. O Conselho de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas é uma instância superior para análise de recursos. Ambos não fazem parte do sindicato. São independentes, como os conselhos de ética de todos os sindicatos brasileiros.

Em que pese toda essa análise, nós manifestamos absoluto repúdio a este tipo de jornalismo e ressaltamos que não podemos permitir este tipo de postura. Como nós denunciamos as violências contra os jornalistas, e cobramos punição contra aqueles que as praticam, um jornalista não pode ter este tipo de comportamento. Quanto as possíveis punições, apesar do nosso esforço, nos não conseguimos constituir um Conselho Federal dos Jornalistas por pressão das empresas do setor. Este tipo de conselho tem autonomia de caçar a licença. Atualmente a Fenaj não pode caçar o registro de um profissional, podemos apenas denunciar eticamente.”

O presidente da Fenaj ao ponderar que “o ambiente da blogosfera não é confiável” por acaso esta querendo dizer que se tivesse saído no Globo tudo bem? Aí ele acreditava? O vídeo tem o logo da Band e do programa Brasil Urgente, além da repórter ser a mesma que trabalha no veículo. Tudo coincidência…

Atualizando 2:

A Band afirmou em nota que vai “tomar todas as medidas disciplinares necessárias. A postura da repórter fere o código de ética do jornalismo da emissora”.

 

Leia também:

Jornalistas baianos divulgam manifesto contra reportagem da Band

A repórter loira, o suposto negro estuprador e uma sequência nojenta

 

Fonte: Blog do Rovai

+ sobre o tema

Nós e a Conferência Nacional de Comunicação

por: Nilza Iraci - Presidenta do Geledés Instituto da Mulher Negra "A...

‘Foram derrotados todos os que tinham complexo de vira-lata’, diz Dilma

Vídeo com pedido de desculpas do país à presidenta...

Mídia Alternativa dá Pouco espaço á questão Racial

Apenas 19 dos 118 veículos de comunicação alternativa da...

para lembrar

Sem alarde nem preconceito Vigor aborda homossexualidade em anúncio para Facebook

Pode até ser que abordar homossexualidade em 2014 já...

Juca Ferreira defende regulação urgente dos meios de comunicação

por Altamiro Borges, do Viomundo A Secretaria de Imprensa da Presidência da...

New York Times diz que a Globo é a TV que ilude o Brasil

Um artigo publicado no jornal New York Times, e...

Monica Iozzi critica Folha por editar entrevista e publica íntegra

Após criticar a Rede Globo e chamar a mídia...
spot_imgspot_img

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...

Mvúka: Futuros Diversos através das vivências Negras

A ideia de uma realidade diversa de futuro para o povo negro brasileiro, se constrói a partir da interpretação crítica do passado e das...
-+=