terça-feira, setembro 21, 2021
InícioQuestão RacialO branco ante a rebeldia do desejo: um estudo sobre a branquitude...

O branco ante a rebeldia do desejo: um estudo sobre a branquitude no Brasil

Resumo

Esta tese O branco ante a rebeldia do desejo objetiva analisar o branco pesquisador que estuda o negro, a cultura, o “universo” negro, etc. A questão central é a seguinte: Por que o branco pensa o Outro e não em si? Ante a esse propósito, optei pela técnica da entrevista, visto que, foi a forma mais direta que encontrei para colher a informação que pretendia. A pesquisa que realizei foi qualitativa e fiz o uso das análises de discurso e de conteúdo para colaborar com a interpretação dos dados. “Vossa Excelência, o branco”, é a figura fundamental deste trabalho. Na primeira parte, procurei conhecê-lo por meio de uma análise histórica e também no contraste com o negro. Além disso, realizei umaautorreflexão com base no pressuposto de que o conhecimento científico possui uma característica subjetiva. Na segunda parte, abordei algumas características culturais e psicológicas da branquitude contemporânea e dialoguei com os acadêmicos que entrevistei. Em nossa interação, tratamos de temas e problemas das relações raciais, sem deixar de perder o foco da problemática principal. Durante a pesquisa, optei também por entrevistar o pesquisador branco que estuda o próprio grupo. A minha intenção foi conhecer sua perspectiva a respeito do seu colega “que pensa o Outro”, levando-se em conta que “ele pensa em si”. Por causa do perfil diferente de pesquisadores surgiu um pequeno contraponto a respeito do problema racial. Para o primeiro (grupo de pesquisadores) seria um “problema do negro”, enquanto, o segundo, considera como um “problema do branco”. Quanto ao arcabouço teórico, dialoguei com a teoria nacional e internacional referente à raça, com maior ênfase aos estudos referentes à branquitude. A mais, fiz uso dos estudos “descoloniais” e da epistemologia clássica(…)

Do UNESP

This thesis “White people facing the rebellion of desire” analyzes the white researcher who studies black people, black culture, the “black universe” etc. The central question is: Why does the “white” think about the Other instead of himself? For this purpose, I’ve chosen the interview technique, the most direct way for me to collect the information I wanted. I’ve conducted a qualitative research using the method of discourse analysis and also content analysis to help me with the data interpretation. “Your Excellency, the white is the key figure of this work. In the first part, I’ve tried to make acquaintance to this persona through historical analysis, opposing it to the black persona. In a(…)

Como citar este documento

CARDOSO, Lourenço. O branco ante a rebeldia do desejo: um estudo sobre a branquitude no Brasil. 2014. 290 f. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/115710

 

RELATED ARTICLES