O CNA – Congresso Nacional Africano da África do Sul festeja 100 anos com grande pompa

O Congresso Nacional Africano (CNA), que celebra seus 100 anos nesta semana, chegou ao poder em 1994 depois de várias décadas de luta contra o regime do apartheid, conseguindo até o presente evitar as atitudes autoritárias que caracterizaram muitos partidos de “libertação na África”.

O movimento prevê celebrar seu aniversário com grande pompa, na presença de cerca de 30 chefes de Estado, em Bloemfontein (centro) – cujo nome africano é Mangaung -, no mesmo local onde foi fundado o Congresso Nacional Indígena sul-africano (SANNC) – rebatizado de Africain National Congress (ANC) em 1923 – no dia 8 de janeiro de 1912.

Mais de 100 mil pessoas são esperadas na capital do Estado livre, onde foram anunciados três dias de festa, de sexta-feira a domingo.

No programa estão um torneio de golfe, cerimônias tradicionais, shows, jantares de gala, o acendimento de uma chama centenária, que deve dar a volta ao país em um giro, e a apoteose no domingo com uma grande festa no estádio da cidade, durante a qual o presidente Jacob Zuma tomará a palavra. Os correios sul-africanos emitirão um selo pela ocasião.

Embora o CNA não tenha divulgado a lista de convidados, indicou que havia convidado seus companheiros de luta, que vão de representantes de antigos movimentos antiapartheid escandinavos e do Partido do Congresso indiano a dignatários de países que o ajudaram quando estava proibido na África do Sul (entre 1960 e 1990).

Como o partido é fiel em suas amizades, lamentou a morte do ditador líbio Muamar Kadhafi e manifesta apoio ao antidemocrático presidente do Zimbábue Robert Mugabe e ao rei da Suazilândia Mswati III, último monarca absoluto da África que proíbe os partidos políticos.

Mas, ao contrário de diversos “movimentos de libertação” africanos que chegaram ao poder antes dele, o CNA resistiu até o presente às tentações autoritárias.

Protegidos por uma Constituição muito liberal, 13 partidos diferentes possuem vagas no Parlamento, o poder Judiciário é forte, os recursos perante os tribunais são numerosos e a imprensa não se priva de criticar o governo.

Embora o CNA não seja um partido único, seu peso no cenário político sul-africano – atualmente dispõe de 264 deputados sobre um total de 400 no Parlamento – o deixa com as mãos livres.

O partido gostaria de ter, sem dúvida, suas mãos mais livres ainda no que se refere ao poder. O presidente Zuma repetiu em várias oportunidades que a justiça não deve impedir que o governo trabalhe, e também nomeou amigos em postos de liderança do aparato judicial.

Além disso, promoveu a votação de uma lei que ameaça enviar à prisão jornalistas que publicarem dados classificados como secretos. Resta saber quais dados serão classificados desta forma, já que a imprensa dedicou-se a denunciar os escândalos de corrupção que atingem regularmente o CNA e seus ministros.

 

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

Un maire noir de Paris en 1879, effaçé des archives et de l’Hisoire

Severiano de Hérédia, Un maire noir de Paris Un Caribéen noir,...

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...

A Bíblia como literatura africana: o discurso religioso no olhar da igualdade racial

Festival Ortodoxo em Lalibela – Divulgação: Holiday to Ethiopia Por...

para lembrar

Para escritora nigeriana, a África é mal compreendida pelo Ocidente

As pessoas costumam ter pena do continente e olham...

Africanos devem escrever História dos países

Iva Cabral, filha de Amílcar Cabral, disse, na sexta-feira,...

Exército amplia ofensiva contra radicais islâmicos na Nigéria

Fonte: Uol-   O Exército da Nigéria aumentou ontem o...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=