O complicado dilema sobre gays enrustidos e mulheres machistas

Claro que existem mulheres machistas tanto quanto existem gays enrustidos e amargos, mas essas pessoas não podem ser as grandes culpadas pela própria opressão, não faz sentido

Por NANA QUEIROZ, do AzMina

Nesta semana eu dei um fora nas redes sociais. Quando soube do horrível ataque em Orlando, em que um homem que parecia ter conflitos com a própria sexualidade matou 49 pessoas na boate gay Pulse, soltei uma frase mais ou menos assim: “É isso que a sociedade ganha ao reprimir os homossexuais, leva as pessoas à loucura e a atos extremos.”

O que há de errado com a minha postagem? Acompanhe comigo o raciocínio que eu, alertada com muito carinho por meus amigos gays e lésbicas, também acabei de entender:ao insinuar que todo ato violento de homofobia vem dos próprios gays enrustidos, eu estava aumentando o coro que diz que eles são o câncer do mundo. Ou seja: o problema não seria a ideia de que machos heterossexuais são o suprassumo da batata doce, mas que os gays são desequilibrados quando não são aceitos.

Ajuda a compreender quando fazemos um paralelo com a ideia de mulheres machistas. Claro que existem mulheres machistas tanto quanto existem gays enrustidos e amargos, mas essas pessoas não podem ser as grandes culpadas pela própria opressão, não faz sentido. Dizer que “os homens são machistas por culpa das mães que os criam assim” e que “todo homofóbico é gay enrustido” é o mesmo que afirmar que “os negros eram escravos por culpa deles mesmos que não resistiram à escravidão”. Entende como é confortável mudar o foco do problema do verdadeiro vilão para culpar a vítima?

E, acima de tudo isso, não está confirmado que o atirador seja gay. Existe, sim, a possibilidade dele frequentar esses ambientes apenas para planejar ataques. Ódio puro e simples. Mas me permitam continuar com a possibilidade dele ser, de fato, enrustido, por força da argumentação.

Mas agora que já fiz o mea culpa e expliquei o abacaxi todo, me permitam introduzir algumas nuances à questão. E acho isso importante porque a internet é a terra da lacração, né? Não tem espaço pra mais ou menos, é só sim ou não – e de preferência como meme ou frase quase publicitária. E nosso feminismo e luta pelos direitos LGBT não podem ser assim, justamente porque estamos lutando para que as pessoas sejam livres e não para que troquem os dogmas machistas por um novo conjunto de dogmas em formato GIF.

E a questão é que esse discurso tem limites e sabe por quê? Porque tanto as mulheres machistas quanto os gays enrustidos são pessoas com livre arbítrio e seria um tremendo desrespeito com elas imaginar que não tinham a mínima capacidade crítica para lutar contra a própria submissão. E, sim, quando uma mulher diz para seu filho pequeno que ele deve ser “pegador”, ela é parcialmente culpada pelo machismo daquela criança. O que as pessoas esquecem, no entanto, é que a culpa dela é muito, muito menor do que a culpa do pai que leva o moleque num puteiro aos 13 anos, ou do Faustão, que coloca mulheres semi-nuas feito enfeites na televisão durante toda a vida daquela criança.

Reconhecer que gays e mulheres têm um papel duplo de vilão e vítima é importante para que nós, enquanto minorias, percebamos que temos o poder de reagir.

Assim, o atirador da boate podia ter usado seu perfil no Grinder e suas visitas à Pulse para conhecer pessoas gays maravilhosas que ajudariam ele a libertar seu coração do amargor. Poderia ter buscado ajuda psicológica e até igrejas LGBT friendly – aqui nos EUA, onde eu também vivo, tem uma igreja com bandeira LGBT na porta em todos os bairros. Mas isso não tira a culpa de absolutamente ninguém que repetiu a ele, tantas vezes, que ele iria ao inferno se realizasse esses desejos. Ninguém que riu de outros gays fazendo com ele sentisse que se tratava de algo de que ele teria que se envergonhar.

No fundo, esse homem é um produto da repressão e da intolerância e disso somos todos culpados por não sermos, enquanto seres humanos, acolhedores o suficiente. É produto de uma lei capenga que permite acesso a armas a qualquer um. Mas ele também escolheu ser violento. E dizer isso, com todas as nuances envolvidas, não é culpabilizar a vítima, é empoderá-la por afirmar que ninguém está condenado a um destino de oprimido por ser minoria: há sempre um caminho pra libertação. Sem nos esquecer, jamais, que essa é sempre, um culpa socialmente compartilhada.

assedio-samba-nana

SOBRE @ AUTOR@: NANA QUEIROZ

A Nana é autora do livro “Presos que Menstruam” e roteirista do filme de mesmo nome que está em produção (e querendo virar série). Ela também é colunista do Brasil Post e criadora do protesto Eu Não Mereço Ser Estuprada. Entrou nas listas de mulheres mais destacadas de 2014 do UOL, Brasil Post e do think tank feminista Think Olga. Como jornalista, trabalhou nas revistas Época, Galileu, Criativa e Veja, além dos jornais Correio Braziliense e Metro. No ativismo, foi media campaigner da Avaaz. É bacharel em jornalismo pela USP e especialista em Relações Internacionais pela UnB. Tem três paixões na vida: o companheiro João, o cachorrinho Pequi e séries e filmes de zumbis.

+ sobre o tema

Teoria que não se diz teoria

A separação entre teoria e prática é um histórico...

‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os...

Sou mulher. Suburbana. Mas ainda tô na vantagem: sou branca

Ontem ouvi algo que me cativou a escrever sobre...

Por um feminismo de baderna, ira e alarde

Neste 8M, ocuparemos politicamente as ruas e as nossas...

para lembrar

27 ideias de tatuagens feministas

Que tal eternizar na pele seus ideais de luta...

Vereadores de SP aprovam lei que permite presença de doulas em hospitais e maternidades da cidade

Vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (7)...

Ato na USP cobra ação de diretor sobre ‘ranking sexual’ em Piracicaba

Grupo se reuniu em frente à diretoria da universidade...
spot_imgspot_img

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=