“O currículo é um dos caminhos pelos quais a escola pode cumprir um papel em relação à desigualdade”

A especialista em currículo Cláudia Valentina Assumpção Galian discute diferentes concepções de currículo, os elementos que o influenciam e as relações entre eles e os fundamentos da educação integral

Por João Marinho e Vanessa Nicolav, para Educação e Participação

O que é currículo para a educação, afinal? O que se deve abordar num momento em que, graças à discussão em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNC), o tema volta com força? É preciso garantir espaço para escolhas por parte da escola e dos professores? Qual a importância do território, do tempo e da comunidade para uma proposta curricular, na perspectiva do desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens?

A especialista em currículo e docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) Cláudia Valentina Assumpção Galian discute essas e outras questões na entrevista em vídeo exclusiva à plataforma Educação&Participação.

A pesquisadora também estará presente no debate virtual Currículo e educação integral, que acontece no próximo dia 3 de maio, às 10h, com transmissão ao vivo aqui mesmo, na plataforma, na companhia de Maria Cristina Garavelo, coordenadora do Programa Cidade Escola de Porto Alegre (RS). A entrevista dá insumos e faz provocações para os temas que serão abordados no debate.

Assista à entrevista completa, ou navegue mais abaixo pelos trechos do vídeo, de acordo com blocos temáticos:

O que é currículo

Cláudia Galian inicia a entrevista abordando as diferentes concepções de currículo, desde as que pressupõem uma listagem de conteúdos até a defendida por ela mesma: “currículo vai muito além do que a escola deve ensinar”, ou seja, não se limita à proposta de um documento formal. Definir a qual concepção o educador se reporta é essencial para o debate e para um currículo real. Confira no primeiro bloco da entrevista:

O cidadão que queremos

Partindo de uma concepção mais ampla de currículo, para Cláudia Galian, é necessário discutir que tipo de cidadão se quer formar antes de debater o conteúdo a ser ensinado/aprendido.

Currículo é escolha, sustenta a especialista, e essa escolha determina os conhecimentos escolares que serão abordados. Saiba mais no segundo e no terceiro bloco da entrevista:

Currículo, relações de poder e hierarquia das disciplinas

A definição de uma proposta curricular é essencialmente o espelho das relações de poder existentes na sociedade: não apenas entre diferentes estratos sociais, mas também entre as concepções existentes no interior de cada disciplina e mesmo entre as próprias disciplinas, o que impacta não só a proposta curricular em si, mas também a maneira como será implementada na escola.

Nesse processo, algumas vozes têm mais força e expressão, enquanto outras são silenciadas ou mesmo distorcidas. No entanto, ao passo que as relações de poder mudam com o tempo, o currículo é, por definição, temporário – e as vozes que não apareceram em uma proposta continuam pressionando para serem ouvidas. A importância dessas relações de poder é o tema dos três blocos seguintes da entrevista:

Currículo, território e comunidade

Faz parte do papel do professor – e da própria escola – considerar quem é o aluno com o qual ele se relaciona. Isso, para Cláudia Galian, significa que uma proposta curricular deve não apenas dar espaço para que a escola e o professor possam fazer escolhas, mas também levar em consideração o território e a comunidade em que o aluno se insere. Saiba mais no bloco:

O potencial das parcerias

“A escola precisa ser apoiada nas suas escolhas”, diz a especialista. Para Galian, ainda que seja importante manter a centralidade da escola quando se discute o currículo, a parceria da escola pública com outras instituições e organizações guarda inúmeras potencialidades. Confira no bloco:

Currículo e desigualdades sociais

Para Galian, é impossível cobrar da escola a resolução de todas as desigualdades sociais: não apenas a escola já está inserida em uma sociedade desigual, como há desigualdades que extrapolam a escola.

No entanto, “a escola pode muita coisa”, e o currículo “é um dos caminhos pelos quais podemos tentar fazer com que a escola cumpra um papel em relação a essa desigualdade”.

Além disso, a proposta rompe com “aquela ideia pobre de meritocracia”: a de que, “se o aluno se esforçar, ele pode tudo na escola”, sem levar em consideração os pontos de chegada diferentes com que adentram a escola. Veja no penúltimo bloco da entrevista:

Ampliação e requalificação dos tempos

Em uma realidade de tempos acelerados e excessivamente recortados, a ampliação da jornada é um dos elementos que propiciam melhor aplicação de uma proposta curricular, segundo a especialista. Veja por quê no último bloco:

A entrevistada

Cláudia Valentina Assumpção Galian é graduada em Biologia com mestrado e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em currículo com pós-doutorado pelo Institute of Education da University of London, atualmente é docente na graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Além do currículo, seus estudos concentram-se também nos temas do conhecimento escolar e ensino de Ciências.

Foto e Vídeo: Vanessa Nicolav

+ sobre o tema

Grupo da FE discute relações étnico-raciais na educação

Na escola, nosso primeiro ambiente de convivência pública, construímos...

Enem: Mais de 4 mil participantes tinham acima de 60 anos

Entre os 3,3 milhões de estudantes que fizeram...

Piso salarial do magistério é constitucional, diz o STF

  O Supremo Tribunal Federal (STF) considera constitucional...

para lembrar

Candidatos a professores em SP têm de apresentar exames caros

Testes médicos exigidos de 12 mil candidatos custam mais...

Enem: AGU recorre de decisão da Justiça sobre segunda prova

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou nesta quinta-feira...

MEC divulga lista dos aprovados no Sisu

Com um dia de antecedência, o MEC (Ministério da...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=