O deputado Leréia PSDB-GO quer processar policial que o acusou de racismo

O deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) quer abrir um processo administrativo no Senado contra um policial do Congresso que o teria acusado de racismo. O policial teria relatado que o deputado o teria chamado de “macaco”, lhe ordenando que “procurasse um pau para subir”. O incidente aconteceu quando o agente pediu a identificação de Leréia para que o parlamentar pudesse entrar no Senado.

O parlamentar declarou, por meio de nota oficial, que jamais chamou o agente de macaco. “Essa frase por mim proferida em nenhum momento dá sentido ao animal macaco, na qual o servidor alega que citei”, disse o deputado, que confirmou ter ordenado que o polícial subisse em um pau.

“O servidor em questão quis me intimidar através da força física, e assim apontou o dedo em minha face, e só depois usei o termo ‘vai procurar um pau para subir’. Um jargão regional bastante utilizado, no qual se dá a conotação de ‘vai fazer algo mais importante no momento do que querer se aparecer'”, falou.

O deputado declarou não concordar com o uso de policiais no controle de acesso do Congresso Nacional. “Aproveito o ensejo para registrar minha aversão ao erro primário do Congresso Nacional quando concedeu poder de polícia aos seguranças que controlam a entrada e saída dos funcionários e parlamentares nas entranhas da Casa. A partir daí, eles usam dessa prerrogativa para abordar de forma grosseira os demais pares, funcionários e visitantes”, disse Leréia, que alegou não ter mostrado a sua identificação para não dar margem à prerrogativa de “dar carteirada”.

No pedido de processo administrativo encaminhado ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o deputado afirma que os servidores que cuidam da segurança da Casa precisam conhecer os políticos, já que “os parlamentares não conduzem crachás pendurados no pescoço”. Ainda não há respostas do Senado sobre o pedido do deputado.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=