O diabo não é tão feio

Por Fernanda Pompeu

 

Quer dizer, às vezes o diabo é medonho de feio. Vem disfarçado em doença grave, separação, luto, demissão, despejo, depressão. Faz estrago, bagunça o que havíamos arrumado, bota certezas de pernas para o ar, enterra imerecidas estacas no coração.

Mas o “dito cujo” também gosta de se disfarçar em temores e ansiedades. De repente está tudo bem, o cotidiano correndo nos trilhos, e aparece o diabinho se fazendo de diabão. E da maneira que ele mais gosta, transforma nosso modesto paraíso num ostentoso inferno.

No caso da visita do diabinho, o jeito é arranjar estratégias para se livrar dos temores e domesticar as ansiedades. Pois o temor impede nossa ação, e a ansiedade nos leva a precipitações. Estas, por natureza, nos induzem a erros.

Existem muitas estratégias para neutralizar o “coisa ruim”. Uma das mais inteligentes é desmistificar ou, usando uma palavra da moda, desconstruir a presença e o poder do demônio. Vê-lo mais bonitinho do que feio.

No livro Manchete, escrito por Arnaldo Niskier, há uma passagem impagável que tem como personagem o Mané Garrincha (1933-1983). Ajudando aos muito jovens: junte o Ronaldo e o Neymar num craque só e você terá o Garrincha. O sujeito tinha as pernas tortas e uma única vocação: balançar as redes.

Pois na Copa de 1962, no Chile, o Brasil bateu a Inglaterra – sempre uma potência futebolística – por 3 a 1. Sendo que o Mané fez os três gols. No final do jogo, o cronista Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo de Sérgio Porto, perguntou para o camisa 7 como tinha sido jogar contra os ingleses.

Garrincha respondeu: “Foi igual a jogar contra o São Cristóvão”. Repare na ousadia do craque em comparar a grande Inglaterra ao pequeno time carioca São Cristóvão. O que ele fez? Desmontou a figura do diabo. Deu o recado: faça o seu jogo sem se importar com o tamanho do adversário.

Então toda vez que uma circunstância negativa ou adversidade aparecer na sua frente, atravancando seus passos, entristecendo seu coração, lembre dessa história do Mané Garrincha. A melhor forma de enfrentar o diabão é torná-lo um anjinho.

 

 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Inatividade contra o racismo pode custar caro ao Facebook

A falta de atividade contra o racismo e o...

‘Marca’ Lula é a segunda mais forte em lista de celebridades

A força do nome Lula só perde para a...

Copie você mesmo – Por: Fernanda Pompeu

Começo esta crônica para o Mente Aberta citando...

Quem está pior, a economia ou o jornalismo?

Quem acompanha a situação da economia pelos jornais vê...

para lembrar

Passagem de ônibus em SP vai aumentar para R$ 3

Declaração foi feita pelo prefeito Gilberto Kassab na manhã...

Com 359 votos, Câmara aprova PEC 241 em 2º turno

Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, 25,...

Quem é a ministra que renunciou em protesto contra a lei antiterror da França

Líder negra, anticolonialista, independentista e feminista deixa o Ministério...

Telefonia: Fim da tarifa interurbana vai beneficiar quase 70 milhões

Moradores de 39 regiões metropolitanas e de três...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=