quarta-feira, agosto 17, 2022
InícioEm PautaBrasil aumenta cotas para negros nos campos santos - por Jorge da...

Brasil aumenta cotas para negros nos campos santos – por Jorge da Silva

Os programas de cotas raciais têm provocado muita polêmica. Percebe-se agora que o Brasil vem aumentando sem maior alarde a cota de negros nos campos santos. Lê-se, por exemplo, no Portal da Empresa Brasil de Comunicação – EBC / Agência Brasil (29/11/2012), reportando dados do ‘Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil’, o seguinte:

“Taxa de homicídios entre negros cresce 5,6% em oito anos, enquanto a de brancos cai 24,8%”

Brasília – Enquanto a taxa de homicídios entre brancos no país caiu 24,8% de 2002 a 2010, entre a população negra cresceu 5,6% no mesmo período. Em 2002, morriam assassinados, proporcionalmente, 65,4% mais negros do que brancos. Oito anos depois, foram vítimas de homicídio no Brasil 132,3% mais negros do que brancos.

De acordo com o estudo, morreram assassinados no país 272.422 negros entre 2002 e 2010, com uma média anual de 30.269 mortes. Somente em 2010, foram 34.983 registros.

Para Fazer o levantamento, foram considerados os dados do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde.”

E agora, José? Você diz que no Brasil não existem negros nem brancos, pois seríamos todos misturados (incolores, José?). Diz também que o Brasil é uma democracia racial (como pode, José, se você também diz que não existem raças, e que, portanto, falar em racismo é besteira?). Acho que estão provocando você, José. Não vi ninguém chamar o ministro Joaquim Barbosa de moreninho. E ainda me vêem esses pesquisadores falar em negros e brancos. E aquela história que você conta, que você tem pele clara, cabelos loiros e olhos azuis, mas que você não é branco, pois contaram a você que a avó do seu avô era, parece, negra ou índia? Lembra-se? E ainda por cima, veja só, inventaram que matam mais negros do que brancos. Não pode ser, José, o Brasil é um país pacífico, como você cansa de dizer.

Bem, José, acho que você tem que tomar uma atitude. O que você tem a dizer dessas cotas de negros nos campos santos, comparadas às outras cotas. Deve ser invenção, você não acha?

PS. Acho que Drummond me perdoaria.

Fonte: Blog do Jorge Silva

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench