Brasil aumenta cotas para negros nos campos santos – por Jorge da Silva

Os programas de cotas raciais têm provocado muita polêmica. Percebe-se agora que o Brasil vem aumentando sem maior alarde a cota de negros nos campos santos. Lê-se, por exemplo, no Portal da Empresa Brasil de Comunicação – EBC / Agência Brasil (29/11/2012), reportando dados do ‘Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil’, o seguinte:

“Taxa de homicídios entre negros cresce 5,6% em oito anos, enquanto a de brancos cai 24,8%”

Brasília – Enquanto a taxa de homicídios entre brancos no país caiu 24,8% de 2002 a 2010, entre a população negra cresceu 5,6% no mesmo período. Em 2002, morriam assassinados, proporcionalmente, 65,4% mais negros do que brancos. Oito anos depois, foram vítimas de homicídio no Brasil 132,3% mais negros do que brancos.

De acordo com o estudo, morreram assassinados no país 272.422 negros entre 2002 e 2010, com uma média anual de 30.269 mortes. Somente em 2010, foram 34.983 registros.

Para Fazer o levantamento, foram considerados os dados do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde.”

E agora, José? Você diz que no Brasil não existem negros nem brancos, pois seríamos todos misturados (incolores, José?). Diz também que o Brasil é uma democracia racial (como pode, José, se você também diz que não existem raças, e que, portanto, falar em racismo é besteira?). Acho que estão provocando você, José. Não vi ninguém chamar o ministro Joaquim Barbosa de moreninho. E ainda me vêem esses pesquisadores falar em negros e brancos. E aquela história que você conta, que você tem pele clara, cabelos loiros e olhos azuis, mas que você não é branco, pois contaram a você que a avó do seu avô era, parece, negra ou índia? Lembra-se? E ainda por cima, veja só, inventaram que matam mais negros do que brancos. Não pode ser, José, o Brasil é um país pacífico, como você cansa de dizer.

Bem, José, acho que você tem que tomar uma atitude. O que você tem a dizer dessas cotas de negros nos campos santos, comparadas às outras cotas. Deve ser invenção, você não acha?

PS. Acho que Drummond me perdoaria.

Fonte: Blog do Jorge Silva

+ sobre o tema

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia limite de renda para compra da casa própria

Rendimento mensal máximo sobe de R$ 4.900 para R$...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

Serra chama negros tucanos ao Palácio para abafar crise

Fonte: Afropress     S. Paulo - A crise aberta com as...

Racismo, uma das piores formas de intolerância

Por: Janguiê Diniz – Fundador e Acionista Majoritário do...

para lembrar

Esconde – Esconde

No Brasil 56 mil pessoas são assassinadas por ano....

Racismo: a máquina de matar e encarcerar negros – Deborah Small

Os fatores que levam ao racismo resultam em mortes...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Ações afirmativas sob ataque

O receio e o sentimento de ameaça sentidos por parcelas da população como reação à crescente presença negra em lugares antes considerados apenas para...
-+=