O episódio de ‘Master of None’ que fez Lena Waithe levar o Emmy de ‘Melhor Roteiro’

Trama reflete a experiência da atriz e roteirista ao se assumir lésbica para a mãe.

Lena Waithe entrou para a história do Emmy Awards como a primeira mulher negra a ganhar o prêmio na categoria Melhor Roteiro em Série de Comédia.

Atriz, produtora e roteirista, ela recebeu o troféu no último domingo (17) em Los Angeles, nos EUA, durante a cerimônia que consagrou The Handmaid’s Tale e Big Little Lies como as grandes produções para TV de 2017.

O troféu foi entregue à Lena por conta de seu trabalho em Thanksgiving, episódio da segunda temporada de Master of None, escrito em parceria com Aziz Ansari – responsável pela série disponível na Netflix. O episódio é protagonizado por ela mesma e reflete a experiência da artista ao se assumir lésbica para a mãe e familiares.

Ao receber o troféu, Lena mandou um recado otimista à comunidade LGBT:

“Vejo cada um de vocês. As coisas que nos fazem diferentes são nossos superpoderes. Todos os dias, quando vocês saem pela porta, colocam suas capas imaginárias e vão conquistar o mundo (…) Porque o mundo não seria tão bonito se não estivéssemos nele.”

O olhar afetuoso da artista para uma realidade geralmente marcada por preconceito e opressão é um dos ingredientes que fizeram de Thanksgiving um produto digno de Emmy.

Com humor sutil, o episódio acompanha Denise, personagem de Lena na série, durante cinco comemorações do Dia de Ação de Graças na casa de sua mãe, Catherine.

Nesse período, que vai de 1992 a 2017, o espectador acompanha a personagem em processo de descoberta de sua homossexualidade, a abordagem da questão com a mãe e a forma como Catherine lida com a sexualidade da filha ao longo do tempo.

YouTube video

Catherine é interpretada por ninguém menos que Angela Basset.

Estrela com indicação ao Oscar no currículo, a atriz foi nomeada ao Emmy deste por conta do episódio na categoria Melhor Atriz Convidada. Ela já indicada outras três vezes ao prêmio: por The Rosa Parks Story (2002) e duas temporadas de American Horror Story (Coven Freak Show).

Em um dos momentos mais tocantes do episódio, o foco muda brevemente da questão da sexualidade de Denise para a paisagem social, na qual estão todos inseridos. Ainda crianças, Denise e seu amigo Dev (Aziz Ansari) ouvem de Catherine uma explicação sucinta e segura sobre o que é minoria política.

Catherine: “Você é negra e ele é indiano. Os dois são minorias.”

Denise: “O que é uma minorias?”

Catherine: “É um grupo de pessoas que tem que batalhar duas vezes mais para conseguir ter a metade.”

Catherine aponta para Denise e diz: “E você é uma mulher negra, então vai ter que trabalhar três vezes mais.”

Em declarações à imprensa, Lena disse que convidou Angela para participar da série porque é fã da atriz e o fato de contracenar com um ícone trouxe a tensão e respeito que ela almejava para o episódio.

Não bastasse todos esses elementos que compõem Thanksgiving, o episódio tem ainda a direção de Melina Matsoukas, que já dirigiu a série Insecure, exibido pela HBO, e diversos clipes icônicos – incluindo Just Dance, de Lady Gaga, We Found Love, de Rihanna, e Formation, de Beyoncé.

Ótimo trabalho, Lena!

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...