O episódio de ‘Master of None’ que fez Lena Waithe levar o Emmy de ‘Melhor Roteiro’

Trama reflete a experiência da atriz e roteirista ao se assumir lésbica para a mãe.

Lena Waithe entrou para a história do Emmy Awards como a primeira mulher negra a ganhar o prêmio na categoria Melhor Roteiro em Série de Comédia.

Atriz, produtora e roteirista, ela recebeu o troféu no último domingo (17) em Los Angeles, nos EUA, durante a cerimônia que consagrou The Handmaid’s Tale e Big Little Lies como as grandes produções para TV de 2017.

O troféu foi entregue à Lena por conta de seu trabalho em Thanksgiving, episódio da segunda temporada de Master of None, escrito em parceria com Aziz Ansari – responsável pela série disponível na Netflix. O episódio é protagonizado por ela mesma e reflete a experiência da artista ao se assumir lésbica para a mãe e familiares.

Ao receber o troféu, Lena mandou um recado otimista à comunidade LGBT:

“Vejo cada um de vocês. As coisas que nos fazem diferentes são nossos superpoderes. Todos os dias, quando vocês saem pela porta, colocam suas capas imaginárias e vão conquistar o mundo (…) Porque o mundo não seria tão bonito se não estivéssemos nele.”

O olhar afetuoso da artista para uma realidade geralmente marcada por preconceito e opressão é um dos ingredientes que fizeram de Thanksgiving um produto digno de Emmy.

Com humor sutil, o episódio acompanha Denise, personagem de Lena na série, durante cinco comemorações do Dia de Ação de Graças na casa de sua mãe, Catherine.

Nesse período, que vai de 1992 a 2017, o espectador acompanha a personagem em processo de descoberta de sua homossexualidade, a abordagem da questão com a mãe e a forma como Catherine lida com a sexualidade da filha ao longo do tempo.

Catherine é interpretada por ninguém menos que Angela Basset.

Estrela com indicação ao Oscar no currículo, a atriz foi nomeada ao Emmy deste por conta do episódio na categoria Melhor Atriz Convidada. Ela já indicada outras três vezes ao prêmio: por The Rosa Parks Story (2002) e duas temporadas de American Horror Story (Coven Freak Show).

Em um dos momentos mais tocantes do episódio, o foco muda brevemente da questão da sexualidade de Denise para a paisagem social, na qual estão todos inseridos. Ainda crianças, Denise e seu amigo Dev (Aziz Ansari) ouvem de Catherine uma explicação sucinta e segura sobre o que é minoria política.

Catherine: “Você é negra e ele é indiano. Os dois são minorias.”

Denise: “O que é uma minorias?”

Catherine: “É um grupo de pessoas que tem que batalhar duas vezes mais para conseguir ter a metade.”

Catherine aponta para Denise e diz: “E você é uma mulher negra, então vai ter que trabalhar três vezes mais.”

Em declarações à imprensa, Lena disse que convidou Angela para participar da série porque é fã da atriz e o fato de contracenar com um ícone trouxe a tensão e respeito que ela almejava para o episódio.

Não bastasse todos esses elementos que compõem Thanksgiving, o episódio tem ainda a direção de Melina Matsoukas, que já dirigiu a série Insecure, exibido pela HBO, e diversos clipes icônicos – incluindo Just Dance, de Lady Gaga, We Found Love, de Rihanna, e Formation, de Beyoncé.

Ótimo trabalho, Lena!

+ sobre o tema

Com racismo crescente, Itália vence Mundiais de Clubes com atletas negros

"Estou muito orgulhosa desse time e não queremos parar"....

007 | Idris Elba quer que próximo Bond seja uma mulher negra

Já há alguns anos, quando começaram os rumores de...

Moradores do Quilombo Rio do Macaco sofrem ameaça de despejo

Lideranças e entidades do movimento negro da Bahia denunciam...

Capoeiristas farão censo para mapear grupos na capital paulista

O Fórum da Capoeira do Município de São Paulo...

para lembrar

Idris Elba considerado o homem mais sexy de 2018 pela People

A revista já deu a conhecer o nome do...

Quem é Regé-Jean Page, a estrela da série “Bridgerton”?

Se você for como nós, sua obsessão de férias...

SITUAÇÃO ATUAL SOBRE OS DIREITOS QUILOMBOLAS

Na história do Brasil, as Comunidades Quilombolas são...

Cabo Verde em destaque no álbum Antologia de Músicas Africanas

Carina David Já está no mercado a compilação "Antologia...
spot_imgspot_img

Reconhecimento da Unesco pode difundir ainda mais Maracatu Nação

O envio do dossiê do governo federal com o pedido de reconhecimento do Maracatu Nação, também conhecido como baque virado, como Patrimônio Cultural Imaterial...
-+=