O fotógrafo que mudou a imagem da África nos Estados Unidos

As imagens da guerra e da pobreza moldaram as ideias que muitas pessoas têm sobre a África.

O fotógrafo americano Eliot Elisofon (1911-1973) decidiu visitar o continente africano para mostrar que ele também é um vasto território cheio de riqueza e variedade.

Elisofon trabalhou como fotógrafo para a revista Life durante sua carreira e fez 11 expedições a países da África.

Suas fotos, especialmente as imagens coloridas, ofereceram ao público americano um olhar sobre povos, culturas e paisagens do continente, na segunda metade do século 20.

Seu legado fotográfico é parte de uma exposição no Museu Nacional Smithsonian de Arte Africana em Washington.

O fotógrafo americano Eliot Elisofon (1911-1973) decidiu visitar o continente para mostrar que a África é muito mais do que guerra e pobreza. Nesta imagem de 1947, Ele aparece com o Monte Kilimanjaro ao fundo. 

geledes2

Elisofon trabalhou como fotógrafo para a revista Life durante sua carreira e fez 11 expedições à África. Seu legado fotográfico é parte de uma exposição no Museu Nacional Smithsonian de Arte Africana em Washington. Nesta foto, de 1970, um arco-íris aparece na região do Lago Kivu, no que hoje é a República Democrática do Congo.

geledes3

As imagens africanas de Elisofon alcançaram um público na América que em grande parte ignorava a cultura e a diversidade africanas. A curadora da exposição em Washington, Amy Staples, disse à BBC que, antes da Segunda Guerra Mundial, as imagens da África vinham de Hollywood, livros ou desenhos animados infantis. “Não era um retrato autêntico da África, mas uma mitologia da África”, diz. Nesta fotografia, um baile de máscaras na República Democrática do Congo. 

geledes4

Staples diz que as imagens tinham um enorme impacto sobre o público dos Estados Unidos. “Antes, talvez eles não tivessem visto grandes imagens coloridas da África na imprensa dos EUA, especialmente em uma revista popular como a Life.” A foto desta mulher também foi tirada na atual República Democrática do Congo.

geledes5

A África vivia um período de turbulência e transição no pós-guerra e muitos países buscavam a independência. Elisofon, nesta foto obtida por volta de 1970, ajudou a destacar os novos líderes do continente. O período coincidiu com o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos.

 

geledes6

Além de seu trabalho como fotógrafo, Elisofon foi um colecionador que ajudou a estabelecer o primeiro estudo formal da arte africana no país. Durante sua vida, ele recolheu mais de 700 objetos de arte. A exposição no Smithsonian reúne suas fotografias e objetos, além de filmes, livros e jornais. Elisofon, autor de vários livros de imagens, também trabalhou em projetos de televisão. O objeto na foto é um pingente da Costa do Marfim.

geledes7

A exposição também comemora o 40º aniversário dos Arquivos Fotográficos de Eliot Elisofon, um centro de pesquisa e referência sobre a África localizado no museu Smithsonian. A coleção tem cerca de 350 mil peças. Na foto, dois anéis da aldeia Dinka, em Sudão do Sul.

geledes8

Claro, o continente apresentado por Elisofon mudou drasticamente nas últimas décadas, mas as 80 mil imagens que ele doou ao Museu Nacional de Arte Africana é um legado da sua missão pessoal de abrir os olhos dos Estados Unidos para a variedade e a riqueza da África. Todas as imagens cortesia Smithsonian.

 

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Fotógrafo registra tribos e comunidades remotas prestes a serem extinguidas; veja fotos

 

Fonte: BBC

 

+ sobre o tema

UA recompensa cientistas africanos

A União Africana (UA) identificou cinco cientistas africanos para...

A literatura engajada do Nobel de Literatura Wole Soyinka

Por: Nahima Maciel Wole Soyinka foi o primeiro e único...

Negros estrangeiros buscam Mama África paulistana

Segundo relatório da Polícia Federal de dezembro de 2013,...

para lembrar

Primeira usina solar que transforma água do oceano em água potável está no Quênia

Um relatório recente disponibilizado pela UNICEF e pela Organização...

Eto’o e Drogba detonam médicos que sugeriram teste para vacina contra a Covid-19 na África

Camaronês e marfinense apontam racismo na proposta dos pesquisadores Do...

‘Ela só queria nos humilhar’ conta estudantes africanos sobre racismo da polícia em Porto Alegre

Samir Oliveira Quando vieram ao Brasil em busca de aperfeiçoamento...

Medo do Ebola jogou 2 jovens africanos nas ruas de SP

Justiça negou acolhimento em abrigo e meninos foram colocados...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=