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    Imagem da ativista Hariet Tubman vai estar nas notas de 20 dólares/ Foto retirada do site O Globo

    Imagem da ativista negra Harriet Tubman vai substituir ex-presidente americano na nota de 20 dólares

    DAVE KOTINSKYGETTY IMAGES

    Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

    Barbie de Maya Angelou || Reprodução Instagram

    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

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    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

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    Divulgação

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      Imagem: Júlia Rodrigues/Divulgação

      Emicida e o direito de sermos quem somos

      Comissão ARNS (Divulgação )

      Brasil: etnocracia branca contra a maioria negra

      Aliyyah e Yasmeen Koloc/ Imagem retirada do site UOL

      Irmãs de 16 anos são alvos de racismo e sexismo no Rally Dakar; FIA repudia

      Reprodução/Facebook

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      “Mas morreu esse tanto de gente por covid-19 mesmo?”

      Arquivo Pessoal

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      Alicia Keys (Foto: Rob Latour/Shutterstock)

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      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

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        Imagem da ativista Hariet Tubman vai estar nas notas de 20 dólares/ Foto retirada do site O Globo

        Imagem da ativista negra Harriet Tubman vai substituir ex-presidente americano na nota de 20 dólares

        A historiadora e militante negra Beatriz Nascimento (1942-1995), cuja vida e pensamento conduzem a narrativa do documentário 'Ôrí' (Foto: REPRODUÇÃO/ORI)

        Antes de ‘AmarElo’ de Emicida, estes documentários já contavam a trajetória do negro no Brasil

        Rainha Abla Pokou (Foto: Imagem retirada do site DW)

        Rainha Abla Pokou: Mãe do povo Baoulé da Costa do Marfim

        Jessica Ellen em foto de divulgação do single Pomba Gira (Foto: Gabriella Maria)

        Jéssica Ellen canta a Umbanda e celebra ancestralidade em ‘Macumbeira’: ‘Conexão espiritual’

        Tatiana Tibúrcio levou o prêmio APCA de Melhor Atriz por sua interpretação da doméstica Mirtes Souza, no especial 'Falas Negras' — Foto: TV Globo/Victor Pollak

        Tatiana Tibúrcio ganha o prêmio APCA de Melhor Atriz por atuação em ‘Falas Negras’

        Edneia Limeira dos Santos - Foto: Nego Júnior

        Samba Rock na Cidade de São Paulo: Uma Análise da Evolução do Gênero Desde os Anos 1970 nos Bailes Blacks, até o Registro Como Patrimônio Cultural Imaterial

        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

        Elenco de 'Uma Noite em Miami' (Foto: Patti Perret/Amazon)

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        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

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              O Negro na Sala de Aula

              08/11/2009
              em Educação
              Tempo de leitura: 9 min.

              ALUNO NA SALA DE AULA

              A educação é um campo com seqüelas profundas de racismo, pra não dizer, um veículo de comunicação da ideologia racial branca. Quase nada aprendemos em nossa passagem pela sala de aula sobre contribuições, valores, historia e realidades relacionadas ao negro no Brasil. Essa constatação não só é feita no que diz respeito ao ensino básico, mas vai se reproduzir nas instancias de preparação dos educadores ou seja no ensino superior.

              Fonte: Africa

              “Alguns de nós não receberam na sua educação e  formação de professores e educadores o necessário preparo  para lidar com o desafio que a problemática da convivência com a diversidade e as manifestações de discriminação dela resultadas colocam na nossa vida profissional. Essa falta de preparo , que devemos considerar como reflexo do mito da democracia racial, compromete, sem duvida, o objetivo fundamental  da nossa missão no processo de formação dos futuros cidadãos  responsáveis  de amanhã. Com efeito, sem  assumir nenhum complexo de culpa, não podemos  esquecer que somos produtos de uma educação eurocêntrica e que podemos reproduzir consciente ou inconscientemente os preconceitos que permeiam nossa sociedade”.[2]

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              11/12/2020

               

              O processo educacional na história do Brasil tem, sistematicamente, privilegiado a população branca em detrimento dos afro-brasileiros. A história do Brasil é construída com base no trabalho escravo. Os negros em um período de 350 anos garantiram aos brancos escravocratas as bases sócio-econômicas para o desenvolvimento, inclusive no campo da educação. No período pós abolição aos negros, dentre tantas proibições, o acesso à educação se constitui em um dos maiores e mais perverso mecanismo de exclusão social, cujas conseqüências chegam até nossos dias. A restrição dos negros à educação na historia do Brasil vem desde 1854 quando o Decreto 1.331 de 17 de fevereiro  impedia aos escravos o acesso à educação nas escolas publicas. Já no Decreto 7.031 de 6 de setembro de 1878 restringia ao horário noturno a presença dos negros nas escolas[3].

               

              É verdadeiro o entendimento que a educação nunca foi para todos em nosso país. Entretanto é corrente a noção de que “quem quer consegue”, ou seja, é uma questão de mérito. A concepção meritocrática que vem sendo utilizada como fundamento para justificar a não implementação de políticas públicas específicas para os afro-descendentes “esquece” de analisar a questão do privilégio. O que muitos chamam de mérito, nada mais é que privilégio.

               

              Como verificar mérito e compará-lo entre segmentos tão distintos no que diz respeito às oportunidades?

               

              É interessante observar como essa questão recebeu tratamento por algumas universidades norte americanas na recolocação e análise deste problema.

               

              “Universidades como a da Califórnia e a do Texas em Austin redefiniram sua concepção de mérito, tornando-a mais inclusiva, à medida que contemplaram na escolha de candidatos a avaliação da capacidade de superar dificuldades e obstáculos que encontraram na vida, o que teria demandado desses candidatos um esforço maior que aquele dispensado por outros que experimentaram condições mais favoráveis. (…)  O mérito passaria a significar, então, a capacidade que os estudantes têm de, em condições adversas, superarem as dificuldades encontradas por meio do esforço realizado, mesmo que os resultados ainda não sejam os mesmos que os daqueles estudantes que se encontravam em situações bem mais favoráveis. O mérito concebido com medida justa do empenho de cada um. Para além de uma mera retórica, essa concepção tem se mostrado não só necessária, diante das desigualdades de oportunidades de acesso existentes, mas também viável, como indicam os resultados positivos alcançados pelas instituições que utilizaram programas de ação afirmativa”.[4]

               

              Os mecanismos para auferir “méritos” tão propalados na contemporaneidade tendem a colocar em competição os atores de um processo fundado na desigualdade de condições e oportunidades. Em decorrência dessa concepção, nega-se no ambiente educacional a valorização da diversidade étnica no que se refere à inclusão presencial dos negros, em conformidade com sua representação na população brasileira.

               

              A diversidade é uma riqueza presente na sociedade brasileira, que necessita ser assegurada constitucionalmente, para que se cumpram os princípios de equidade e justiça na educação. O reconhecimento dessa realidade, tanto do ponto de vista científico-acadêmico, quanto de políticas públicas, significa respeitá-la, valorizá-la e promovê-la na sua pluralidade de manifestações superando, assim, as desigualdades. “O enfrentamento da desigualdade racial brasileira solicita uma política pública afirmativa que enfrente o desafio de integrar as perspectivas ‘universalista’ e ‘diferencialista’ na construção de uma política educacional anti-racista orientada pelos valores da diversidade e o direito à diferença”[5].

               

              Contemplar a diversidade necessariamente passará por reflexões profundas de como estão estruturadas a práticas do racismo na vida da sociedade brasileira, bem como que estratégias utilizar para superá-las.

               

              “Quando pensamos em fatores  que podem dificultar e até mesmo impedir a implementação de um conjunto de medidas públicas de ação afirmativa em prol do combate ao racismo e da promoção da população negra no sistema de ensino, duas formas de racismo devem ser consideradas: o racismo institucional e o racismo individual, presentes nas instituições e nos profissionais do sistema de ensino. O primeiro tipo de racismo está ligado à estrutura da sociedade, e não dos seus indivíduos isoladamente. O racismo institucional engendra um conjunto de arranjos institucionais que restringe a participação de um determinado grupo racial, forjando uma conduta rígida frente às populações discriminadas. No caso das políticas educacionais, nota-se uma fixidez de comportamento negativo frente as propostas de implementação de políticas de ação afirmativa”. [6]

               

               

              A lei 10.639 que coloca o ensino da Historia da África e da Cultura Afro-brasileira nos currículos do ensino básico das redes publica e privada de educação no Brasil, segundo BARROS,

               

              “veio estabelecer um marco legal para que a sociedade organizada compreenda a injustiça de um sistema educacional que discriminava o negro e seus descendentes privando significativa parcela da sociedade brasileira da compreensão da historia dos afrodescendentes na constituição e formação social do país”[7]

               

              Com o evento da lei, algumas iniciativas no processo de sua implementação vem sendo desenvolvido com a colaboração decisiva da sociedade civil organizada.  Uma constatação corrente no meio educacional é a lacuna, o vazio do ponto de vista do conteúdo na formação dos professores. Como ensinar aquilo que não se aprendeu? Como abordar um tema que tem permanecido como tabu na sociedade brasileira.

               

              Poucos querem falar de negro, muito poucos gostam de falar de negro no processo educacional, menos ainda os que sabem falar de negros numa sala de aula, numa perspectiva de formação cidadã. Diante de tais questionamentos, o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas desencadeou um processo continuado de tratamento da questão. Foi sempre uma preocupação institucional provocar e suscitar a discussão bem como subsidiar tal discussão, visando qualificar os debates e as ações. Com essa concepção foi organizado o Curso de Capacitação de Professores em Historia da África e Cultura Afro Brasileira. O curso foi estruturado em dez temas compreendidos como de grande relevância para a implementação da lei. Os mesmos foram trabalhados por professores mestres, doutores e especialistas, que tiveram oito horas de trabalhos em sala de aula em cada uma das cinco turmas de educadores, agrupados em numero de sessenta em cinco regiões do Estado do Rio de Janeiro.

               

              Objetivando o envolvimento dos estudantes do Ensino Médio nas discussões dos conteúdos apontados pela lei, foi organizado o Concurso de Redação nos anos de 2006 e 2007. No primeiro ano o Concurso foi realizado apenas no estado do Rio de Janeiro e contou com a participação de mais de duzentas escolas dos diversos municípios do estado. Já no ano de 2007, além de escolas do Rio de Janeiro, o Concurso se estendeu também às escolas de São Paulo. Nesse processo, escolas, professores, e pessoas ligadas aos movimentos sociais e à educação tiveram envolvidos em debates, palestras, discussões do filme “Resistência Negra no Brasil: A construção da Igualdade Racial”, material preparado com tal finalidade. Veiculou também pelas escolas a Revista A Cor do Brasil, como instrumento de subsidio aos alunos no processo de elaboração de suas redações. Como materiais para didáticos foram produzidas seis volumes da Coleção Cadernos do CEAP, onde foram abordados os temas que perfazem os conteúdos da lei 10.639.

               

              Esse processo evidenciou a necessidade de tratarmos, no processo educacional, dos temas relacionados às culturas negras, à diversidade e pluralidade cultural como riqueza necessária para o reconhecimento das identidades.

               

              Quando sei quem sou, tomo consciência de minha identidade, me coloco como ator social de um modo qualitativamente relevante no processo de interação social. O ser humano é um ser social, um ser cultural. Apropriar-se da identidade é reconhecer as diferenças como componentes fundamentais na vivencia cidadã em uma determinada sociedade. Tal reconhecimento é condição indispensável para a convivência respeitosa ante a diversidade que caracteriza a dignidade do ser humano.

               

              Segundo a música de Lecy Brandão, “na sala de aula é que se forma um cidadão, na sala de aula é que se muda uma nação”. Essa concepção explicitada na música nos proporciona uma reflexão a respeito de como o processo educacional influencia decisivamente no que cada um de nós é na sociedade.

               

              A construção de uma nação com cidadãos partícipes exige a explicitação no cotidiano escolar dos valores socioculturais constitutivos das mais profundas aspirações, dos sonhos e esperanças dos mais diversificados segmentos que compõem a nossa sociedade.

               

              Nesse contexto, o diferente não mais será objeto de medo e de exclusão, Será apenas diferente. E como tal, digno de ser conhecido, respeitado, valorizado e integrado na convivência humana.

               

              Uma nova práxis educacional nos permitirá avançar qualitativamente no processo de superação das costumeiras praticas de exclusão. Ademais, possibilitará vislumbrar reais caminhos de construção do ser negro, com auto-estima, com orgulho de ser e com horizontes abertos.

               

              A sala de aula atuará como espaço de crescimento humano e os educadores como desencadeadores de horizontes novos para o desabrochar  dos elementos e valores  da africanidade presente na sociedade brasileira.

               

              A educação então se tornará um processo de cultivo do saber e da riqueza humana numa perspectiva de engendramento de um mundo mais solidário, verdadeiramente democrático e justo. E então sim,

              “… vai ser tão bonito se ouvir a canção cantada de novo”..

              “…vamos sonhar companheiros, sonhar bem ligeiro, sonhar em mutirão”.

               


              [1] José Geraldo da Rocha, Dr em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC/Rio; Professor de Antropologia, Sociologia e Cultura Brasileira na Graduação e Mestrado da  UNIGRANRIO; Professor do Programa de Estudo Sobre o Negro no Brasil – PENESB/UFF  e Agente de Pastoral Negro.

              [2] MUNANGA, Kabenguele. Superando o Racismo na Escola. 2ª edição revisada, Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Continuada , Alfabetização e Diversidade,2005, p.15.

              [3] BARROS, José Flavio Pessoa de. Xangô, a Historia que a escola vai poder contar. In: SANTOS, Ivanir dos, ROCHA, José Geraldo da (orgs). Diversidade & Ações Afirmativas.. Rio de Janeiro: CEAP, 2007. p.36

              [4] MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial. Educ. Soc. vol.25 no. 88 Especial Campinas Out. 2004

              [5] CAVALLEIRO, Eliane & HENRIQUES, Ricardo. Educação e Políticas Públicas Afirmativas: elementos da agenda do Ministério da Educação. In Ações Afirmativas e Combate ao Racismo nas Américas. Edição MEC /BID UNESCO, Brasília, 2005. P 212.

              [6] HENRIQUES, Ricardo e CAVALLEIRO, Eliane, in SANTOS, Sales Augusto dos (org). Op. Cit p 213

              [7] BARROS, José Flavio Pessoa de .op.cit.

               

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              • "O artigo inicia-se a partir do conceito de cultura no sentido geral, antropológico. Entre os tantos termos que são utilizados para definição de cultura. Neste artigo, cultura será analisada por meio dos próprios atores que a promovem, nas esferas sociais e políticas. Além disso, por ser o samba rock uma manifestação cultural contemporânea e em avanço, foi analisado o conceito de que para uma cultura em observação, as variáveis são muitas e estão em pleno acontecimento, construção e evolução." Leia o Guest Post de Edneia Limeira em www.geledes.org.br
              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
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