O passo a passo para ter os cachos da Helena

Se você quer assumir os cachos como a personagem Helena, de Viver a Vida, aprenda cuidados básicos na hora de lavar, secar e hidratar os fios

Os cachos estão com tudo, não só pela personagem Helena, vivida pela atriz Taís Araújo, na novela das oito Viver a Vida, mas porque as mulheres perceberam que é muito bom assumir os próprios cabelos. Mas não adianta sair por aí com as madeixas de qualquer jeito, para fazer tanto sucesso quanto as belas da TV, é preciso seguir algumas orientações. E para quem adotou o alongamento como Taís, é preciso mais atenção. Para saber o passo a passo desses cuidados, conversamos com a hairstylist Lílian Souza, especialista em alongamento. Veja quais são as dicas para ter cachos saudáveis com ou sem alongamento.

Lavagem: cuidado com a temperatura da água
Cabelos crespos devem sempre ser lavados com água morna ou fria, pois a água muito quente causa ressecamento dos fios e do couro cabeludo, deixando os cachos com um aspecto opaco e sem vida. O ideal é finalizar cada lavagem capilar com um jato de água fria, pois ativa a circulação sanguínea e devolve os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento dos fios, deixando-os brilhantes e macios.

Alongamento: não deixe resíduos e seque bem os fios
No caso do cabelo da atriz Taís Araújo, que se trata de um alongamento, os cuidados devem ser redobrados, pois além de prestar atenção na temperatura da água, deve-se lavar muito bem, e principalmente não deixar resíduos de condicionador, pois estes produtos foram feitos para serem retirados dos fios e sua permanência pode provocar efeito contrário ao de uma hidratação. Se o alongamento for feito com tela deve-se ter mais cuidados na hora de lavar e também de secar, pois como a tela é de tecido, se não secar direito pode acarretar um cheirinho não agradável.

Pós-lavagem: não exagere nos cremes para pentear

A maioria das mulheres que adota cabelos crespos faz uso de cremes para pentear. Apesar de serem quase indispensáveis, se não forem usados com cautela, podem causar alguns problemas. É muito comum usá-los sem retirar os resíduos da aplicação anterior, o que pode deixar os fios com aspecto ensebado, além de causar entupimento dos folículos e levar à queda capilar. O ideal é usar esses produtos sem exagero, podendo substituí-los por um mousse ou ativador, de acordo com a aceitação dos fios.

Menos volume: fique de olho nos produtos

O relaxamento é um processo muito comum em cabelos crespos. Mas deve ser feito com cautela, apenas para diminuir um pouco o volume. O principal é escolher produtos de confiança, hoje encontramos no mercado diversos produtos, os mais comuns são a base de guanidina, hidróxido de sódio e amônia.

Cores: as cores mais indicadas
Para cabelos crespos, os tons mais indicados vão do dourado ao vermelho, o resultado quase sempre é extremamente satisfatório.

Cuidados extras: a hidratação deve entrar na rotina
Cabelos crespos são geralmente mais ressecados, assim hidratar torna-se fundamental. Se puder ser feita uma vez por semana, melhor ainda, assim é possível repor tudo que se perde durante as químicas.

Fonte: Caras

 

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...