O presidente anunciou vai dar incentivo fiscal para indústrias que comprarem material reciclável direto dos catadores de rua

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (23) que tomou “cartão vermelho” da primeira-dama Marisa Letícia porque anda se estendendo muito nos discursos e que, por isso, não vai mais improvisar, mas ler suas falas. Lula fez a declaração em tom de brincadeira de festa de Natal com catadores e também população de rua em São Paulo.

– A dona Marisa está com cartão vermelho para mim já há uns 20 dias e eu não posso ser expulso justamente na véspera de Natal quando a gente mais precisa de carinho e chamego.

No evento, o presidente anunciou que vai dar incentivo fiscal para indústrias que comprarem material reciclável direto dos catadores de rua.

Ele também aproveitou o discurso para criticar a imprensa, “que não olha para os moradores de rua” e disse que é muito fácil dizer de “forma pejorativa” que é um mendigo e não descrever que às vezes a pessoa “deitada na calçada” não teve oportunidade.

O governo anunciou também um gasto de R$ 20,1 milhões para comprar 25 imóveis do INSS e da Secretaria do Patrimônio da União para morador de rua. O anúncio foi feito pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, ao lado de Lula.

Dentre os prédios para população de baixa renda estão um na rua Conselheiro Crispiniano e outro na avenida Ipiranga. Estes imóveis não são ocupados e podem ser terrenos ou prédios. O recurso está previsto no Orçamento e vai para o fundo previdenciário.

Também participam do evento, os ministros Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), Luiz Dulci (Presidência)e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social); os senadores Eduardo Suplicy e Aloizio Mercadante; e o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini.

Fonte: R7

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...