O que abre e o que fecha no feriado de aniversário de São Paulo

Nesta terça-feira (25), aniversário da cidade de São Paulo, mercados municipais e postos de atendimento das subprefeituras não irão funcionar.

Já postos de atendimento de saúde e parques ficarão abertos.

Trens e Metrô também vão funcionar, mas com algumas restrições.

Veja o que abre e o que fecha no feriado de 25 de janeiro, aniversário de São Paulo

 Abre parcialmente

Abastecimento
Na terça-feira (25), os mercados municipais não abrirão, com a exceção do Central Leste e do Vila Formosa, que funcionarão até às 13h, e do Teotônio Vilela, que atenderá até às 14h. Na segunda-feira (24), todos os que funcionam às segundas-feiras, abrirão nos horários habituais.

Os sacolões não funcionarão no feriado, exceto o Estrada do Sabão e da Lapa, que atenderão até às 13h. No dia 24, todos os que funcionam às segundas-feiras, abrirão normalmente.

As feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais na terça-feira. Não há férias livres às segundas-feiras.

Assistência Social
Os serviços dos Abrigos/Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente e Centros de Acolhida, os antigos albergues, funcionarão nornalmente na segunda e na terça-feira.

O Centro de Referência de Cidadania do Idoso, a Loja Social, o Restaurante-Escola, os Centros para Criança e Adolescente, o Centro de Referência de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social permanecerão fechados.

Cultura
Os teatros, as bibliotecas, os pontos de leitura, Bosque da Leitura, o Monumento à Independência e a Casa do Grito não abrirão. A Biblioteca Mário de Andrade, que estava em reforma, será reaberta para o público no dia 25.

Já os sítios Morrinhos e da Ressaca, as casas do Bandeirante, Modernista, do Tatuapé e a Capela do Morumbi funcionarão normalmente. Assim como a Galeria Olido. Os centroc culturais São Paulo e da Juventude fecharão na segunda-feira (24), mas abrem na terça-feira

No dia 31 de dezembro, não haverá atendimento ao público. As agências funcionarão normalmente no dia 3 de janeiro de 2011. As contas de consumo (água, luz, telefone etc.) e os carnês que vencerem no dia 31 de dezembro poderão ser quitados no dia 3 de janeiro, sem incidência de multa.

Educação
Nos dias 24 e 25 os CEUs (Centro Educacional Unificado) vão abrir para as atividades do Programa Recreio nas Férias, no horário habitual. As creches municipais que funcionam em sistema de plantão não atenderão durante o feriado.

Esportes
Não há atividade nos Clubes da Cidade às segundas-feiras (24). Na terça-feira (25), todos estarão abertos para as atividades de esporte e lazer do Programa Recreio nas Férias, nos horários habituais.

Subprefeituras e Trabalho
As Praças de Atendimento das Subprefeituras não funcionarão nos dias 24 e 25.

Os CATs (Centros de Apoio ao Trabalho), os CATs Móveis, a Tenda do Trabalhador e as unidades do banco de microcrédito São Paulo Confia não atenderão na segunda-feira (24).

Os postos fixos do São Paulo Confia só funcionarão na segunda-feira, das 9h às 15h. Todos os serviços serão normalizados na quarta-feira (26).

 Abre

Saúde
No dia 25, os hospitais, prontos-socorros e os serviços do AMA (Assistência Médica Ambulatorial) funcionarão normalmente, assim como as AMAs 24 horas.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde), as AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades fecham no dia 24 de janeiro e voltam a atender na quarta-feira (26).

Verde e Meio Ambiente
Todos os parques municipais abrirão nos dias 24 e 25, com exceção do Jardim da Luz, que não abre às segundas-feiras.

TRANSPORTES
EMTU
Os ônibus intermunicipais com destino à capital paulista circularão em menor número na terça-feira (25), correspondente a um sábado. Já na véspera, a operação será normal, segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Ônibus municipais
Na segunda-feira (24), a circulação de coletivos será feita com 70% da frota, segundo a SPTrans (são Paulo Transporte). Já na terça-feira (25), apenas 50% da frota circulará.

Metrô
Os passageiros do Metrô contarão com um reforço na oferta de viagens, na sexta-feira (21), nas linhas 1-Azul (Tucuruvi-Jabaquara), e 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera). Nas demais linhas, a oferta de trens será normal, segundo o Metrô.

No sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24), a circulação de trens ocorrerá sem alterações. Já na terça-feira (25), a operação será feita como em um domingo.

Na quarta-feira (26), a operação será iniciada mais cedo nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha para atender os usuários que retornarão à cidade. As linhas 1 e 3 começarão a operar às 4h e a Linha 2 às 4h30. A Linha 5-Lilás iniciará a operação no horário habitual, às 4h40.

CPTM
A circulação na terça-feira (25) será igual a um sábado, já que o feriado é apenas na capital. No sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24), a circulação de trens será a habitual. De acordo com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), nos horários de menor demanda, a CPTM executará obras no sistema, modificando os intervalos nas
linhas:

Linha 7-Rubi (extensão Francisco Morato-Jundaí) Das 7h20 às 18h de domingo (23), serviços de manutenção da rede aérea de alimentação elétrica e poda de árvores na região da Estação Botujuru aumentarão os intervalos de viagens entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi) Das 20h de sábado (22) até o fim da operação comercial de domingo (23) e das 22h de segunda-feira até o fim da operaçaõ de terça-feira (25) haverá obras nos equipamentos de via e implantação do novo sistema de sinalização entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda. Nesse trecho, a operação será feita com maiores intervalos. Entre as estações Barra Funda e Itapevi, a circulação ocorrerá sem alterações.

Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú)
Das 22h de sábado (22) até às 9h de domingo (23), devido a obras de montagem de estruturas da futura Estação Pinheiros do Metrô, os trens circularão com maiores intervalos entre as estações Osasco e Hebraica-Rebouças. No trecho entre Hebraica-Rebouças e Grajaú, a operação será feita normalmente.

Das 10h às 18h de domingo (23), em razão de obras nas vias entre as estações Osasco e Presidente Altino, os trens da Linha 9 circularão entre as estações Presidente Altino e Grajaú. Os usuários que precisarem desembarcar em Osasco deverão se transferir para a Linha 8-Diamante, na Estação Presidente Altino, para seguir viagem.

Das 22h dos dias 21, 23, 24 e 25 até o fim da operação comercial, por conta de serviços de melhorias na rede aérea de alimentação elétrica entre as estações Jurubatuba e Grajaú, os trens circularão com maiores intervalos.

Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) Durante a operação comercial de domingo (23), devido a obras de modernização de equipamentos de via entre as estações Capuava e Mauá, os trens partirão da Estação da Luz com destino à Estação Rio Grande da Serra circularão com maiores intervalos.

Linha 11-Coral/Expresso Leste (Luz-Guaianazes) No domingo (23), das 4h às 12h, por conta de serviços de melhorias na rede aérea de alimentação elétrica entre as estações Luz e Guaianazes, os trens circularão com maiores intervalos.

Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana)
A partir das 18h de sábado (22) até o final da operação comercial de domingo (23), as obras na faixa ferroviária, na região da Penha, provocarão maiores intervalos na circulação.

Fonte: R7

+ sobre o tema

Lewandowski apresentará normas para uso de câmeras corporais por policiais

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo...

Defensoria Pública de SP recorre ao STF contra flexibilização nas câmeras corporais na PM

A Defensoria Pública do estado de São Paulo entrou...

Imposto de renda: como apoiar projetos sociais na sua declaração

Pouca gente sabe, mas parte do seu imposto de renda devido...

Brasil investe pouco em prevenção de desastres

Separada por duas ruas da margem do rio dos...

para lembrar

O grito dos franciscanos e franciscanas do Brasil: “dirão que é comunismo, mas é Evangelho”

Um encontro histórico dos franciscanos e franciscanas de todo...

Netinho 39%, Marta 37%

Candidato do PCdoB tem 39% dos votos e petista...

Dilma diz que PSDB está “desesperado”

Por: ANA FLOR Candidata anuncia ações contra Serra e...

Aprender-te

Eu tinha quinze anos quando a ditadura militar forçou...

Ações para a cidadania

Testemunhamos casos de guerras, violências, feminicídios e racismo diariamente. Em quase todos eles, inúmeras vozes nas redes sociais prontamente assumem posicionamentos com verdades absolutas...

Entidades de segurança pública e direitos humanos dizem que novo edital precariza programa de câmeras da PM em SP

Entidades da sociedade civil ligadas à segurança pública manifestaram preocupação com o novo edital para contratação de 12 mil câmeras corporais para a Polícia...

Convenção da extrema direita espanhola é alerta para o Brasil

"Manter o ideal racial de um continente branco de famílias cristãs e heterossexuais" foi marca de destaque da convenção do Vox - Viva 24,...
-+=