O que abre e o que fecha no feriado de aniversário de São Paulo

Nesta terça-feira (25), aniversário da cidade de São Paulo, mercados municipais e postos de atendimento das subprefeituras não irão funcionar.

Já postos de atendimento de saúde e parques ficarão abertos.

Trens e Metrô também vão funcionar, mas com algumas restrições.

Veja o que abre e o que fecha no feriado de 25 de janeiro, aniversário de São Paulo

 Abre parcialmente

Abastecimento
Na terça-feira (25), os mercados municipais não abrirão, com a exceção do Central Leste e do Vila Formosa, que funcionarão até às 13h, e do Teotônio Vilela, que atenderá até às 14h. Na segunda-feira (24), todos os que funcionam às segundas-feiras, abrirão nos horários habituais.

Os sacolões não funcionarão no feriado, exceto o Estrada do Sabão e da Lapa, que atenderão até às 13h. No dia 24, todos os que funcionam às segundas-feiras, abrirão normalmente.

As feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais na terça-feira. Não há férias livres às segundas-feiras.

Assistência Social
Os serviços dos Abrigos/Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente e Centros de Acolhida, os antigos albergues, funcionarão nornalmente na segunda e na terça-feira.

O Centro de Referência de Cidadania do Idoso, a Loja Social, o Restaurante-Escola, os Centros para Criança e Adolescente, o Centro de Referência de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social permanecerão fechados.

Cultura
Os teatros, as bibliotecas, os pontos de leitura, Bosque da Leitura, o Monumento à Independência e a Casa do Grito não abrirão. A Biblioteca Mário de Andrade, que estava em reforma, será reaberta para o público no dia 25.

Já os sítios Morrinhos e da Ressaca, as casas do Bandeirante, Modernista, do Tatuapé e a Capela do Morumbi funcionarão normalmente. Assim como a Galeria Olido. Os centroc culturais São Paulo e da Juventude fecharão na segunda-feira (24), mas abrem na terça-feira

No dia 31 de dezembro, não haverá atendimento ao público. As agências funcionarão normalmente no dia 3 de janeiro de 2011. As contas de consumo (água, luz, telefone etc.) e os carnês que vencerem no dia 31 de dezembro poderão ser quitados no dia 3 de janeiro, sem incidência de multa.

Educação
Nos dias 24 e 25 os CEUs (Centro Educacional Unificado) vão abrir para as atividades do Programa Recreio nas Férias, no horário habitual. As creches municipais que funcionam em sistema de plantão não atenderão durante o feriado.

Esportes
Não há atividade nos Clubes da Cidade às segundas-feiras (24). Na terça-feira (25), todos estarão abertos para as atividades de esporte e lazer do Programa Recreio nas Férias, nos horários habituais.

Subprefeituras e Trabalho
As Praças de Atendimento das Subprefeituras não funcionarão nos dias 24 e 25.

Os CATs (Centros de Apoio ao Trabalho), os CATs Móveis, a Tenda do Trabalhador e as unidades do banco de microcrédito São Paulo Confia não atenderão na segunda-feira (24).

Os postos fixos do São Paulo Confia só funcionarão na segunda-feira, das 9h às 15h. Todos os serviços serão normalizados na quarta-feira (26).

 Abre

Saúde
No dia 25, os hospitais, prontos-socorros e os serviços do AMA (Assistência Médica Ambulatorial) funcionarão normalmente, assim como as AMAs 24 horas.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde), as AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades fecham no dia 24 de janeiro e voltam a atender na quarta-feira (26).

Verde e Meio Ambiente
Todos os parques municipais abrirão nos dias 24 e 25, com exceção do Jardim da Luz, que não abre às segundas-feiras.

TRANSPORTES
EMTU
Os ônibus intermunicipais com destino à capital paulista circularão em menor número na terça-feira (25), correspondente a um sábado. Já na véspera, a operação será normal, segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Ônibus municipais
Na segunda-feira (24), a circulação de coletivos será feita com 70% da frota, segundo a SPTrans (são Paulo Transporte). Já na terça-feira (25), apenas 50% da frota circulará.

Metrô
Os passageiros do Metrô contarão com um reforço na oferta de viagens, na sexta-feira (21), nas linhas 1-Azul (Tucuruvi-Jabaquara), e 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera). Nas demais linhas, a oferta de trens será normal, segundo o Metrô.

No sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24), a circulação de trens ocorrerá sem alterações. Já na terça-feira (25), a operação será feita como em um domingo.

Na quarta-feira (26), a operação será iniciada mais cedo nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha para atender os usuários que retornarão à cidade. As linhas 1 e 3 começarão a operar às 4h e a Linha 2 às 4h30. A Linha 5-Lilás iniciará a operação no horário habitual, às 4h40.

CPTM
A circulação na terça-feira (25) será igual a um sábado, já que o feriado é apenas na capital. No sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24), a circulação de trens será a habitual. De acordo com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), nos horários de menor demanda, a CPTM executará obras no sistema, modificando os intervalos nas
linhas:

Linha 7-Rubi (extensão Francisco Morato-Jundaí) Das 7h20 às 18h de domingo (23), serviços de manutenção da rede aérea de alimentação elétrica e poda de árvores na região da Estação Botujuru aumentarão os intervalos de viagens entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi) Das 20h de sábado (22) até o fim da operação comercial de domingo (23) e das 22h de segunda-feira até o fim da operaçaõ de terça-feira (25) haverá obras nos equipamentos de via e implantação do novo sistema de sinalização entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda. Nesse trecho, a operação será feita com maiores intervalos. Entre as estações Barra Funda e Itapevi, a circulação ocorrerá sem alterações.

Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú)
Das 22h de sábado (22) até às 9h de domingo (23), devido a obras de montagem de estruturas da futura Estação Pinheiros do Metrô, os trens circularão com maiores intervalos entre as estações Osasco e Hebraica-Rebouças. No trecho entre Hebraica-Rebouças e Grajaú, a operação será feita normalmente.

Das 10h às 18h de domingo (23), em razão de obras nas vias entre as estações Osasco e Presidente Altino, os trens da Linha 9 circularão entre as estações Presidente Altino e Grajaú. Os usuários que precisarem desembarcar em Osasco deverão se transferir para a Linha 8-Diamante, na Estação Presidente Altino, para seguir viagem.

Das 22h dos dias 21, 23, 24 e 25 até o fim da operação comercial, por conta de serviços de melhorias na rede aérea de alimentação elétrica entre as estações Jurubatuba e Grajaú, os trens circularão com maiores intervalos.

Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) Durante a operação comercial de domingo (23), devido a obras de modernização de equipamentos de via entre as estações Capuava e Mauá, os trens partirão da Estação da Luz com destino à Estação Rio Grande da Serra circularão com maiores intervalos.

Linha 11-Coral/Expresso Leste (Luz-Guaianazes) No domingo (23), das 4h às 12h, por conta de serviços de melhorias na rede aérea de alimentação elétrica entre as estações Luz e Guaianazes, os trens circularão com maiores intervalos.

Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana)
A partir das 18h de sábado (22) até o final da operação comercial de domingo (23), as obras na faixa ferroviária, na região da Penha, provocarão maiores intervalos na circulação.

Fonte: R7

+ sobre o tema

“É melhor morrer em pé do que viver de joelhos”

Quem ama as liberdades democráticas que se mire em...

Bolsonaro para os pobres, Paulo Freire para os ricos

A elite brasileira, que adora odiar Freire, compra a...

Abolicionismo do século 21

Por: Edson França Completamos no dia 13 de...

Senador republicano adere a Obama

Folha de São Paulo quarta-feira, 29 de abril de...

para lembrar

Lula afirma que quem quiser vencê-lo deverá acordar cedo e pôr “pé no barro”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transformou o...

Predominantes na classe C, negros movimentaram R$ 760 bilhões em 2012

De cada 100 pessoas que entraram na classe C...

Rápido como uma bala

Rápido como uma bala. Sob o título "É um...

Michelle Obama cria conta no Twitter e posta foto com novo visual

Michelle Obama resolveu comemorar seu aniversário de 49 anos, nesta...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=