Consciência Negra – o que é?

O dia da Consciência Negra foi celebrado pela primeira vez em 1971, o conceito evoca o sentimento de aclamação e aceitação das origens africanas na formação do povo brasileiro.

, do Escola e Educação 

Consciência Negra
Arte: Romulo Arruda

O que é Consciência Negra?

Consciência negra pode significar, em suma, a percepção da pessoa negra em relação às suas origens, no entendimento das raízes culturais e históricas dos seus antepassados.

A consciência negra também representa a identificação da causa e luta dos ancestrais africanos que desembarcaram no Brasil e trouxeram consigo toda a cultura, costumes e tradições do seu povo. É ter em mente que a escravidão foi abolida, mas que ainda há muita coisa a ser mudada no que diz respeito aos direitos da pessoa negra.

O conceito também traduz o sentimento de pertencimento do negro, não como apenas um “apêndice” da sociedade dominada pela classe branca, mas como um ser de valor e que faz parte da formação identitária do Brasil.

Dia da Consciência Negra no Brasil

A cada ano, é celebrado no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra.

A data foi escolhida em menção ao dia da morte de um dos maiores líderes anti escravagistas: Zumbi. O objetivo é trazer como reflexão a importância do povo e da cultura africana na construção do nosso país.

O preconceito ainda existe, e uma das formas de combatê-lo é discutindo e expondo as mazelas enraizadas no dia a dia da sociedade brasileira.

Último líder de um dos maiores quilombos do Brasil, o de Palmares, Zumbi enfrentou as investidas da Coroa portuguesa em defesa dos escravos que fugiam do trabalho desumano e das torturas vigentes nas fazendas da época.

Na época, Palmares era o maior quilombo do país, chegando a receber, em seu auge, cerca de 30 mil escravos fugitivos. A região onde estava localizado pertencia à capitania de Pernambuco, hoje atual cidade de União dos Palmares, município de Alagoas.

Prestes a se tornar uma lenda, no ano de 1965 da referida data, Zumbi é morto aos 40 anos por agentes do governo e partes do seu corpo foram expostas em praça pública, na cidade de Recife.

Para relembrar os feitos históricos e a luta pelos direitos da pessoa negra, em 9 de janeiro de 2003, foi incluído no calendário escolar atividades referentes ao Dia da Consciência Negra. Assim, tornou-se obrigatório o ensino sobre a história e cultura afro-brasileiras nas escolas, por meio de projetos e ações que tratem de temas, como: a luta dos negros no Brasil e seu papel na sociedade, cultura afro brasileira, identificação de etnias, discriminação, inserção do negro no mercado de trabalho e etc.

A Lei 12.519/2011 que institui oficialmente a data no calendário de comemorações foi sancionada apenas em 2011, tornando-se feriado em mil municípios.

Consciência Negra é Feriado nacional?

Datas de “alta significação” são por lei consideradas comemorativas, mas isso não quer dizer que sejam feriado nacional. O Dia da Consciência Negra é um desses casos.

Contudo, em 2013, foi apresentado um projeto de lei (ainda em tramitação) à Câmara dos Deputados que sugere tornar a data feriado nacional.

Saiba quais os estados e municípios brasileiros adotaram a Consciência Negra como feriado:

Alagoas – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 5.724/95;
Amazonas – Todos os municípios, Lei nº 84/2010;
Amapá – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 1169/2007;
Bahia – 3 municípios;
Espírito Santo – 2 municípios;
Goiás – 4 municípios;
Maranhão – 1 município (Pedreiras);
Minas Gerais – 11 municípios;
Mato Grosso do Sul – 1 município (Corumbá);
Mato Grosso – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 7879/2002;
Paraná – 3 municípios;
Rio de Janeiro – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 4007/2002;
Rio Grande do Sul – Todos os municípios – facultativo, Lei Estadual nº 8.352;
São Paulo – 102 municípios;
Tocantins – 1 município (Porto Nacional).

+ sobre o tema

Relatoria visita Piauí para investigar situação da Educação Quilombola

A Relatoria do Direito Humano à Educação estará de...

Olinda comemora o Dia da Consciência Negra

Por Ana Cláudia Ribeiro A Prefeitura de Olinda preparou várias...

para lembrar

Oliveira Silveira: Um dos idealizadores do 20 de Novembro

Junho de 2008. Eu estava na recepção de um hotel no...

Novembro Negro debate diversidade na infância e juventude na Ufal do sertão

Evento terá discussão em torno das pesquisas acadêmicas sobre...

1° Novembro Negro da OAB SP: Identidade, Memória e Resistência

O primeiro Novembro Negro da OAB-SP se inicia em...

Consciência Negra: não perca tempo com o inconformismo racista

Se é que temos o direito de renascer. Quero...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Influências africanas ilustram painéis artísticos que integram monumento que será inaugurado em São Luís

A Praça das Mercês abrigará o Monumento à Diáspora Africana, que busca visibilizar a contribuição do povo negro para a cultura e a identidade...

Benjamim de Oliveira: o palhaço negro que encantou multidões

Era um esquete comum protagonizado pelo palhaço Benjamim de Oliveira (1870-1954): ele imitava Jesus Cristo e ficava de braços abertos. Mas aí, acima de...
-+=