O que os povos de terreiros têm a ver com o debate de soberania?

Nós, negras e negros que vivemos de forma mais violenta as consequências do capitalismo e de seu filho dileto – o racismo, não podemos nos calar diante da entrega da produção de alimentos saudáveis para a indústria de alimentos transgênicos, que destroem nossa saúde e nos matam. Não podemos deixar de denunciar esse projeto, esse governo, que não considera a vida, a soberania alimentar, nem respeita a natureza que nos assegura a vida em sua plenitude.

Por Makota Célia Gonçalves Souza, do Brasil de Fato

“O Estado não pode privatizar a vida, não pode nos privar do direito à cidadania e dignidade” (Foto: Toninho Oliveir/Prefeitura de Campinas)

 

Para nós a natureza é vida, a água é vida, o solo é vida

Por isso, temos urgência em nos posicionar radicalmente contra toda e qualquer tentativa de privatização, de desmantelamento das políticas sociais, de escolha do capital e do mercado em detrimento à vida… Contra a entrega de nosso solo a empresas assassinas, que substituem a vida pela produção de minério, degradando o solo e destruindo famílias e comunidades, ceifando vidas em nome do lucro.

O Estado ausente e omisso é assassino nato de sonhos, de direitos e de vidas. Pois alimenta o ódio, apregoa o desprezo e se omite de sua principal função: proteger e garantir dignidade às suas cidadãs e seus cidadãos. O Estado não pode privatizar a vida, não pode nos privar do direito à cidadania e dignidade.

Quero reafirmar que nós, negras e negros e povos de terreiro, compreendemos a vida em plenitude, com suas complexidades e completudes, e nesta compreensão não há espaço para o privado, o isolado, o ignorado. Para nós a natureza é vida, a água é vida, o solo é vida. E esses devem ser partilhados, coletivizados para que todas e todos tenham acesso a uma vida digna e cidadã. Defendemos a posse da terra para quem nela vive, trabalha e dela tira o sustento. O pão deve ser de qualidade e partilhado para todas e todos e o trabalho um direito e uma possiblidade de vida e transformação.

A sanha fascista, privatista, racista, homofóbica e machista nega tudo isso, pois tem o mercado, o capital e a exploração do outro como princípio. A prepotência toma o lugar da racionalidade e do respeito.

Defender a soberania nacional e popular é defender a democracia, um Estado forte e compreensivo para com sua diversidade. E acreditar que só a organização popular, a resistência e mobilização social são garantias da transformação social. Não podemos nos calar e omitir quando nosso país é tomado de assalto por uma crescente onda de ódio, de racismo, machismo, homofobia, etc. É preciso ousar questionar, criticar, mudar e transformar.

Estamos vivendo esta situação porque temos um sistema político que é reflexo e propulsor das desigualdades. Olhamos os espaços de poder e não vemos o povo negro, mulheres, trabalhadores e trabalhadoras. As classes populares não estão nestes espaços. Por isso é urgente criar um novo sistema político onde caibam todos e todas. Precisamos ter um parlamento não apenas como a casa do povo, mas sim o povo ser o parlamento. Para isso, só com um sistema alicerçado no poder popular.

E tenho certeza de que juntas e juntos podemos vislumbrar nosso país como um lugar onde a vida tem preferência, reverência e vale a pena. Um país com novos sistemas sociais, onde democracia seja uma realidade, liberdade um direito e a equidade um fato. Um país onde a natureza seja um complexo de garantia de vida e não um quadro de natureza morta, onde a lama seja apenas uma mistura inofensiva de água e barro e não mar a lamber a vida, os sonhos e as expectativas em nome do lucro que mata.

+ sobre o tema

Snoop Dogg é preso por porte de maconha em cidade do Texas que recebe o esgoto de NY

Uma pequena quantidade de maconha foi suficiente para que...

Oprah Winfrey quer trazer seu canal para o Brasil

Em entrevista ontem, ao The Ney York Times, Oprah...

Taís Araújo encarna personagens masculinos em ensaio fotográfico

Taís Araújo mostrou seu lado camaleão em ensaio para...

Intolerância religiosa será debatida por lideranças e educadores

Nesta quarta-feira (31), o Centro de Apoio Operacional das...

para lembrar

João Cândido, o Almirante Negro da Revolta da Chibata

Filho de escravos, nascido nove anos depois da lei...

Senadores do Ceará lembram espírito libertário do Dragão do Mar

A contribuição do Dragão do Mar para a abolição...

O indomável Fela Kuti. A história do Presidente Negro que fez da música uma arma

Criador do afrobeat, referência maior da música africana, progenitor...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=