O racismo não é um direito

Opiniões.

Toda a gente tem uma. Melhor ou pior [in]formada, bem ou mal fundamentada, politicamente correcta ou não. No mundo da partilha instantânea, da velocidade de comunicação e da necessidade de expressão, a opinião é algo fácil de encontrar.

Por  ANA MANUEL FERREIRA , do Capazes

A definição de opinião parece simples: é uma ideia, uma crença, um juízo.

Só que uma opinião raramente é apenas isso. É certo que todos temos direito a ter uma, mas também é certo que o rótulo de “seres racionais” nos obriga a pensar antes de abrir a boca. Temos o dever de questionar as nossas próprias opiniões, de verificar factos, de aprender com os erros e com a história. Temos o dever de moldar o nosso carácter e o nosso cérebro, de fazer um esforço por deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos. Acima de tudo, temos o dever de garantir aos outros tanta liberdade e tanto respeito quanto desejamos para nós próprios.

O que aconteceu em Charlottesville não é aceitável. Aquelas pessoas não estavam a exercer a sua liberdade de expressão, não estavam a expressar opiniões. Aquela gente estava a cometer um crime: incitavam ao ódio, à exclusão, ao racismo, à segregação. Aquela gente envergava a bandeira dos assassinos que deviam continuar a habitar os nossos piores pesadelos. Devíamos ter tanto medo do regresso dos nazis como dos incêndios ou do desmoronar da economia do país.

Só que não.

Habituámo-nos a rir dos nazis, porque eles são doidos, coitadinhos. Têm direito à opinião deles, coitadinhos, mesmo que gritem “morte ao preto” quando alguém inocente por eles passa na rua. Mesmo que esse desgraçado vá o resto do caminho até casa a olhar por cima do ombro, não vão eles lembrar-se de o seguir e dar-lhe pancada só porque nasceu com mais melanina na pele. Mesmo que usem a nossa inércia como arma, como forma de espalhar esta mentalidade doente. Mesmo que se infiltrem no teu grupo de amigos e de repente os ouças dizer merdas que nunca esperaste ouvir, porque sabes que são malta culta e até falam bem. Mesmo que alguém que conheces tenha sido obrigado a disfarçar a sua fé por medo de retaliações. Mesmo que um pai americano tenha de ensinar à sua filha de seis anos como reagir se for mandada parar pela polícia, porque nunca se sabe se lhes vai dar na cabeça alvejá-la.

Isto não é aceitável. Isto não é liberdade. Isto é o início de algo muito grave e muito perigoso, mas que sempre viveu escondido entre nós. É o início da perversão da democracia, do estado de direito, da liberdade individual e do direito à identidade de cada um.

Foi assassinada uma mulher de 32 anos. O seu nome era Heather Heyer e manifestava-se contra a explosão de ódio que ocorreu em Charlottesville. O seu último post no facebook dizia:

“If you are not outraged, you are not paying attention.”

E a verdade é mesmo esta: temos de nos indignar.

Chega de inércia, chega de politicamente correcto. O racismo não é uma opinião, não é uma opção de vida, não é um gosto. O racismo é um cancro social que vive em nós e tem de ser erradicado. O racismo não é um direito, é um crime contra a humanidade.

Ninguém tem direito a ser racista porque o racismo afecta as pessoas de forma negativa. É estúpido que tenha de se explicar isto, tal como é estúpido que tenha de se explicar que matar pessoas ou gostar de ter sexo com crianças não é uma opção de vida: é algo inaceitável.

A tolerância tem limites e esses limites estão definidos pela decência humana.

Está na altura de os aplicar.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Onde estão as pessoas brancas como eu?

Uma vez, uma amiga me disse, enquanto me explicava...

Lugar de fala: o medo branco

ESTABELECER QUE MINORIAS SÓ PODEM FALAR DOS PROBLEMAS DO...

Lançamento de livro sobre o racismo terá palestra de Kabengele Munanga, em São Paulo

Organizada por Dennis de Oliveira, a obra reúne textos...

Kabengele Munanga, professor

O 13 de Maio, data da assinatura da Lei...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial chocantes e sua não punição, como nos recentes casos de abuso...

O homem branco brasileiro de condomínio e o ato simbólico de “descer”

No documentário Um Lugar ao sol (Daniel Mascaro, 2009), sobre moradores de coberturas, temos um clássico exemplo de como a arquitetura brasileira revela a...
-+=