O racismo no Brasil muitas vezes é assim, ele está na construção cognitiva do discurso

 

por Clara Guimarães

A declaração do ator Rodrigo Lombardi está rendendo muito, sendo amplamente discutida e acho isso super saudável. Nesse sentido, gostaria de dividir com vocês o que penso sobre o assunto.

Eu sempre simpatizei com o ator Rodrigo Lombardi, não assisto muito televisão, mas ele me parece um cara legal e digo que me parece, porque apesar das declarações feitas por ele, não o conheço e não posso julgar o caráter dele. Essa também foi a primeira vez que me pareceu pisar na bola, mas também não sei nada da vida dele e posso estar enganada.

Sobre a declaração dele, se foi racista? Foi sim, claro! Mas isso significa que ele é um canalha? Não! Existe uma diferença entre o racismo individual, aquele que somos diretamente agredidos e o racismo estrutural, que está dentro de um discurso e muitas vezes nem percebemos.

O racismo no Brasil muitas vezes é assim, ele está na construção cognitiva do discurso, nós o reproduzimos automaticamente e qualquer pessoa está sujeita a isso, isso significa que eu, você, o ator Rodrigo Lombardi, podemos proferir um discurso racista sim, e aí, como agir em situações como essa?

Complicado não é? Refletir sobre o assunto é importante demais, assim como mudar e construir novos parâmetros. Será que expressões como, Cabelo bom ou ruim, negro de alma branca, são racistas? Então, falamos não é? O racismo também está impregnado na nossa língua, expressões como “esclarecer”, que é tornar claro, fazem parte desse contexto.

Gostaria de compartilhar com vocês um vídeo da campanha: Onde você guarda o seu racismo?

Vamos refletir sobre o assunto, nos policiar no sentido de identificar o racismo dentro de nós, o racismo no Brasil existe sim e não é porque não temos a intenção que ele não existe, ele está tão dentro da nossa cultura que não percebemos.

Fonte: Variedades Feminias

+ sobre o tema

BBB 21: desserviço e contribuição ao ódio racial

O BBB 21 nos trouxe uma série de armadilhas....

Negritude e consciência

“Uma civilização que se mostra incapaz de resolver os...

Entidades vão ao Congresso para exigir o uso de câmeras por policiais

Entidades e organizações do movimento negro participaram nesta quinta...

para lembrar

Carta às Ancestrais

Escrevo essas palavras num mix de emoções... Ao mesmo...

PMs do caso Claudia Silva Ferreira se livram de responder ação na Justiça comum

Rodrigo e Zaqueu serão submetidos à Auditoria da Justiça...

Vítima de ofensas racistas em praia do Rio conta como discussão começou

Vídeo muito compartilhado mostra pedagoga humilhando mulher negra. Do G1 Um...

Campanha Vacine-se contra o Racismo e a Lesbofobia fez a diferença na Rio+20

O "Posto de Vacinação" da Articulação de Organizações...
spot_imgspot_img

Da neutralidade à IA decolonial

A ciência nunca esteve isenta das influências e construções históricas e sociais do colonialismo. Enquanto a Revolução Industrial é frequentemente retratada como o catalisador...

O papel de uma líder branca na luta antirracista nas organizações 

Há algum tempo, tenho trazido o termo “antirracista” para o meu vocabulário e também para o meu dia a dia: fora e dentro do...

Mortes pela polícia têm pouca transparência, diz representante da ONU

A falta de transparência e investigação nas mortes causadas pela polícia no Brasil foi criticada pelo representante regional para o Escritório do Alto Comissariado...
-+=