O rei borboleta e o desenhista tartaruga – Por Fernanda Pompeu

A historinha é oriental e saborosa: um rei desejou pregar na parede de sua alcova real o desenho de uma borboleta. Isso porque ele, já na idade madura, selecionava seus amores. E definitivamente borboletas estavam entre suas predileções.

Então ordenou que encontrassem o mais hábil desenhista do país. Seus conselheiros e puxa-sacos foram à cata e, depois de cuidadosa procura, apresentaram um velho homem ao monarca. “Majestade, este súdito é o maior desenhista de borboletas do mundo.”

O rei descreveu como era a borboleta do seu desejo. Combinou que pagaria duas moedas de ouro pelo serviço. O desenhista – um profissional pobre, apesar de talentoso – disse que voltaria ao palácio tão logo terminasse a borboleta.

Passou um mês, dois, três. Impaciente, o mandatário ordenou que chamassem o borboleteiro. O desenhista se desculpou: “Majestade, ainda estou trabalhando no desenho. Trata-se de uma borboleta belíssima e delicada. Preciso de mais tempo.”

Dois anos mais tarde, quando sua majestade havia se esquecido da encomenda, o velho desenhista repicou o enorme sino da recepção do palácio. Apresentou seu RG em papiro e pediu para ver o monarca.

No princípio, o rei ficou surpreso: “Ora, ora. Aí está o desenhista-tartaruga. Precisou de dois anos para garatujar um inseto? Cadê o resultado?” O desenhista fez uma mesura e mostrou uma folha em branco.

Daí o monarca explodiu em cólera. “Vou mandá-lo para a masmorra. Você vai apodrecer lá até morrer. Guardas!” Neste momento, com a placidez que só os sábios detêm, o velho artista desenhou ali mesmo a mais bela borboleta que o mundo já viu.

Na sequência pediu licença e explicou: “Nesses dois anos e três meses trabalhei com afinco dentro da minha mente. Desenhei na imaginação todos os detalhes da borboleta. Me preparei para executá-la com extrema rapidez e lenta arte diante dos olhos de vossa majestade.”

O desenho ficou tão gracioso que o Rei substitui a masmorra por um banquete. Para pasmo geral deu até um abraço no velho desenhista. E decidiu agraciá-lo com o título de Dom Tartaruga Com Asas.

Imagem: Régine Ferrandis.

+ sobre o tema

Obama para de fumar e Michelle está ‘orgulhosa’

A luta contra o vício foi um dos temas...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

Lula: os limites e a história

Durante a entrevista coletiva para responder ao espetáculo midiático do...

Em cada três assassinatos no Brasil, dois são de negros

De 2005 para 2008, houve uma queda de 22,7%...

para lembrar

No dia D, Romney e Obama ainda disputam votos

por Rodolfo Borges Uma eleição em aberto. As pesquisas de...

Serra prepara saída e blindagem do governo

Por: FÁBIO ZAMBELI Tucano, que deixa o...

Entrevista com Silvio Humberto, vereador eleito de Salvador, ao site Bahia Notícias

Bahia Notícias  – O que você acha da renovação na...

Descalço, etíope vence maratona de Roma; belga morre após ataque cardíaco

Com o tempo de 2h08min39s, o etíope Siraj Gena...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=