‘O tempo está acabando’, alerta ONU diante de novo recorde nas emissões de CO2 no hemisfério norte

Diante do novo patamar atingido, no hemisfério norte, pelas médias de concentração do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera – 400 partes por milhão (ppm) em abril, segundo divulgado da Organização Meteorológica Mundial (OMM) –, as Nações Unidas alertaram que o tempo para reduzir as emissões e controlar o aquecimento da terra “está acabando”. Esse patamar possui um significado científico e simbólico, e reforça a evidência de que a queima de combustíveis fósseis e outras atividades humanas são responsáveis pelo contínuo aumento dos gases responsáveis pelo aquecimento de nosso planeta.

“Isso deve servir para chamar a atenção sobre os constantes aumentos dos níveis de gases de efeito estufa que provocam as mudanças climáticas. Se quisermos preservar o nosso planeta para as gerações futuras, precisamos de medidas urgentes para parar novas emissões desses gases retentores de calor”, disse o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud, nesta segunda-feira (26). “O tempo está se esgotando.”

Os níveis de CO2 na atmosfera no hemisfério norte já haviam alcançado a marca das 400 ppm em abril de 2012, mas esta é a primeira vez que a média mensal como um todo ultrapassou o patamar. Neste ritmo, a agência prevê que a média anual também ultrapasse a marca em 2015 ou 2016.

“O tempo está acabando”, disse o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud. “Isso deveria servir como mais um alerta para o constante aumento da concentração dos gases que estão influenciando a mudança climática.” No momento, a ONU lidera os esforços pela obtenção de um compromisso legal e global sobre o clima até o fim do ano.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convocou uma cúpula do clima para o dia 23 de setembro com participação de líderes de governos, empresas e sociedade civil para discutir este e outros assuntos urgentes ligados às mudanças climáticas.

Foto: PNUMA

 

 

 

Fonte: ONU

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Justiça britânica estabelece precedente histórico ao atribuir morte de criança ao ar poluído

A investigação oficial britânica sobre a morte, em 2013,...

Resiliência e paciência estão no fim

O dicionário define resiliência como a propriedade que corpos...

A luta de mãe que perdeu filha vítima de poluição em Londres

Sua filha Ella, faleceu em 2013 aos nove anos...

Vulneráveis ao calor

A semana de calor recorde em pleno inverno jogou...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em segundo plano nas negociações e agendas nacionais. Mas o ano de 2023 ativou um gatilho...

Região Norte registra maior tremor de terra da história do Brasil

A Região Norte, registrou, neste sábado (20), o maior tremor de terra da história do Brasil. Com 6,6 graus na Escala Richter, segundo o...
-+=