O terrorismo religioso não expressa o Deus de amor

Professar ou não uma fé religiosa é uma questão de foro íntimo. E, no Brasil, um direito constitucional. As religiões são muitas, logo, o “mercado religioso” é vasto. Repito: considero todas as religiões bélicas, perpetuadoras do patriarcado e contra o “faça amor, não faça guerra!”; e ilustro com as “guerras santas” das “grandes religiões” monoteístas – cristianismo, islamismo e judaísmo –, desde os primórdios, em nome de Deus!

Por Fátima Oliveira, no O Tempo
Possui variações do mesmo tema o terrorismo religioso de vertente islâmica: o atentado à revista “Charlie Hebdo”, na França (7.1.2015), que matou 17 pessoas e feriu várias; o suicídio/assassinato (?) do promotor federal argentino Alberto Nisman (18.1.2015); e o assassinato de mais de 2.000 pessoas pelo grupo islâmico Boko Haram, entre 3 e 7 de janeiro passado, em Baga, no Estado de Borno, na Nigéria, tangenciado pela mesma mídia que já se esqueceu das 276 estudantes nigerianas raptadas pelo Boko Haram, em 14.4.2014, e que não voltaram para casa até hoje (“As sequestradas nigerianas abandonadas pelo mundo”, O TEMPO, 13.5.2014).

Ao mencioná-los como tendo um elo comum, o susto foi ouvir de uma das interlocutoras, de ascendência libanesa: “A minha turcaiada, hein?!”. Eis o fio da meada: no Maranhão é comum, sem turcofobia nem islamofobia, chamar de turco qualquer povo árabe – que tem a língua árabe como oficial. Por um motivo elementar: imigrantes da Síria e do Líbano, países árabes, eram registrados no Brasil, até 1921, como “turcos” porque tais países estavam sob o domínio do Império Turco-Otomano, que durou de 1299 a 1922. E, para desembolar o meio de campo, urge entender que nem todo árabe é islâmico ou muçulmano, vocábulos sinônimos que declaram que uma pessoa é fiel ao islamismo, a religião que mais cresce no mundo. Pontuo que, como no cristianismo e no judaísmo, nem todo islâmico é fundamentalista!

O que o promotor federal argentino Alberto Nisman tem a ver com a belicosidade que digo ser inerente às religiões? Ele investigava o atentado, em 1994, à Amia (Associação Mutual Israelita Argentina), em Buenos Aires, que matou 85 pessoas. Em 2004, o presidente argentino Néstor Kirchner criou uma promotoria específica para o caso, a cargo de Nisman, que em 25.10.2006 acusou o Irã de ter contratado o Hezbollah para executar o atentado. Um ano após, a Argentina solicitou à Interpol a prisão para cinco acusados iranianos. Em setembro de 2009, a presidente Cristina Kirchner, na Assembleia Geral da ONU, exigiu do Irã a extradição dos funcionários indiciados. Em vão!

Em janeiro de 2013, a “Argentina e o Irã assinam um memorando de entendimento para tentar avançar com o processo. O acordo, vetado pelos parlamentares opositores e denunciado como ‘inconstitucional’ pela Amia, considerava a criação de uma Comissão da Verdade integrada por cinco juristas internacionais e que a Argentina pudesse interrogar no Irã os cinco imputados”.
Dois anos após, em 14.1.2015, “o promotor Nisman acusou a presidente Cristina Kirchner e seu chanceler Héctor Timerman de encobrir o Irã no atentado contra a Amia e pediu que ela fosse interrogada”. Nisman era protegido por dez guarda-costas, que não valiam um “derréis”, pois, quatro dias depois, foi encontrado morto em seu apartamento, e até agora não se sabe se foi suicídio ou assassinato, mas o caso está repercutindo densamente no debate eleitoral. A pergunta central é: a quem interessava a morte do promotor? Há um cadáver “robusto” na corrida presidencial argentina, envolto em um atentado em nome de Deus.

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Dizem que `num´pega, mas um dia ainda vão aprender que pega

Domingo passado, folheando revistas velhas, bati o olho numa...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=