Obama acusa republicanos de bloquear indicação de procuradora-geral

O presidente democrata Barack Obama criticou nesta sex ta-feira os senadores republicanos que bloqueiam a nomeação de Loretta Lynch para o cargo de procuradora-geral dos Estados Unidos.

Do Istoé

“Por culpa de outros problemas, fizeram de refém uma procuradora-geral designada”, disse o presidente em entrevista ao jornal digital Huffington Post. “É o nosso cargo mais elevado em matéria de manutenção da ordem”.

“Os republicanos, inclusive, reconhecem que ela foi uma grande promotora. Sua integridade é inatacável”.

No início de novembro, Obama designou Loretta Lynch, atualmente promotora federal do Brooklyn (Nova York), para suceder Eric Holder, que anunciou em setembro passado sua decisão de abandonar o cargo que ocupa desde 2008.

Mas a nomeação da primeira mulher negra a ocupar este cargo precisa ser confirmada pelo Senado. Lynch já se apresentou para várias audiências em uma comissão do Senado, mas a confirmação está sendo retardada pelos republicanos, que controlam Câmara e Senado.

A nomeação de Lynch, 55 anos, coincide com um momento de especial animosidade entre os republicanos linha dura e o projeto migratório de Obama, que foi aplicado por decreto em novembro.

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, disse que a confirmação de Lynch não será votada até que a Câmara aprove uma legislação sobre o tráfico de pessoas.

+ sobre o tema

para lembrar

Missão brasileira na África visitará países com cultura, geografia e economia distintas

Fonte: Correio Braziliense- Os três países visitados pela missão...

Morte de fazendeiro branco reaviva tensão racial na África do Sul

Por: FÁBIO ZANINI Assassinato de líder de organização supremacista...

Há 15 anos, Williams, o único negro, fez história no rúgbi

Em 1995, o então presidente da África do Sul...
spot_imgspot_img

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

‘Fui um menino negro criado por avós supremacistas brancos que me ensinaram a saudação nazista’

Shane McCrae é um consagrado poeta norte-americano. Ele foi premiado diversas vezes, publicou uma dezena de livros e é professor de redação criativa da...
-+=