Obama admite racismo de alguns americanos

Presidente americano rejeitou, no entanto, que as críticas de opositores ao seu governo sejam racistas

Washington. .O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, admitiu que alguns americanos podem não gostar dele apenas por causa de sua cor, mas rejeitou que as críticas contra seu governo sejam racismo.

“Existem pessoas que não gostam de mim por causa da minha raça? Estou certo que sim. Existem pessoas que votaram em mim somente por causa da minha raça? Provavelmente há também”, afirmou o presidente.

“Acredito que a questão da raça é volátil nessa sociedade e sempre foi. Fica difícil de as pessoas separarem a raça como um tipo de pano de fundo da sociedade americana versus a raça como um fator predominante em qualquer tipo de debate”, acrescentou o americano.

Na opinião de Obama, a maioria dos americanos está tentando avaliar como as propostas de reforma no sistema de saúde propostas por ele afetariam suas vidas e se o governo estaria agindo corretamente.

O presidente afirmou que a mídia é parcialmente responsável pela polêmica porque se concentraria nos elementos mais radicais dos dois lados.

Obama fez as declarações, em entrevista para a rede de televisão americana ABC, em resposta às afirmações do ex-presidente Jimmy Carter, que acredita que as críticas ao seu governo são “racistas”. Na última quarta-feira, Carter afirmou em uma assembléia em Atlanta, no Estado americano da Geórgia, que “há uma sensação inerente entre muitos neste país de que um afro-americano não deveria ser presidente”.

G20

Ontem, em seu programa de rádio, Obama afirmou que a reunião do G20 (grupo que reúne representantes de países ricos e dos principais emergentes) que acontecerá em Pittsburgh (Pensilvânia), na próxima semana, vai ser uma oportunidade para que a comunidade internacional resolva a crise financeira.

O presidente americano lembrou que a reunião do G20 em Londres, realizada em abril, surpreendeu o mundo quando as turbulências econômicas viviam seu auge.

+ sobre o tema

TIRIRICA E SARNEY

Por: Luis Fernando Veríssimo Richard Nixon certa vez...

Verdadeiros culpados pelo tráfico de drogas são protegidos da mídia brasileira

Carl Hart, neurocientista e especialista em drogas: "mídia brasileira...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

Pessoa com baixa autoestima tende a ser mais preconceituosa

Diminuir os outros nos deixa melhor quando estamos mal...

para lembrar

EUA barram entrada de principal articulador de Temer no Congresso

O ex-ministro do Planejamento Romero Jucá, que é também...

Números de celulares de São Paulo vão ter mais um dígito a partir de amanhã

Sabrina CraideRepórter da Agência Brasil Brasília - A partir...

AUDIÊNCIA PÚBLICA: 24/11 – Debate sobre o Estatuto da Igualdade Racial

Fonte: Lista-Racial- Dois requerimentos de audiência pública foram aprovados...

As vaias ao francês Lavillenie mostram que a cultura do ódio triunfou entre nós. Por Paulo Nogueira

Por  Paulo Nogueira Do DCM O brasileiro está doente. Socialmente...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=