Obama diz que G8 e G20 devem continuar com as reformas financeiras

Os países do G8 (grupo formado pelos sete países mais ricos do mundo e a Rússia) e do G20 (dos países desenvolvidos e emergentes) devem procurar continuar com as reformas financeiras e relançar o crescimento econômico, afirmou nesta sexta-feira o presidente Barack Obama. As nações se reúnem neste fim de semana em Toronto, no Canadá.

“Neste fim de semana espero que possam construir o progresso coordenando nossos esforços para promover o crescimento econômico, buscar a reforma financeira e fortalecer a economia global”, afirmou.

“Necessitamos realizar de forma concertada por uma simples razão: esta crise provou e os fatos continuam demonstrando que nossas economias nacionais estão inextricavelmente ligadas”, acrescentou.

“E assim como os problemas econômicos em um lugar podem refletir em outro, as salvaguardas em cada uma de nossas nações podem ajudar a proteger a todos os países”, concluiu o presidente.

G20

Juntos, os países membros do G20 representam cerca de 90% do produto nacional bruto mundial, 80% do comércio internacional e cerca de dois terços da população do planeta. O grupo foi criado em 1999, na busca de respostas articuladas para a crise do final dos anos 90, que começou na Ásia e acabou atingindo o mundo todo.

Participam das cúpulas do grupo ministros da Economia e presidentes de bancos centrais de 19 países: os oito países do G8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Japão e Rússia) mais África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coréia do Sul, Índia, Indonésia, México e Turquia. A União Européia também integra o grupo, representada pela presidência rotativa do Conselho Europeu e pelo Banco Central Europeu.

Fonte: Folha.com

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...