Obama é bem sucedido na “operação sedução” dos chineses

Fonte: Uol-

Barack Obama foi extremamente bem sucedido em sua “operação sedução” da opinião pública chinesa, que ficou encantada com o estilo do presidente americano, justamente o oposto da rigidez tradicional das autoridades comunistas locais.

Nesta terça-feira, analistas em êxtase elogiavam o carisma, a autoconfiança e a eloquência do jovem líder dos Estados Unidos.

É provável que esta visita leve a uma reflexão dos membros da alta cúpula do Partido Comunista Chinês, que geralmente permanecem entrincheirados atrás dos muros de Zhongnanhai, perto da Cidade Proibida imperial.

Obama, cuja grande popularidade na China está em camisetas e outros produtos estampados com seu retrato, avidamente consumidos pela população, ampliou na segunda-feira seu círculo de admiradores graças a um encontro com estudantes universitários em Xangai.

Com o microfone na mão e um grande sorriso, o presidente andava de um lado para o outro enquanto respondia com tranquilidade às perguntas dos jovens estudantes, vestidos com suas melhores roupas e visivelmente intimidados.

Este exercício, absolutamente inverossímil para qualquer dirigente chinês, causou grande impressão.

Os 1,3 bilhão de habitantes da China não estão acostumados a ver seus políticos fora dos noticiários da televisão, onde aparecem sempre em atos sem lugar para improvisações ou imprevistos.

“Que momento impressionante”, escreveu o jornal China Daily, dando destaque ao “estilo relax característico do presidente americano, e às qualidades de orador” que demostrou ao vivo em China

O jornal cobriu Obama de elogios, ressaltando seu humor durante esta “experiência única, assim como a forma como o presidente agiu na interação com sua plateia, e como calibrou seu ‘megaencanto'”.

O contraste entre Barack Obama e o presidente chinês, Hu Jintao, enquanto os dois passavam em revista a guarda de honra nesta terça-feira, diante das câmeras, era impressionante.

Como Hu, Obama também usava uma gravata vermelha, mas com 20 anos a menos, 20 centímetros de altura a mais e com um caminhar ágil, bem diferente dos movimentos sisudos e pouco naturais de seu anfitrião, que exibia um impecável penteado.

“Obama é moderno e jovem, muito mais animado que o nosso presidente, que é mais formal”, disse à AFP Wang Xuejun, executivo de importações e exportações.

Outra qualidade do presidente americano que encanta os chineses é seu gosto pelas novas tecnologias. A China é o país com o maior número de internautas do mundo (350 milhões, mais que toda a população dos Estados Unidos) e de blgueiros (60 milhões).

A interatividade proporcionada pela web é rara no Império do Meio. Hu Jintao fez uma tímida tentativa de se conectar ao mundo virtual em junho de 2008, quando se dirigiu aos internautas no site do Diário do Povo, jornal oficial do Partido Comunista. No entanto, não chegou a repetir a experiência.


Matéria original

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Em São Paulo, seminário discute semelhanças culturais negras entre Brasil e África

Seminário sobre cooperação Brasil-África na área da cultura /...

Mãe perde a guarda antes de a filha nascer

Fonte G1 - RIO - Uma decisão do...

Nei Lopes “chuta o balde” com humor

- Fonte: Folha de São Paulo - Em novo álbum, compositor...

Por que muitos jovens se apaixonam pelas ideias violentas de Bolsonaro?

Políticos misóginos, comediantes homofóbicos, religiosos fundamentalistas e celebridades violentas...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=