Joaquim Barbosa renuncia hoje à vaga de ministro do TSE

Fonte: Folha OnLine-

 

O ministro Joaquim Barbosa vai renunciar hoje à vaga que ocupa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele deve retornar hoje ao tribunal, depois de uma licença médica de 90 dias que tirou para fazer um tratamento de saúde.

O ministro tem problemas de coluna que fazem com que sinta dores insuportáveis depois de ficar muito tempo sentado. As sessões do TSE ocorrem sempre depois das do STF (Supremo Tribunal Federal) e se estendem às vezes pela madrugada, causando maior sofrimento a Barbosa. “A decisão já está tomada”, afirma. Ele pode renunciar ainda hoje. “Ou, no máximo, até a quinta-feira”, diz.

A renúncia, antecipada em outubro pela Folha, vai além da mera troca de ministros: Barbosa comandaria as eleições presidenciais de 2010. Com sua saída, o pleito será comandado pelo ministro Ricardo Lewandowski.

A saída de Barbosa poderá levar José Antonio Toffoli, novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), ao TSE –onde já atuou como advogado de campanhas do presidente Lula. Por exclusão, ele seria o provável eleito pelos colegas do Supremo, que indicam ministros para o TSE, para ocupar a vaga de substituto que hoje é de Cármen Lúcia, que assumirá a vaga titular do ministro que agora sai.

Barbosa luta há três anos contra uma inflamação na coluna. Só neste ano, tirou licença duas vezes, ficando seis meses fora do tribunal, situação que considera extremamente desconfortável.

 

Matéria original

+ sobre o tema

Entidades denunciam “genocídio” contra jovens negros

Organizações do movimento negro jovem estiveram em Brasília na...

Alvo de dossiê diz que governo Bolsonaro “de novo atenta contra democracia”

O cientista político Luiz Eduardo Soares, 66, um dos...

De queixo caído – por Mino Carta

Joaquim Barbosa me surpreende, meus irônicos botões pedem que...

Senado aprova Vale-Cultura; proposta volta para a Câmara

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) o...

para lembrar

OCDE: Desemprego no Brasil é menor entre os que não concluíram 2º grau

A taxa de desemprego entre as pessoas que concluíram...

Podemos sorrir, nada mais nos impede

Oitenta e dois jovens morrem todos os dias. São...

Belo Horizonte é a capital onde Serra mais perdeu votos

Das sete capitais pesquisadas pelo Datafolha, foi em...

O Sindicato da solidariedade

O final de ano é tempo de redimensionar nossa...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30), é ancorada em quatro pilares: genocídio, desinformação, atraso e inconstitucionalidade. Dos dois últimos, deve-se dizer...
-+=