Obama homenageia Bob Dylan e Joan Baez, ícones musicais dos direitos civis

O presidente Barack Obama homenageou os artistas americanos responsáveis pela “trilha sonora” da luta pelos direitos civis na década de 1960, em especial Bob Dylan e Joan Baez, ao discursar na noite de terça-feira antes do início de uma apresentação comemorativa na Casa Branca.

“O movimento dos direitos civis era um movimento sustentado pela música, os ‘spirituals’, inspirada pela Bíblia, e marcado pelas canções de protesto sobre as injustiças que deviam ser corrigidas”, afirmou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

“O movimento foi ampliado por artistas ‘folk’ como uma filha novaiorquina de imigrantes e um jovem trovador de Minnesota, que souberam captar as dificuldades e as esperanças das pessoas que não eram governadas da mesma maneira, como apenas as canções podem fazer”, completou, em referência a Joan Baez e Bob Dylan.

“Foi um movimento que teve uma trilha, que não estava inspirada apenas pelo movimento, mas que o inspirou e estimulou”, completou.

“Joan Baez e Bob Dylan sabiam quando, em um dia de 1963, se uniram a centenas de milhares de pessoas em Washington, onde o reverendo Martin Luther King organizou o fim de sua marcha pelos direitos civis”, destacou.

Além de Bob Dylan e de Joan Baez, atualmente com 68 e 69 anos respectivamente, a apresentação de terça-feira teria ainda as participações de Natalie Cole, Jennifer Hudson, John Legend, Smokey Robinson e Seal.

Os Estados Unidos celebram em fevereiro a história da comunidade negra.

Fonte: AFP

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...