Obama homenageia Bob Dylan e Joan Baez, ícones musicais dos direitos civis

O presidente Barack Obama homenageou os artistas americanos responsáveis pela “trilha sonora” da luta pelos direitos civis na década de 1960, em especial Bob Dylan e Joan Baez, ao discursar na noite de terça-feira antes do início de uma apresentação comemorativa na Casa Branca.

“O movimento dos direitos civis era um movimento sustentado pela música, os ‘spirituals’, inspirada pela Bíblia, e marcado pelas canções de protesto sobre as injustiças que deviam ser corrigidas”, afirmou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

“O movimento foi ampliado por artistas ‘folk’ como uma filha novaiorquina de imigrantes e um jovem trovador de Minnesota, que souberam captar as dificuldades e as esperanças das pessoas que não eram governadas da mesma maneira, como apenas as canções podem fazer”, completou, em referência a Joan Baez e Bob Dylan.

“Foi um movimento que teve uma trilha, que não estava inspirada apenas pelo movimento, mas que o inspirou e estimulou”, completou.

“Joan Baez e Bob Dylan sabiam quando, em um dia de 1963, se uniram a centenas de milhares de pessoas em Washington, onde o reverendo Martin Luther King organizou o fim de sua marcha pelos direitos civis”, destacou.

Além de Bob Dylan e de Joan Baez, atualmente com 68 e 69 anos respectivamente, a apresentação de terça-feira teria ainda as participações de Natalie Cole, Jennifer Hudson, John Legend, Smokey Robinson e Seal.

Os Estados Unidos celebram em fevereiro a história da comunidade negra.

Fonte: AFP

+ sobre o tema

Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil em 2 anos

Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e...

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.