Obama homenageia Bob Dylan e Joan Baez, ícones musicais dos direitos civis

O presidente Barack Obama homenageou os artistas americanos responsáveis pela “trilha sonora” da luta pelos direitos civis na década de 1960, em especial Bob Dylan e Joan Baez, ao discursar na noite de terça-feira antes do início de uma apresentação comemorativa na Casa Branca.

“O movimento dos direitos civis era um movimento sustentado pela música, os ‘spirituals’, inspirada pela Bíblia, e marcado pelas canções de protesto sobre as injustiças que deviam ser corrigidas”, afirmou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

“O movimento foi ampliado por artistas ‘folk’ como uma filha novaiorquina de imigrantes e um jovem trovador de Minnesota, que souberam captar as dificuldades e as esperanças das pessoas que não eram governadas da mesma maneira, como apenas as canções podem fazer”, completou, em referência a Joan Baez e Bob Dylan.

“Foi um movimento que teve uma trilha, que não estava inspirada apenas pelo movimento, mas que o inspirou e estimulou”, completou.

“Joan Baez e Bob Dylan sabiam quando, em um dia de 1963, se uniram a centenas de milhares de pessoas em Washington, onde o reverendo Martin Luther King organizou o fim de sua marcha pelos direitos civis”, destacou.

Além de Bob Dylan e de Joan Baez, atualmente com 68 e 69 anos respectivamente, a apresentação de terça-feira teria ainda as participações de Natalie Cole, Jennifer Hudson, John Legend, Smokey Robinson e Seal.

Os Estados Unidos celebram em fevereiro a história da comunidade negra.

Fonte: AFP

+ sobre o tema

Trinta mil ingressos para peças teatrais serão distribuídos de graça em SP

Fonte:G1 Público poderá assistir a mais de cem montagens...

Lancellotti, Varella, Suplicy e outros

Minha filha me pergunta qual é o nome do...

Secretário do Tesouro norte-americano diz que país vai honrar dívida

  Brasília - O secretário de Estado do Tesouro norte-americano...

para lembrar

Filhos de Michael Jackson receberão Grammy póstumo dedicado ao pai

Crianças farão primeira aparição pública após funeral do cantor....

“Os pais têm medo dos filhos, de dizer não”

Pediatra fala sobre os principais pecados cometidos contra a...

Mano Brown: mil faces de um homem leal! por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva O título da crônica é o...

Alicia Keys desembarca no Rio de Janeiro

      A cantora Alicia Keys...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=