Obama lidera comemoração do centenário de nascimento de Mandela

O discurso do ex-presidente americano Barack Obama é o momento mais esperado das comemorações na África do Sul do centenário de nascimento de Nelson Mandela, símbolo da luta contra o apartheid.

Do  SWI swissinfo.ch

Foto: Win McNamee/Getty Images

Mandela, que morreu em 2013, continua sendo uma referência mundial por sua longa trajetória e por sua mensagem de paz e reconciliação após ficar preso por 27 anos.

O centenário de seu nascimento será comemorado em 18 de julho em nível mundial. Este dia servirá para que as pessoas “passem à ação e se inspirem na mudança impulsionada por Mandela”, segundo a Fundação Nelson Mandela.

Obama fará um discurso em Joanesburgo em 17 de julho. Segundo o entorno do ex-presidente dos Estados Unidos, será a sua intervenção pública mais importante após deixar a Casa Branca, no início de 2017.

“Tem a oportunidade de transmitir uma mensagem de tolerância, inclusão e democracia, ao mesmo tempo que o legado de Mandela serve para enfrentar desafios evidentes em todo o mundo”, assegurou Benjamin Rhodes, conselheiro de Obama, em declarações ao New York Times.

O ex-presidente americano também presidirá em 18 de julho um encontro com 200 jovens dirigentes africanos, selecionados para participar de um programa de formação de cinco dias.

– Legado ameaçado? –

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, assegurou que comemorará o centenário do nascimento de Mandela dando a metade de seu salário para organizações beneficentes a fim de honrar “o grande sacrifício que (Mandela) fez e seu incansável compromisso para melhorar a vida dos mais fracos”.

F.W. de Klerk, ex-presidente que compartilhou o Nobel da Paz com Mandela em 1993, explicou à AFP que este centenário é uma oportunidade para refletir sobre os problemas atuais da África do Sul.

“Estou convencido de que o presidente Mandela estaria profundamente preocupado, como eu estou, com a situação política atual”, asseguro De Klerk.

“Sua visão reconciliadora atualmente é quase inexistente no ANC”, partido do governo, acrescentou.

De Klerk, que lembrou de “sua profunda amizade” com Mandela, explicou que sua esperança reside nas boas relações inter-raciais das pessoas.

Segundo um relatório do Banco Mundial deste ano, a África do Sul é o país com um dos níveis de desigualdade mais elevados no mundo. Muitos sul-africanos acreditam que o projeto impulsionado por Mandela se viu frustrado por seus sucessores.

Outras vozes acusam o próprio Mandela de “trair seus princípios” ao permitir que a minoria branca mantivesse o seu controle sobre a economia.

“Lutou para nos deixar livres, mas não o somos a nível econômico”, afirma Soweto, um jovem de 19 anos, morador de Mtate Phakela, entrevistado pela AFP.

– Atos ao longo do ano –

Muitos atos acontecerão ao longo deste ano para comemorar o nascimento de Mandela. Entre eles, uma caminhada em Joanesburgo liderada por sua ex-esposa, Graca Machel; a publicação das cartas que o líder sul-africano escreveu na prisão; e a impressão de uma nota de banco em sua memória.

Para homenagear a sua figura, grupos de alpinistas escalarão o Kilimanjaro e um grupo de motociclistas se comprometeu a fazer uma viagem beneficente e arrecadar fundos para construir 100 bibliotecas em escolas. Também organizarão exposições, festivais de música e eventos esportivos.

O centenário de Mandela terminará com um show em Joanesburgo, onde é aguardada a presença de cantores afro-americanos famosos, como Beyoncé, Jay-Z e Pharrell Williams.

Mandela ficou preso entre 1962 e 1990 pelo regime do apartheid. Depois de sair da prisão, liderou o Congresso Nacional Africano e com este partido se impôs nas eleições de 1994, as primeiras nas quais o sufrágio universal foi aplicado e cidadãos negros e brancos votaram.

+ sobre o tema

Afro-uruguaios

Afro-uruguaios notáveis: Rubén Rada Afro-uruguaios refere-se a uruguaios de ancestralidade negra africana. Eles...

Hacia el Estado Comunal Jesus Chucho Garcia

Por: JESUS CHUCHO GARCIA   Llegó la hora de salir de...

Declaracion de Asuncion Paraguay Foro Interamericano Afrodescendiente

Participación e Incidencia De Los Y Las Afrodescendientes En...

A mostra ID_BR cara, pele, jeito

A mostra ID_BR CARA::PELE::JEITO nasceu com o intuito de...

para lembrar

População mundial se aproximará dos 10 bilhões em 2050, diz estudo

A população mundial alcançará 9,731 bilhões de habitantes...

Primeiras-damas africanas denunciam crimes sexuais

Mulheres de cerca de 20 chefes de Estado...

25 de Maio, A Luta pela independência de África continua…

Por Ynnamiléh N’Kosi Djonnu via Guest Post para o Portal Geledés Há...
spot_imgspot_img

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=