Guest Post »

Obama reduz a pena de 46 condenados por tráfico de drogas

Condenados há muitos anos, eles tinham penas mais severas que as atuais.
Pela lei atual, muitos já estariam em liberdade, justificou o presidente.

no G1

O presidente americano, Barack Obama, reduziu nesta segunda-feira (13) a pena de 46 americanos condenados por tráfico de drogas, argumentando sua decisão com a necessidade de corrigir algumas penas excessivas que foram estabelecidas há muitos anos.

Não é a primeira vez que Obama, que pede há muito tempo uma reforma no sistema penal, anuncia medidas similares. No entanto, é a primeira vez que esta decisão presidencial afeta um número tão importante de prisioneiros de uma só vez.

“Reduzo as penas de 46 prisioneiros que foram condenados há muitos anos, alguns há décadas”, explicou Obama em um vídeo divulgado pela Casa Branca. “Estes homens e mulheres não eram criminosos reincidentes, a maioria deles foi condenada pelo menos a 20 anos de prisão (por crime de) tráfico de drogas sem violência”, afirmou.

“Sua pena não estava ajustada a seu crime”, completou. “Se estivessem sido condenados pela lei atualmente em curso, muitos deles já haveriam pagado sua dívida com a sociedade”.

“Creio que merecem uma segunda oportunidade”, declarou o presidente.

Obama apresentará na terça-feira, na ocasião de um discurso na Filadélfia (nordeste) diante da associação afro-americana mais importante na defesa dos direitos civis, algumas ideias para reformar o sistema penal.

Related posts