Obama sofre defecções na equipe antes das eleições no Congresso

Por: ANDREA MURTA

A pouco mais de um mês de eleições ao Congresso nas quais seu partido deverá sofrer fortes perdas, o presidente dos EUA, Barack Obama, se vê obrigado a encarar o desmonte de parte importante da equipe da Casa Branca.

Desde julho, Obama perdeu dois dos principais conselheiros econômicos, Larry Summers e Christina Romer; o diretor de Orçamento, Peter Orzsag; o “czar” para indústria automotiva; um secretário-assistente do Tesouro; e está prestes a dizer adeus a um ministro chave, o chefe de gabinete Rahm Emanuel.

O momento doméstico delicado — a desaprovação a Obama ultrapassa 50% em pesquisas- adiciona tensão às defecções, e analistas especulam sobre o impacto no governo e nas eleições.

Para Alexander Keyssar, professor de governo da Universidade Harvard, “as saídas dizem algo sobre a confiança das pessoas em que Obama terá um governo bem sucedido”. “Os funcionários tendem a ficar mais tempo em equipes que consideram vencedoras”, disse à Folha.

Keyssar não crê, porém, em impacto eleitoral direto. Michael McDonald, analista do instituto Brookings, concorda. “O eleitorado não está prestando atenção nos nomes da equipe, e sim nas decisões macroeconômicas. O que importa é se o desemprego vai cair ou não”, disse.

Pelo mesmo motivo, eles não creem que a oposição republicana montará campanha baseada nas mudanças.

Deverão se concentrar em reverter a reforma do sistema de saúde e propagar cortes de impostos, itens de um recente manifesto ao país com propostas para as eleições.

E, para muitos, a abertura de postos dará a Obama a oportunidade de reformular um time desgastado antes de lidar com o Congresso que virá em 2011, provavelmente sem maioria democrata.

Mas a saída de Emanuel será fortemente sentida. “O chefe de gabinete é uma posição muito poderosa. O acesso das pessoas à Casa Branca muda”, afirmou McDonald.

Emanuel manifestou interesse em concorrer à Prefeitura de Chicago, e espera-se que saia no próximo mês.

David Axelrod, assessor de Obama e um dos arquitetos de sua vitória em 2008, é outro cotado para sair. Já existe até suposto substituto: David Plouffe, ex-coordenador da campanha à Presidência.

Fonte: Folha.com

+ sobre o tema

Ascensão econômica desde 2003 não modifica valores políticos, diz pesquisa

Estudo mostra que população associa ganhos dos últimos 10...

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

Quadro clínico do deputado José Candido é estável

O deputado José Candido continua internado na Unidade de...

Brasil gera 10 milhões de empregos em sete anos

Fonte: Pantanal News - Em 2008, o Brasil alcançou...

Sakamoto – E quando somos racistas e nem percebemos?

por Leonardo Sakamoto O brasileiro não é racista. Nem...

Uso do álcool em gel nas mãos para evitar a nova gripe requer cuidados

Fonte: G1 - Nesta semana, milhões de estudantes...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=