Obama vai se reunir com líderes de Israel e Palestina

Fonte: UOL –

A Casa Branca anunciou neste sábado que o presidente americano, Barack Obama, vai se encontrar na próxima terça-feira com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas.

Segundo nota divulgada à imprensa pela Presidência americana, os três líderes discutirão uma forma de relançar o processo de paz entre palestinos e israelenses.

A Casa Branca também disse que o encontro seria precedido de conversas bilaterais entre Obama e cada um dos líderes.

O anúncio foi feito um dia depois de o enviado especial dos Estados Unidos ao Oriente Médio, George Mitchell, retornar da região sem garantias de um encontro do tipo.

Mitchell também não conseguiu garantir um compromisso de Israel para interromper a construção de assentamentos na parte ocupada da Cisjordânia, uma das pré-condições dos palestinos para que se possa dar início a negociações.

O governo americano vem buscando um acordo sobre fim da construção de assentamentos israelenses que seja aceito pelos palestinos. Neste sábado, em visita ao Egito, Abbas atribuiu a Israel o fracasso da missão de Mitchell.

Netanyahu aceitou congelar parcialmente por vários meses a construção de alguns assentamentos, mas não em Jerusalém ou em projetos já aprovados pelo governo.

Ele disse que houve uma redução no número de construções, mas não uma paralisação total. Netanyahu disse que 2,4 mil unidades continuarão sendo construídas.

Líderes do quarteto que negocia a questão do Oriente Médio – Estados Unidos, Rússia, União Européia e Nações Unidas – também devem discutir a questão na reunião da Assembléia Geral da ONU, na próxima semana.

Matéria original

+ sobre o tema

“É melhor morrer em pé do que viver de joelhos”

Quem ama as liberdades democráticas que se mire em...

Movimentos iniciam coleta de assinaturas pela Reforma Política

Plataforma de diversas entidades sociais precisa recolher 1,5 milhão...

Abolicionismo do século 21

Por: Edson França Completamos no dia 13 de...

para lembrar

Ameaçada de morte, deputada federal relata omissão do governo do Rio

Parlamentar Talíria Petrone (PSOL-RJ) afirma que governo de Wilson...

Zona Leste de SP suja, infestada de ratos

Caiaque vira transporte em 'Veneza' suja, infestada de ratos...

Horário de verão começa à meia-noite de sábado

Por: Mariana BrancoRepórter da Agência Brasil Brasília -...

Por trás da foto: por que este atleta dos EUA se ajoelhou no pódio do Pan

O esgrimista Race Imdoben pode ser punido por esse...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=