Obama visitará Brasil, Chile e El Salvador entre 19 e 23 de março

 

Washington, 18 fev (EFE).- O presidente dos EUA, Barack Obama, visitará Brasil, Chile e El Salvador entre 19 e 23 de março, informou nesta sexta-feira a Casa Branca, que confirmou as datas para uma viagem que o governante tinha anunciado pessoalmente no mês passado.

Em comunicado, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, indicou que durante sua viagem Obama “se reunirá com os líderes e falará com os povos desses países para abordar uma ampla gama de assuntos”.

Também serão abordadas, indicou Carney, questões de interesse regional e mundial.

A viagem, segundo a Casa Branca, representará “uma oportunidade para conversar com parceiros bilaterais importantes e ressaltar a implicação do presidente na região”.

Além disso, permitirá “avançar em esforços por colaborar como parceiros em termos de igualdade, para diminuir os principais desafios afrontados pelos povos da América”.

Durante sua viagem pela região, Obama visitará Brasília e Rio de Janeiro, Santiago do Chile e San Salvador, indica o comunicado, que não informou as datas exatas de cada etapa.

O presidente americano anunciou a viagem durante seu discurso sobre o Estado da União, em 25 de janeiro.

“Em março, viajarei ao Brasil, Chile e El Salvador para fazer novas alianças para o progresso na América”, sustentou o governante americano na época.

Será sua primeira visita à América do Sul e sua terceira visita à América Latina depois que, em 2009, visitou duas vezes o México e participou da Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago.

Durante sua estadia no Brasil, Obama deve se reunir com a presidente Dilma Rousseff para abordar áreas de interesse mútuo e contribuir para desenvolver a relação entre as duas nações em áreas como energia limpa, crescimento global e assistência ao Haiti, como já tinha apontado a Casa Branca.

No Chile, Obama se reunirá pela primeira vez com o presidente Sebastián Piñera para abordar uma maior cooperação bilateral e regional.

O Chile, segundo a Casa Branca, “é um de nossos parceiros mais próximos na América Latina, foi um grande colaborador no Haiti e se transformou rapidamente em um líder regional em matéria de segurança nuclear, energia limpa e gestão de crise”.

A terceira etapa, El Salvador, servirá para que Obama se reúna com o presidente Mauricio Funes, com quem já se encontrou em Washington em março de 2010 e a quem a Casa Branca descreve como “um líder que colabora para superar as tradicionais divisões ideológicas em seu país e fazer avançar o bem-estar de seu povo”.

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Quilombolas pedem orçamento e celeridade em regularização de terras

O lançamento do Plano de Ação da Agenda Nacional...

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

para lembrar

Aprovado projeto que torna pública ação penal em razão de injúria racial ou discriminatória

Írohín - Jornal Online - Projeto aprovado pela Comissão de...

Nota Pública sobre a ocupação policial da Rocinha

Nós, organizações da sociedade civil do Rio de Janeiro,...

Ligações entre Demóstenes e Cachoeira seriam para resolver questão amorosa

  Vinicius Sassine Publicação: 04/03/2012 09:31 Atualização: O bicheiro...

‘Uma pessoa negra toma todo dia uma dose de racismo’, diz Macaé Evaristo

A ministra Macaé Evaristo assumiu o Ministério de Direitos...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como marca, jeitinho no DNA, não é trivial que uma Turma de cinco ministros do Supremo...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...
-+=