Obama visitará Brasil, Chile e El Salvador entre 19 e 23 de março

 

Washington, 18 fev (EFE).- O presidente dos EUA, Barack Obama, visitará Brasil, Chile e El Salvador entre 19 e 23 de março, informou nesta sexta-feira a Casa Branca, que confirmou as datas para uma viagem que o governante tinha anunciado pessoalmente no mês passado.

Em comunicado, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, indicou que durante sua viagem Obama “se reunirá com os líderes e falará com os povos desses países para abordar uma ampla gama de assuntos”.

Também serão abordadas, indicou Carney, questões de interesse regional e mundial.

A viagem, segundo a Casa Branca, representará “uma oportunidade para conversar com parceiros bilaterais importantes e ressaltar a implicação do presidente na região”.

Além disso, permitirá “avançar em esforços por colaborar como parceiros em termos de igualdade, para diminuir os principais desafios afrontados pelos povos da América”.

Durante sua viagem pela região, Obama visitará Brasília e Rio de Janeiro, Santiago do Chile e San Salvador, indica o comunicado, que não informou as datas exatas de cada etapa.

O presidente americano anunciou a viagem durante seu discurso sobre o Estado da União, em 25 de janeiro.

“Em março, viajarei ao Brasil, Chile e El Salvador para fazer novas alianças para o progresso na América”, sustentou o governante americano na época.

Será sua primeira visita à América do Sul e sua terceira visita à América Latina depois que, em 2009, visitou duas vezes o México e participou da Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago.

Durante sua estadia no Brasil, Obama deve se reunir com a presidente Dilma Rousseff para abordar áreas de interesse mútuo e contribuir para desenvolver a relação entre as duas nações em áreas como energia limpa, crescimento global e assistência ao Haiti, como já tinha apontado a Casa Branca.

No Chile, Obama se reunirá pela primeira vez com o presidente Sebastián Piñera para abordar uma maior cooperação bilateral e regional.

O Chile, segundo a Casa Branca, “é um de nossos parceiros mais próximos na América Latina, foi um grande colaborador no Haiti e se transformou rapidamente em um líder regional em matéria de segurança nuclear, energia limpa e gestão de crise”.

A terceira etapa, El Salvador, servirá para que Obama se reúna com o presidente Mauricio Funes, com quem já se encontrou em Washington em março de 2010 e a quem a Casa Branca descreve como “um líder que colabora para superar as tradicionais divisões ideológicas em seu país e fazer avançar o bem-estar de seu povo”.

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

Obama para de fumar e Michelle está ‘orgulhosa’

A luta contra o vício foi um dos temas...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

Números de celulares de São Paulo vão ter mais um dígito a partir de amanhã

Sabrina CraideRepórter da Agência Brasil Brasília - A partir...

AUDIÊNCIA PÚBLICA: 24/11 – Debate sobre o Estatuto da Igualdade Racial

Fonte: Lista-Racial- Dois requerimentos de audiência pública foram aprovados...

Associação com Kassab mina popularidade de Serra e ameaça tirá-lo do segundo turno

Para especialistas, entrada de Lula em campanha pode aumentar...

Revista CLAUDIA entrevista Inés Alberdi, diretora executiva da Unifem

Fonte: Revista Claudia - Um relatório recém-lançado pelo fundo...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=