Obesidade: Ofensas corporais e preconceito deixam as pessoas mais doentes

Chamar alguém de ‘gordo’ ou ‘magro’ pode ter sérias consequências. Em casos de obesidade, o efeito é demasiado grave.

Por Daniela Costa Teixeira Do Noticias ao Minuto

As ofensas corporais são cada vez mais comuns. A facilidade de acesso à internet e o uso (muitas vezes indevido) das redes sociais fazem eco a ofensas que surgem de todo o mundo e que apontam o dedo a quem não está em boa forma ou a quem não consegue encaixar nos padrões de beleza que acreditam ser os melhores.

Chamar alguém de ‘gordo’ ou ‘magro’ pode ter sérias consequências. Mas quando a ofensa é feita devido à gordura e afeta pessoas obesas, o impacto é maior e bem mais grave.

Esta é a conclusão de um estudo publicado na revista Obesity e que indica que os estereótipos negativos, as ofensas corporais e a discriminação face ao elevado peso estão associadas a mais casos de síndrome metabólica, problemas de coração e diabetes por parte de quem é obeso e recebe tal ofensa. Além disso, a ofensa gratuita faz ainda aumentar os casos de depressão em quem tem excesso de peso e lida diariamente com o preconceito e o desdém de terceiros.

O estudo foi levado a cabo pela Faculdade de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e salienta que as ofensas corporais – e a facilidade com que são espalhadas – aumentam o risco de morte precoce em quem luta contra o excesso de peso. Participaram 159 adultos, foram realizados testes de avaliação dos níveis de depressão e do real impacto que os comentários têm na condição (isto é, se as pessoas obesas tomam o preconceito dos outros como algo seu, fazendo a si mesmas as críticas que os outros tecem) e ainda medido o índice de massa corporal (IMC) dos participantes, que foram maioritariamente do sexo feminino, lê-se no site da revista Health.

Quanto maior for a tendência da pessoa acatar como suas as críticas dos outros ao seu peso, maior é a probabilidade de terem problemas de saúde associados à obesidade. Os investigadores provam agora que os comentários depreciativos e as críticas ao peso não fazem com que a pessoa obesa fique estimulada na luta contra a balança. O efeito é totalmente o contrário e tem sérias consequências na saúde, uma vez que aumentam a sensação de tristeza, vergonha e ódio pelo que veem quando se olham ao espelho.

+ sobre o tema

Boston elege 1ª mulher prefeita após 200 anos governada por homens brancos

leita prefeita de Boston com bandeiras progressistas, Michelle Wu...

Seis mulheres indígenas que vale a pena seguir nas redes

Elas estão na linha de frente da luta contra...

Colômbia descriminaliza aborto até a 24ª semana de gestação

A Corte Constitucional da Colômbia decidiu, nesta segunda-feira (21),...

Exploração sexual na Espanha: uns traficam, outros montam o bordel

Fonte: UOL Notícias Mónica Ceberio Belaza e Álvaro de Cózar Em...

para lembrar

Estudos de gênero, trajetórias de mulheres e história das ciências no Brasil

Apresentação do trabalho de pesquisa da Dra. Mariana M....

Garoto de 8 anos ganha aula de maquiagem de presente de natal

Ethan, fã da drag queen Jefree Star, ganhou de...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Justiça manda Governo do RJ pagar R$ 80 mil a Cacau Protásio por ataques em gravação em quartel dos bombeiros

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em segunda instância, que a atriz Cacau Protásio seja indenizada em R$ 80 mil por ataques e...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=