Obras do Rio são segregacionistas, afirma ativista da Maré

Walmyr Júnior, ativista e morador da Maré, critica as obras viárias que cobrem o Rio de Janeiro às vésperas dos Jogos Olímpicos. Para Walmyr obras como a extensão d a Linha 4 do Metrô para a Barra da Tijuca e a implementação do VLC no centro atenderão principalmente às elites: “Enquanto isso, no subúrbio, o projeto de cidade de nosso tempo reproduz a mesma lógica. Isola os negros e pobres com ilusões, dando pão e circo para que ninguém vá ao território gentrificado da praça Mauá e não entre na zona dos ‘senhores da cidade'”

Por Walmyr Junior Do Brasil247

Obras do Rio de Janeiro, a reprodução de uma lógica segregacionista

Mais um dia de rotina e vejo no olhar das pessoas o cansaço e o desgaste gerado pelo turbilhão das obras na Cidade do Rio de Janeiro. Estamos cansados de passar sufoco no trânsito da cidade por causa dos engarrafamentos estressantes, ônibus sucateado e sem ar-condicionado, com bancos quebrados, lanternas danificadas e vidros trincados. Enfrentamos ainda no dia a dia a sujeira dos mesmos veículos, sem seta, sem campainha, sem elevador para deficiente.

A regulagem de emissão de gases poluentes não parece também ser a preocupação dos responsáveis das empresas de transporte ‘públicos’ e do prefeito. Desde abril de 2013, o Procon do Rio já interditou 715 ônibus. A passagem é um absurdo de cara e só tende a aumentar.

Não bastassem os absurdos já citados, vemos a classe trabalhadora ser mais explorada ainda pelos grandes barões do sistema de transporte urbano. Os motoristas estão cumprindo dupla função!

A militante da Marcha Mundial de Mulheres, Priscila Borges, fez um relato em seuFacebook muito parecido com o que temos visto com frequência. Dizia ela:

“Meu bilhete único zerou. Entrei no ônibus e me deparei com uma cena comum agora, motorista cumprindo dupla função. Peguei o dinheiro na bolsa e entreguei pra ele. Sem olhar pro lado ele disse: “segura aí até o próximo” (ele estava se referindo ao próximo ponto de ônibus, uma vez que entrei quando o ônibus estava parado no sinal e logo em seguida saiu). Eu tranquilamente me encostei e fiquei esperando. Puxei papo, deu uma paradinha no transito ele pegou o troco, muito concentrado tentando não desviar o olho da via, me entregou e me desejou boa tarde. Passei pela roleta e aqui estou eu, sentada no ônibus pensando: o capitalismo é mesmo perverso, as relações de trabalho são deveras opressoras e por fim, antes que eu me esqueça, a luta de classes está em curso.”

Pergunto-me constantemente o que está em jogo nesta disputa pelo direito à cidade. Os rios de dinheiro das empresas de transporte, que já financiaram muitas campanhas eleitorais por aí, não servem para investir em transporte de qualidade. Não possibilitam um trabalho justo e tranquilo para os motoristas de ônibus e não possibilita ampliação dos cargos de trabalho dos cobradores. E de quebra, esses empresários enriquecem mais ainda com os consórcios dos BRTs e BRs.

Não quero me estender, porém não me permito não falar do Metrô. Um sistema que tem por finalidade interligar o Estado e que em sua ampliação atende à classe média da Barra da Tijuca. Analisar este fato não seria uma nova problemática, haja visto que a manutenção dos privilégios e direitos das elites não podem parar. A ‘Linha 4’ é a continuidade da lógica de favorecimentos a um grupo que é historicamente hegemônico.

As obras do VLT, que estão parando o Centro da cidade, programará um novo circuito turístico e cultural para o Rio. Essa obra me recorda o projeto da ‘belle epoque’ (expressão francesa que significa bela época). Uma era de ouro da beleza, inovação e paz, uma cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte. Uma reprodução do mundo da arte na Europa, fazendo com que teatros, exposições de telas, cinemas, entrassem no cotidiano dos burgueses.

Enquanto isso, no subúrbio, o projeto de cidade de nosso tempo reproduz a mesma lógica. Isola os negros e pobres com ilusões, dando pão e circo para que ninguém vá ao território gentrificado da praça Mauá e não entre na zona dos ‘senhores da cidade’. Temos o Parque de Madureira, com sua obra completa inaugurada, com praias e cachoeiras artificiais, linhas de ônibus do subúrbio que ligam a Zona Sul a Zona Norte sendo extintas, meninos sendo expostos e revistados ao irem à praia, e, como na década de 1920, os investimentos em transporte, cultura e etc. favorecem a sensação de bem-estar apenas de uma parcela da população, aumentando mais ainda o muro que divide a cidade.

*Walmyr Júnior, morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor e representante do Coletivo Enegrecer como Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.

 

+ sobre o tema

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

para lembrar

A fábula das três raças ou o problema do racismo à brasileira – Roberto Da Matta

Alguns trechos para reflexão: O racismo contido na "fábula das...

Lei de cotas no serviço público entra em vigor nesta terça-feira

Medida sancionada por Dilma foi publicada no Diário Oficial...

Lugar de negro é onde ele quiser

Quando se pensa em políticas públicas para os negros...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...
-+=